5 dicas para evitar falhas e ruídos na comunicação interna
A comunicação interna é fundamental para estabelecer um contato mais próximo com o colaborador, a fim de garantir que informações importantes cheguem a todos. Dessa forma, definir as estratégias de comunicação são fundamentais para evitar falhas na empresa e manter um bom relacionamento entre todos, promovendo um ambiente de trabalho saudável e harmônico.
Por isso, no conteúdo de hoje, você verá 5 dicas de como evitar falhas e ruídos na comunicação interna e ficar por dentro das principais ações.
Conheça as dicas para evitar os ruídos na comunicação interna
- Promova a cultura do diálogo pela comunicação interna
O diálogo é sempre o melhor caminho para minimizar os ruídos e falhas na comunicação interna, já que ele permite encontrar uma solução, criar planos, identificar pontos de melhoria, colher feedbacks e trocar experiências. Promover a cultura do diálogo entre colaboradores e gestores é desenvolver um ambiente de trabalho ainda mais acolhedor e agradável para se trabalhar, já que a prática quebra as barreiras hierárquicas ou burocráticas.
Dessa forma, o colaborador pode se sentir mais à vontade para expressar suas ideias e os gestores conseguem se manter mais próximos de seus liderados, criando uma relação profissional mais humanizada. O diálogo pode estar presente em situações, como: reuniões de one on one, feedback, revisão de tarefas e planejamento de novos projetos, etc. O importante é incorporar essa cultura no dia a dia da empresa.
- Garanta que a mensagem foi entendida
Uma das causas que originam os ruídos de comunicação, sobretudo a famosa “rádio-peão”, são os problemas que acontecem no meio do caminho entre a emissão da mensagem e a recepção. Ou seja, a mensagem foi recebida por todos? As pessoas compreenderam o conteúdo? Houve alguma dúvida?
É muito importante certificar-se que a mensagem emitida pelo gestor e pelo departamento de comunicação interna tenha sido entregue e entendida por todos. Além disso, é fundamental criar um ambiente no qual todos os colaboradores possam ter a liberdade para esclarecer suas dúvidas, permitindo fácil acesso para que uma eventual questão possa ser respondida.
- Crie canais para se comunicar com os colaboradores
Dentro do planejamento de comunicação interna, é fundamental considerar quais serão os canais a serem utilizados para que a mensagem seja divulgada para todos, bem como melhorar a experiência dos colaboradores. Tais canais podem ser o envio de newsletters por e-mail, jornal mural, TV corporativa, rede social interna, intranet, app, entre outros.
É importante identificar quais são os meios que irão gerar mais resultados para o público e quais deles os colaboradores possuem acesso. Para definir o canal, identifique os principais objetivos com a comunicação interna, qual a estratégia da empresa como um todo e como a mensagem pode ter alcance, a fim de que todos possam receber o conteúdo e interagir com ele.
- Estabeleça uma rotina semanal para a comunicação interna
Para manter a comunicação com os colaboradores funcionando e evitar a sintonização da “rádio peão”, bem como os demais ruídos na comunicação interna, desenvolva um ritual para as ações internas. Definir a periodicidade é imprescindível para manter os profissionais da empresa informados e engajados com a empresa.
Por exemplo, a cada semana os profissionais da área de comunicação interna se reúnem para definirem as pautas da semana com os principais tópicos que precisam ser divulgados, seja por e-mail, rede social ou TV corporativa.
Podem ser editorias específicas, como aniversariantes, recados urgentes, colaboradores que mandaram bem no período, palestras e eventos internos, etc. Assim, os colaboradores já entram na rotina, esperando pelas novidades e informações atualizadas.
Também é possível, a cada mês, enviar uma newsletter para todos os colaboradores, por e-mail, com as principais novidades que aconteceram naquele período na empresa.
- Mantenha os colaboradores motivados
Promova treinamentos e valorize o seu colaborador para melhorar os resultados da empresa. Também é importante que toda a equipe esteja sempre conectada e interagindo, uma vez que o trabalho de um depende do outro. Imagine se um setor não conversa com o outro, por exemplo? Com certeza haverá desencontros e os resultados serão prejudicados.
Sem dúvidas, a comunicação interna é um grande desafio para as empresas e, por isso, é fundamental definir estratégias nessa área. Só assim os negócios conseguem evitar problemas com a comunicação e garantir um bom ambiente de trabalho para todos.
Concluindo…
Agora que você já sabe quais são as 5 dicas para evitar as falhas e ruídos na comunicação interna, coloque-as em prática para garantir o máximo aproveitamento.
Os ruídos só serão diminuídos com um trabalho constante, seguindo uma rotina e mantendo a disciplina. Além, é claro, da promoção do diálogo em reuniões, cultura do feedback e abertura para troca de ideias.
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Este conteúdo foi publicado originalmente em 17 de outubro de 2018 e vem sendo, desde então, atualizado.