Diferenças entre Comunicação Interna e Endomarketing
Já falamos algumas vezes em nosso blog a respeito de Comunicação Interna e Endomarketing. Ambas apresentam ferramentas de comunicação estratégica que influenciam e visam melhorias de clima e cultura organizacional.
Por mais que seu público seja o mesmo e seus processos se complementem, existem algumas diferenças. Vamos entender um pouco mais?
Comunicação Interna
A Comunicação Interna tem como princípio básico informar aos colaboradores sobre ações da empresa, seus valores, próximos passos e últimos acontecimentos, com o objetivo de colocar todos na mesma página e integrar equipes.
Sendo assim, a Comunicação Interna estabelece os vínculos necessários dentro da organização que irão gerar produtividade e, consequentemente, lucro à empresa. Suas ferramentas mais comuns são e-mail, vídeo conferência, intranet, jornal mural, revista impressa e TV Corporativa.
Endomarketing
Já o Endomarketing visa à gestão de um relacionamento com os colaboradores no intuito de gerar fidelização e melhorar os desempenhos. Entre suas ações mais comuns, podemos destacar: peças gráficas (em banners ou telas eletrônicas), festas ou happy hours, e-mail marketing, manuais empresariais educativos, vídeos institucionais, gamefication, palestras e etc.
Numa relação de troca, os colaboradores acabam “comprando” os ideais da empresa e “vendendo” a organização para o público externo como resultado de sua satisfação. Dentro do Endomarketing, os principais objetivos são: integração, descontração, retenção e motivação.
Portanto…
Na Comunicação Interna, o engajamento vem pela informação. Os colaboradores se tornam cientes de tudo e são conectados por mesmos assuntos e objetivos (os da empresa). Já no Endomarketing, o intuito é persuadir e convencer os colaboradores. Campanhas são desenvolvidas para demonstrar a importância e relevância de cada funcionário, visando motivar e melhorar desempenhos e práticas profissionais.
Ambos são importantes para uma organização e utilizam ferramentas em comum, mas com objetivos e práticas diferentes. Basta saber usá-los!
Gostou do nosso conteúdo? Entendeu a diferença entre comunicação interna e endomarketing? Essas duas estratégias são muito importantes para qualquer empresa. Se quiser saber mais, baixe o nosso e-book ‘Comunicação Interna: Como usar TV Corporativa’ e conheça uma das soluções mais revolucionárias para sua empresa!