Por que investir em endomarketing?
Nos tempos de crise, empresas precisam ser transparentes com os funcionários, devido à alinhamento de valores, metas, e principalmente, fazendo com que a equipe se sinta bem no local de trabalho. Para isso, existe o tão cogitado endomarketing.
Chama-se endomarketing, o conjunto de estratégias aplicadas em empresas para o seu público interno (colaboradores), visando melhorias no clima corporativo, criando a imagem de “emprego dos sonhos” para o atual e futuro time.
Quais os benefícios do endomarketing para as empresas?
- Funcionários motivados: A partir do momento em que o colaborador se enxerga em um ambiente que se importa com seu bem estar, a motivação deste aumenta consideravelmente;
- Retenção de funcionários: Sentindo-se motivado no local de trabalho, os colaboradores demonstram menos interesse em sair da empresa, levando em conta não apenas o salário, mas o bem estar oferecido pelo local;
- Aumento da produtividade: Relacionada à motivação no ambiente, esta faz com que o colaborador execute suas tarefas e alcance maiores resultados;
- Maior conexão entre empresa e colaborador: A empresa se torna mais acolhedora ao colaborador, que terá espaço para sugerir melhorias no ambiente de trabalho, além de ter suas necessidades cotidianas resolvidas.
Levando em conta os benefícios que o endomarketing traz, o interesse por esta ação vem aumentando, sendo estudado por empresas e tendendo à ser implantado em grande parte destas futuramente.
Como colocá-lo em prática?
- Faça pesquisas de satisfação com os colaboradores: para medir as necessidades, dificuldades e demandas do time referente à empresa;
- Disponha-se de ferramentas para comunicação interna: TV’s corporativas (murais digitais, intranets, ou até mesmo e-mails), o importante é levar informações sobre a empresa ao alcance da equipe;
- Promova a integração entre os setores: happy hours, “tour” pelos setores, café corporativo, bolo para os aniversariantes do mês;
- Palestras: temas sobre saúde, motivação, ou até mesmo com novidades sobre assuntos relacionados ao foco da empresa.
Conclusão
Pode-se notar que existem muitas possibilidades e tecnologias que permitem a comunicação com os colaboradores. Certamente alguma delas se encaixa no cenário de sua empresa.
Sendo assim, integre o time de marketing com o RH, otimize os processos internos e verá o quanto uma equipe motivada pode impactar nos seus lucros! Quer saber mais sobre endomarketing, comunicação interna e muitos outros temas relacionados ao RH? Se inscreva em nossa newsletter e receba por e-mail nossas últimas novidades.