Não deixe sua TV Corporativa virar motivo de piada
Recentemente, conversando com alguns amigos sobre novos projetos em comunicação nas empresas em que atuam, me deparei com algo que me deixou bastante intrigado em relação à TV Corporativa, onde desabafavam:
– Nossa TV Corporativa é motivo de piada!
Confesso que fiquei realmente assustado e curioso com o que eles me disseram. Quando cheguei em casa, mais tranquilo, fiquei me questionando: “como uma solução simples, barata e extremamente funcional pode ser motivos de piada entre os colaboradores?”. Para mim, isso não fazia o menor sentido, já que nossos clientes de tv corporativa sempre nos dão feedbacks positivos, tanto na ferramenta que disponibilizamos para tv corporativa, quanto para o sucesso de interatividade com seus públicos.
Conversando um pouco mais com cada um deles, levantei alguns pontos em comum que talvez você possa estar passando, onde possivelmente o fracasso levaria a motivos de piadas:
Ferramenta de difícil manuseio
Nada pior do que você não poder ter autonomia e ter dificuldades em inserir conteúdos na tv corporativa, onde deveria ser algo simples. Pois é, infelizmente hoje no mercado de tvs corporativas existem centenas de fornecedores com ferramentas pouco funcionais. Geralmente precisam de uma pessoa com habilidades mais técnica, porém, esquecem que geralmente quem fará a atualização são as áreas de comunicação, marketing e recursos humanos.
Comodato de TV Corporativa
Você acaba fechando contrato com um fornecedor e ele te amarra com os aparelhos de tv em comodato. No final das contas, sairia muito mais em conta você ter comprado os televisores e nem precisava contrato de comodato.
Gestão externa de conteúdo
Vejo que uma das principais vantagens do sistema de tv corporativa é a autonomia para atualizar os conteúdos. Mas nem sempre os softwares te dão essa vantagem. Boa parte lhe vende um sistema barato, mas ganha em cima de sua empresa através de serviços extras com fornecimento de conteúdo.
Valores adicionais
Quando alguém te oferece algo bom a um preço que você desconfia que nem “pagaria os custos de produção”, desconfie. Sistema de gestão de TV Corporativa, hoje em dia, são bem baratos, sim, mas cheque atentamente as “letrinhas” do contrato. Muitos acabam sendo enganados pela atratividade do valor e no final das contas, te cobram valores adicionais que você não imaginava. Opte por sistemas com valor fixo e sem adicionais.
Sem atualização de software
As melhorias são sempre contínuas. Um software de TV Corporativa, obviamente deve ser melhorado de acordo com a usabilidade dos clientes, sendo assim, todo cliente recebe atualizações sem nenhum custo. Ou melhor, deveriam receber, pois diversas empresas cobram por essas atualizações de softwares. Fiquem atentos.
Conexão falha do aparelho
Imagine você inserindo um conteúdo na tv corporativa, onde quer passar uma mensagem com urgência para todos os colaboradores, mas o aparelho vive “dando pau” e não recebe o conteúdo na hora. Além de um sistema de atualização de conteúdo, você deve checar a procedência e eficácia dos aparelhos que recebem o conteúdo e transmitem na tv. Fique atento para sua tv não virar um canal com conteúdo “velho” e desatualizado.
Atendimento e suporte fraco
Esse é ponto principal: seu sistema de tv corporativa possui uma equipe de atendimento eficiente onde solucionam seus problemas e dúvidas com prontidão? Pois é, um dos principais pontos de reclamação em um sistema de tv´s é a falta de atendimento qualificado da empresa fornecedora. Cuidado para não ficar na mão.
Limitações para arquivos de conteúdo
Já falei mais pra cima sobre a autonomia para gestão dos conteúdos e, outra reclamação que ouvi de amigos, era sobre a limitação de tipos de arquivos de imagem, áudio e video que o sistema deles possuem. Fique atento e verifique antes da contratação, as extensões suportadas, afinal, você não quer ficar toda hora convertendo seu video para um formato suportado, não é mesmo?
Conteúdo desatualizado
Nenhum colaborador quer ver conteúdos repetidos por diversos dias e semanas. O gestor da tv corporativa deve manter uma disciplina e atualizar constantemente o canal de comunicação. Para facilitar o trabalho, procure agendar suas atualizações para que, automaticamente, os conteúdos entrem e saiam no dia e horário programados. Assim, sua tv sempre fica atualizada e mantém uma sinergia constante com os colaboradores.
Como vimos, diversos fatores contribuem para o sucesso ou não de sua tv corporativa. É preciso muita atenção na hora da contratação de um fornecedor de software de sua tv. Lembre-se dessas dicas que demos nesse post e também para outras que demos no ebook gratuito “10 maneiras de engajar sua tv corporativa”.