5 pilares fundamentais do Employee Value Proposition
O que faz determinado grupo de colaboradores optar por trabalhar e permanecer em determinada empresa? Uma das razões está no Employee Value Proposition oferecido ao profissional e as experiências vividas por ele durante a jornada em que permanece na corporação em questão.
Alinhar as expectativas da empresa com os objetivos do colaborador faz parte de um bom EVP. Mas o que de fato significa essa sigla?
No artigo de hoje entenda o que é o EVP e quais são as 5 estruturas que direcionam a construção de um bom plano de recompensas e benefícios para seus colaboradores, sejam eles tangíveis ou intangíveis.
Ter uma excelente proposta de valor para seus colaboradores ajuda na atração de novos talentos para a companhia e também no reforço do pertencimento daqueles que já fazem parte do time. Acompanhe!
O que é Employee Value Proposition?
Employee Value Proposition (EVP), que em português significa Proposta de Valor ao Colaborador, é um conjunto de recompensas e benefícios oferecidos pela empresa em troca do trabalho, bom desempenho e dedicação do profissional para com a companhia.
Um EVP bem estruturado consegue engajar e motivar os colaboradores, aumentando o nível de produtividade e a atração de talentos que se enquadram dentro do perfil e da cultura da organização. Ele faz parte de um dos atributos do employer branding, ou seja, a percepção de valor sobre a companhia como marca empregadora.
Só para se ter uma ideia da importância em trabalhar com o posicionamento e a imagem no mercado, uma pesquisa publicada na Harvard Business Review revela que os três principais fatores que mais contribuem para uma má reputação como local de trabalho são: desorganização nas equipes, liderança ineficiente e insegurança no trabalho.
Em contrapartida, os três elementos que reforçam positivamente a reputação de uma empresa são a estabilidade, o crescimento na carreira e o trabalho com uma equipe de alta performance e de primeira linha. Importante salientar que o Employee Value Proposition não está ligado somente aos aspectos tangíveis (remunerações), mas também ao conjunto de bens intangíveis, como a cultura da organização, clima organizacional, oportunidade de crescimento, plano de carreira, gestão de pessoas e ambiente de trabalho.
Quais são os pilares do EVP?
Existem 5 categorias fundamentais que permitem estruturar e classificar os tipos de atributos de uma empresa. Esses pilares são essenciais para definir uma boa estratégia de Employee Value Proposition e conduzi-la da melhor forma. Veja quais são eles:
1. Recompensas
Nesta categoria entram as recompensas materializadas em dinheiro, como o salário propriamente dito e todo o pacote de benefícios que inclui, por exemplo, o plano de saúde oferecido, vale alimentação, convênios com academias etc.
É interessante observar que somente este pilar não completa o EVP de uma empresa, tendo em vista que existem outros fatores predominantes que fazem com que o colaborador se sinta, de fato, feliz e satisfeito com seu trabalho.
2. Oportunidades
Como o próprio nome já revela, o segundo pilar remete às oportunidades que a empresa oferece aos colaboradores, no que tange ao desenvolvimento e aceleração das habilidades do profissional. É aqui que entra a motivação do colaborador com um plano de carreira consistente.
Logo, para que esse desenvolvimento aconteça, é fundamental manter uma gestão de pessoas que realmente acompanhe o desenvolvimento individual de cada colaborador e perceba qual o seu índice de crescimento durante um determinado período, com indicadores de performance e resultados que evidenciem essa evolução.
3. Organização
É aqui que entra toda a essência da companhia, cultura, ética, bem como o posicionamento de mercado e sua marca empregadora. Uma organização bem estruturada e posicionada dá felicidade ao colaborador que, por exemplo, ao sair na rua em seu horário de almoço, não tira o crachá do pescoço, demonstrando seu orgulho em trabalhar naquela empresa.
Nesse pilar está também o engajamento da companhia com as questões sociais, diversidade e respeito – como ela se organiza para trabalhar com esses assuntos e a aplicação desses temas na prática. É muito importante que exista o “match cultural” entre o que a empresa e o colaborador acreditam.
4. Pessoas
Quando falamos de pessoas, logo nos remetemos às relações interpessoais no ambiente de trabalho. Como é o clima organizacional da empresa? Qual é a qualidade da gestão de pessoas e a reputação da alta liderança? Tudo isso está ligado justamente na construção de um espaço corporativo mais saudável e descontraído. Fortalecer positivamente esses aspectos, bem como treinar líderes e gestores a manter o bom relacionamento entre as equipes, por exemplo.
5. Trabalho
Empresas que trabalham com tecnologia, produtos e serviços acabam sendo inspiracionais e atraindo as pessoas. E como isso está relacionado ao trabalho do colaborador e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, bem como aspectos relacionados à localização e viagens a trabalho.
Por exemplo: empresas em que o ramo de atuação exige que alguns profissionais viagem o mundo inteiro pode atrair um certo perfil de pessoas, mas podem afastar outros, como é o caso de pessoas que não gostam de ficar muito tempo distantes da família e do lar.
Concluindo…
O EVP é um imã importante que pode trazer novos talentos para a organização e, dessa forma, reter os colaboradores que já fazem parte da empresa. O Employee Value Proposition é o pacote de benefícios oferecido ao colaborador em troca de seu trabalho e dedicação para com a empresa.
Mas, como visto, a proposta de valor não se limita a aspectos monetários, mas a diversos fatores que vão além dos recursos tangíveis e que fazem parte dos critérios de um colaborador para definir um bom local para se trabalhar.
Gostou do conteúdo? Então aproveite e leia esse artigo: Cultura organizacional – 4 tipos que você precisa conhecer.
Este post foi publicado em 31 de agosto de 2021 e vem sendo atualizado desde então.