7 vantagens em usar aplicativo na comunicação interna
Nos dias atuais, o uso de aplicativo está presente em quase todo tipo de negócio — e a comunicação interna não poderia ficar de fora
A pandemia mudou o formato de trabalho de muitas profissões ao redor do mundo — e com a comunicação interna não foi diferente. No entanto, conforme surgem empecilhos, é preciso inovar. Manter o engajamento dos colaboradores sempre foi uma das principais dificuldades das empresas. Agora, com as mudanças impostas pela crise, tornou-se um desafio ainda maior. A solução para muitos profissionais foi o aplicativo mobile que, durante este período, tem sido um canal efetivo para manter contato e promover interações entre os colaboradores — estejam eles em home office ou não.
O avanço da tecnologia trouxe mudanças de comportamento e é preciso usar isso a favor da comunicação interna. O aplicativo mobile tem se mostrado efetivo por conta do hábito de utilizar smartphones diariamente, que está presente na sociedade em geral. As informações devem chegar ao colaborador de forma ágil e eficaz, por isso o uso de app pode ser uma boa estratégia para quem deseja otimizar a comunicação. A seguir, listamos sete vantagens de se utilizar aplicativo na comunicação interna.
1. Fácil de implantar
Muitas empresas se preocupam se o colaborador irá aderir ao uso do app, por isso é importante ter uma comunicação diversificada, que envolva dados da empresa, do mercado e também do colaborador. Em relação aos downloads, no período inicial, é preciso cobrar todos para que instalarem o aplicativo em seus aparelhos. Chegará um ponto em que a maioria dos colaboradores terão o app instalado no celular e os que não aderirem, certamente o farão para não ficarem de fora.
Por isso, durante a implantação, é necessário que todos sejam avisados frequentemente sobre o uso da ferramenta, de preferência com abordagens individuais em multicanais. Além disso, para que os comunicados sejam atraentes, é possível segmentar por grupos ou por perfil de colaborador, com opções de notificação e facilidade no uso, para que seja o mais assertivo possível.
2. Agilidade na comunicação
O aplicativo mobile é a forma mais rápida de se comunicar com os colaboradores. Segundo Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e divulgada em abril de 2019, o Brasil possui 230 milhões de smartphones ativos — número maior do que a população Brasileira, que é de aproximadamente 211 milhões, segundo o IBGE. Além disso, outra pesquisa divulgada pela Nokia diz que os usuários costumam olhar o celular aproximadamente 150 vezes ao dia.
Os dados acima, por si só, já tornam atrativo o uso do aplicativo. Como a maioria das pessoas que utilizam o smartphone com frequência ao longo do dia, logo a informação chegará mais rápido até o colaborador.
3. Praticidade nos feedbacks e no colhimento de dados
Dependendo da plataforma utilizada, é possível fazer pesquisas instantâneas para buscar feedbacks sobre a corporação — como uma pesquisa de clima, por exemplo. Quando consultados previamente sobre as futuras decisões da empresa, os colaboradores se sentirão valorizados, pois também farão parte das definições da companhia.
Outro uso muito importante é para dar feedbacks sobre alguém do time, que pode ser feito de forma anônima ou com identificação. A cultura do feedback deve ser levada a sério e o aplicativo pode fazer com que esse processo seja mais rápido.
4. Notificação na tela de bloqueio
A notificação na tela de bloqueio é uma utilidade que ajuda o aplicativo a ser eficaz na entrega dos comunicados. Se a informação precisa ser passada com urgência aos colaboradores, essa função será muito útil. O aplicativo permite que as atualizações sejam notificadas direto na tela de bloqueio do celular.
A taxa de abertura será alta e o índice de visualização do material será muito maior do que se fosse enviado por e-mail ou postado no intranet, por exemplo. Além disso, não são todos os colaboradores que possuem acesso a um computador para acessar esses outros canais, como acontece no chão de fábrica, por exemplo.
5. Simples e intuitivo
Nem todos os colaboradores terão facilidade em lidar com a tecnologia. É por isso que o aplicativo de comunicação interna, geralmente, possui um formato bem simples e objetivo, facilitando o uso até de pessoas com aversão à tecnologia. O objetivo é que todos consigam usar sem complicações.
No entanto, para os melhores resultados, é necessário treinar todos os colaboradores para o uso e incentivar aqueles que possuem facilidade em lidar com aplicativos a ajudar os que tiverem dificuldade. Isso já criará — ou aumentará — o ‘espírito de equipe’ e irá dar um ‘ponta-pé inicial’ no engajamento dos colaboradores, que será fortificado com o uso do app.
6. Mensagens direcionadas
O aplicativo permite que as mensagens sejam direcionadas por setor, caso haja a necessidade. Para isso, é necessário realizar uma configuração a fim de segmentar os grupos que receberão cada tipo de comunicado em específico.
Essa funcionalidade permite uma comunicação mais assertiva, pois nem sempre os assuntos serão de interesse geral da empresa. Os colaboradores irão valorizar o canal caso recebam assuntos que sempre são relevantes para o seu dia a dia. Um exemplo disso é o uso de gestão à vista com o time de vendas, evidenciando os números atingidos e os que ainda precisam ser alcançados.
Não faria sentido divulgar para toda a empresa os resultados e os objetivos comerciais. Porém, segmentando para que somente o time de vendas receba, é relevante para que todos fiquem por dentro dos números e procurem atingir a produtividade. Inclusive, gera uma competição saudável em busca da meta.
7. Diversidade de mídia
Outra vantagem desse canal de comunicação interna é a possibilidade de usar diferentes formatos de mídia, como imagens, vídeos e gifs. Os textos a serem veiculados no app precisam ser objetivos. É importante utilizar outro tipo de mídia junto ao texto para complementar.
Utilizar somente texto nos comunicados internos pode deixar o material menos atrativo e, por isso, a alternativa de utilizar conteúdos em vídeos, gifs e imagens junto do texto, pode ajudar a chamar a atenção do colaborador, além de complementar o objetivo da mensagem a ser passada, tornando-a atraente. É como diz aquela famosa frase: uma imagem vale mais do que mil palavras.
Concluindo…
Os aplicativos vieram para ficar. Com o desenvolvimento tecnológico, muitos serviços migraram para o mobile, que também é o caso da comunicação interna. Porém, não veio para substituir os outros canais, mas sim para complementar e otimizar o processo de comunicação nas empresas. Claro que, hoje em dia, pode-se utilizar somente o aplicativo para uma estratégia de endomarketing. Porém, se não quiser deixar os outros canais que já utiliza de lado, não será um problema, pois postar no aplicativo não exige muito tempo. Além disso, ele permite a integração com os outros canais de comunicação interna, como a TV corporativa, por exemplo.
Uma boa estratégia pode ser usar o aplicativo para levar acesso para os outros canais, por meio da notificação na tela de bloqueio e com informações complementares nesses outros meios de comunicação com o colaborador. A praticidade e a agilidade fazem deste um dos canais mais efetivos para auxiliar na missão de ter um time alinhado com as informações da empresa, engajado e, consequentemente, produtivo.
É um canal que traz autonomia para o colaborador e permite que ele se informe por meio do aparelho que utiliza com frequência — o celular; além de auxiliar a pessoa que cuida da comunicação interna, que pode publicar de qualquer lugar com conexão à internet. A tecnologia vem para ajudar e não podemos deixá-la de lado.