5 dicas para um conteúdo interno nota 10
A produção de conteúdo interno deve levar em conta alguns pontos para a elaboração de um material nota 10. Confira as dicas e coloque-as em prática em sua comunicação interna
A criação do conteúdo é a etapa mais importante para a comunicação interna. Afinal, é preciso produzir um material que impacte de forma assertiva todos os colaboradores. Para isso, é necessário definir o tamanho do conteúdo, o que usar junto do texto (imagens, gráficos, vídeos, etc) e entre outros fatores.
Para entender como a produção desse material deve ser feita, listamos 5 pontos para levar em conta na hora elaborar o seu conteúdo interno para a comunicação.
1. Fuja do conteúdo interno nota 5
Para início de conversa, podemos dizer que o conteúdo nota 5 é o maior perigo para a comunicação interna. E sabe por quê? Esse material vai ser publicado. Se o conteúdo ficou ruim, a lógica é que seja barrado. Mas, se ele ficou no “mais ou menos”, pode ser que seja aprovado; afinal, teve-se todo o trabalho de produzir e tomaria tempo até refazer — e cá entre nós, nem todos têm disponibilidade de tempo para isso.
No entanto, aprovar um conteúdo mediano pode ser o maior erro para quem está à frente da comunicação interna. Portanto, é preciso buscar qualidade no material a ser veiculado. Se for “meia boca”, as chances de que não tenha resultados são muito grandes.
O escritor norte-americano Mark Schaefer criou um conceito interessante, que foi divulgado no site Business Grow. Ele levantou dados sobre a capacidade que o humano tem de absorver conteúdo. A conclusão foi que tudo que nós consumimos tem um limite, inclusive o conteúdo. Ele constatou que o volume de produção é cada vez maior e o consumo desses materiais cada vez menor. Por isso, o conteúdo nota 5 vai ser ignorado — inclusive pelo público interno.
Um estudo feito pela Media Dynamics e publicado pelo SJ Insights mostra que uma pessoa chega a ver aproximadamente 5 mil marcas por dia. Em 1984, eram 2 mil. Se o conteúdo interno for “mais ou menos”, a corrida já está perdida antes da largada.
2. Entenda o que o público interno quer
Antes de produzir um conteúdo interno de qualidade, é preciso saber o que o seu público quer consumir. Além das informações veiculadas sobre a empresa, como novidades, benefícios e informações em gerais vindas do RH, é interessante passar informações de fora da empresa e que sejam de interesse dos colaboradores.
E para entender o que eles querem consumir, é preciso fazer uma segmentação assertiva. E quando pensamos e definir um “público-alvo”, a separação por dados demográficos (sexo, idade, local, estudo, etc) vem à tona. Todavia, essa segmentação pode não ser suficiente para definir os gostos do seu público.
Um jeito mais efetivo e que é usado no marketing é trabalhar com nicho, que é focar diretamente no que a pessoa gosta, não pensando tanto nas características demográficas. Inclusive, pode-se fazer a mistura de segmentações. O ideal é desenhar especificamente o seu público — construindo uma persona — para entender o comportamento de uma pessoa em uma determinada jornada.
A persona, basicamente, é a representação fictícia do perfil ideal de um cliente para um negócio. No caso, podemos adotar essa prática para conseguir esse parâmetro também do público interno.
E para encontrar a persona ideal, pode-se fazer dois exercícios internos muito simples:
- INPUT – o diálogo informal, desestruturado e contínuo, para entender interesses sobre conteúdo interno;
- OUTPUT – a criação do público (ou persona) ideal consumidor do conteúdo interno. A caracterização de um personagem é opcional, mas pode ajudar.
Ou seja, criar a persona se diz respeito a você entrevistar o seu público, de forma muito fácil e sem roteiro. É uma conversa perguntando sobre o dia a dia da pessoa. Quando você entrevista um certo número de pessoas, observa-se que há um padrão. Tendo isso em mãos, facilitará na hora de direcionar o conteúdo interno que o seu público interno deseja consumir.
3. Coloque em prática estes cinco propósitos do conteúdo interno
Nessa etapa, após ter identificado a sua persona ideal, é hora de definir quais temas serão abordados na comunicação interna. É importante saber diversificar os conteúdos, para que não fiquem massivos.
E para ter audiência em suas ações, procure sempre abordar os seguintes tópicos na comunicação:
- Informativo: informar sobre coisas que acontecem no mercado, correspondente ao seu público;
- Educativo: compartilhar conhecimento sobre a sua área em seus canais de comunicação. Falar o que sabe e o que vende;
- Entretenimento: trazer esse tipo de conteúdo deixa a sua comunicação mais leve e atrativa, pois é o conteúdo que diverte e deve ser feito baseado na persona escolhida;
- Youtility: abordar soluções para problemas que sejam comuns para o seu público. Funciona como uma prestação de serviços;
- Inspiracional: contar histórias motivadoras para emocionar e inspirar.
Mantendo os conteúdos com a variedade dos tópicos acima, conseguirá atrair mais a atenção do público interno.
4. Trabalhe com conteúdos visuais
Agora que você já sabe o que o seu público quer, e como levar o conteúdo interno de forma assertiva até ele, é preciso tornar o seu material multimídia. Cá entre nós, os textos, sozinhos, podem ser pouco atrativos para a comunicação interna.
E é por isso que o conteúdo visual importa — e muito! Segundo pesquisa divulgada no portal Changing Minds, 65% do conteúdo visual é lembrado por uma pessoa até três dias — contra apenas 10% do material em texto.
É por conta disso que os canais de comunicação interna como a TV Corporativa/Mural Digital e Aplicativo Mobile tem ganhado força, pois possibilitam a integração de textos com vídeos e fotos. Além disso, também torna possível uma segmentação de conteúdos com uma variedade ainda maior, como vemos na imagem abaixo.
Esse tipo de material atrai muito mais a atenção do seu público interno do que somente texto, por isso, sempre utilize-o.
5. Produza conteúdo interno que engaja
O engajamento do público é um dos principais desafios da comunicação interna. E a escolha do material nota 10 vai fazer a diferença nessa missão. O conteúdo é a parte principal da comunicação, independentemente do canal que será veiculado. Por isso, é preciso passar a mensagem certa para cada público.
O objetivo do conteúdo interno nota 10 é comunicar de forma rápida, eficaz e produtiva. O tempo é curto e é preciso encantar. O grande desafio é chamar a atenção e aumentar a retenção e o engajamento do público interno. É necessário publicar e mensurar se a persona que você definiu teve um bom aceite do material, para otimizar cada vez mais. O resultado de tudo isso é o aumento da produtividade com um time cada vez mais engajado.
Concluindo…
A comunicação interna precisa de estratégias para funcionar de maneira efetiva. Procure sempre trazer variedade de conteúdos textuais e visuais. Use textos manchetados, afinal, a comunicação interna precisam ser objetiva.
Produzir um conteúdo interno nota 10 exige alguns pontos, como vimos no texto, mas não é nada impossível. Um material bem estruturado irá te ajudar a alcançar melhores resultados com o seu público interno.