Gestão Remota de equipes durante a pandemia
Para bons resultados durante o home office, a gestão remota dos times precisou ser adotada pela maioria das corporações
O grande desafio de um líder é extrair o melhor de cada colaborador, buscando sempre resultados sólidos e a satisfação pessoal e profissional de cada um. Com muitas empresas trabalhando em formato home office, a gestão remota precisou ser aderida.
Em uma crise — como vivemos atualmente — é necessário contar com pessoas comprometidas. O primeiro passo para encontrá-las é por meio de uma contratação assertiva, mesmo à distância.
Tendo a equipe formada, o líder precisa saber administrá-la da melhor forma possível, gerenciando as tarefas e sempre tratando cada colaborador de forma empática, a fim de manter a motivação e o engajamento de todos.
O impacto da pandemia na gestão de times
A pandemia causou grandes impactos no mercado de trabalho, como aponta o Relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que traz dados sobre a América Latina. Para passar pelos obstáculos impostos pelo coronavírus, as mudanças foram bruscas — em todas as partes.
A gestão de times de muitas corporações precisou se adaptar — praticamente — de um dia para o outro. O home office foi adotado por conta da necessidade do isolamento social e os líderes se viram na missão de administrar os seus times à distância.
Gestão remota dos colaboradores
Um fato imprescindível para uma boa gestão remota dos colaboradores é a proximidade da equipe. E para que o time trabalhe um pelo outro, é preciso que o gestor faça essa aproximação e crie esse espírito de equipe. A conexão entre todos é o primeiro passo.
Tendo a equipe “nas mãos”, o gestor precisa pensar em uma alternativa que iguale ao máximo as estratégias que eram adotadas presencialmente. Nesse caso, é necessário usar a tecnologia como aliada e buscar ferramentas que supram as necessidades da gestão.
E para que tudo funcione da melhor forma possível, o gestor precisa definir um planejamento individual com cada colaborador, estabelecendo metas a curto e longo prazo. Isso ajudará ambas as partes a alcançarem os resultados desejados.
Ferramentas para auxiliar na gestão remota
As ferramentas serão um braço forte do gestor na gestão remota do time. A tecnologia precisa suprir as necessidades que eram atendidas quando todos ainda iam até a empresa. Uma gestão de sucesso conta com proximidade entre colaboradores e líderes, além de uma comunicação alinhada com todos.
Ferramentas como a SharpSpring, RD Station, Trello, PipeDrive e entre outras equivalentes irão te ajudar a gerenciar as suas demandas. A escolha da ferramenta é algo muito particular para cada empresa, pois cada uma pode ter processos diferentes. Por isso, é importante escolher uma alternativa que adeque as necessidades da corporação, ajudando a otimizar tempo e alcançar melhores resultados.
Comunicação e proximidade com o colaborador
Outro tipo de ferramenta fundamental é a de comunicação. É certo que enviar somente e-mail para se comunicar com os colaboradores pode ser falho, pois nem todos acabam abrindo. Por isso, ferramentas como Skype, Teams e WhatsApp — que permitem a criação de grupos de conversa — podem suprir bem a questão da proximidade.
As ferramentas de videoconferência também são ótimas para manter a equipe unida, pois simulam ao máximo o encontro presencial. Segundo estudo da revista Harvard Business Review, 87% dos colaboradores se sentem mais conectados quando realizam reuniões por vídeo.
O líder pode optar por fazer encontros diários ou semanais, mesmo que levem pouco tempo. O objetivo central é promover aproximação entre a equipe. Soluções como o Google Meet e o Zoom são indicadas para o processo.
Outro tipo de ferramenta que pode ajudar é o aplicativo de comunicação interna. A empresa e o líder podem definir o que precisa ser veiculado e com isso as informações ficam alinhadas entre todos. Isso ajuda no aumento do engajamento do time e acaba com a “rádio peão”, que também pode aparecer mesmo no trabalho remoto.
A gestão remota ainda vai durar um bom tempo?
O home office “forçado”, causado pela pandemia, mudou a maneira de pensar de muitas empresas. No entanto, esse impacto também pode acabar sendo positivo. Afinal, o trabalho remoto também auxilia a diminuir o turnover da empresa. Uma pesquisa divulgada pela Universidade de Stanford mostra que o número de pedidos de demissão caem em 50% em corporações que adotam o formato home office.
Um outro estudo, dessa vez do site FlexJobs concluiu que 82% das pessoas entrevistadas informaram que seriam “mais leais” ao trabalho se houvesse um programa de trabalho à distância. Outro dado relevante é da pesquisa com trabalhadores feita pela SurePayRoll, que mostrou que 86% dos colaboradores se sentem mais produtivos quando trabalham sozinhos.
As informações evidenciam a tendência do crescimento do trabalho à distância no mundo. Por isso, a gestão remota de times deve ser algo a se aprender desde já, mesmo que a sua corporação ainda esteja atuando presencialmente. Afinal, o home office, provavelmente, será o modelo de trabalho da maioria das pessoas nos próximos anos.
Concluindo…
Gerir as equipes à distância é uma grande tendência do mercado de trabalho daqui pra frente. Um grande desafio que, se bem aplicado, pode trazer ótimos retornos de resultados para a empresa e satisfação aos colaboradores.
Fica evidente que a aproximação entre o líder e colaborador é a “chave para o sucesso” de uma boa gestão remota. Com muita organização e planejamento, além de utilizar as ferramentas corretas, é possível gerir e tornar a equipe engajada. Por consequência, os bons resultados virão.