Carnaval como ação para engajar colaboradores
O Carnaval está chegando. Com ele, diversas ações de comunicação interna e endomarketing podem ser realizadas por empresas para engajar seus colaboradores. Confira como aproveitar essa data comemorativa
Fevereiro é conhecido como o mês do Carnaval. A data comemorativa tem crescido muito com o tempo e, hoje em dia, as empresas estão investindo cada vez mais em ações para comemorar a data.
Aproveitar essa oportunidade para produzir ações de engajamento e alcance para dentro da empresa, por meio de conteúdos, é essencial e pode deixar a rotina mais leve e divertida.
Feriado prolongado, com festas por todo o Brasil, o Carnaval gera a mobilização de muitas pessoas. Para trabalhar ações de endomarketing e comunicação interna nesse período, basta usar a criatividade e planejar com antecedência para que não ocorra nenhum imprevisto.
Assim como os demais trabalhos de marketing, as ações de Carnaval precisam ser incluídas no planejamento anual de endomarketing para que ocorra controle de gastos, além de um cronograma de produção de conteúdo disponível com as datas das ações.
Ações dentro da empresa
Para levar o clima de Carnaval para a rotina de uma empresa, confira algumas ações que podem ser desenvolvidas, sempre integrando questões de endomarketing e comunicação interna:
- Happy Hour temático
Com a correria do dia a dia, as vezes não sobra tempo para os colaboradores interagirem com os outros durante o trabalho. Por isso, o happy hour é uma ótima ferramenta de motivação para amenizar o estresse e promover a integração de novos colaboradores.
- Premiação para a melhor fantasia de Carnaval
Para promover um dia descontraído na empresa, os colaboradores podem abusar da criatividade e se fantasiar no dia que antecede o Carnaval. Além disso, é possível, ao final do expediente, realizar uma premiação para o dono da melhor fantasia. Dessa forma, todos se unem para realizar uma grande festa.
- Almoço em equipe
O almoço em equipe é uma opção para quem não quer perder o clima de Carnaval mesmo com muito trabalho. Que tal reunir a galera naquele restaurante que todo mundo gosta? É possível aproveitar essa data de forma harmoniosa com todo o time.
- Decoração por toda a empresa
Independentemente de ser uma empresa de grande, pequeno ou médio porte, a decoração temática deixa o ambiente mais descontraído. Há diversas possibilidades de decoração. Nesse caso, é preciso definir com antecedência o valor que será gasto. Logo após essa decisão, é só abusar da criatividade.
Conteúdos para TV corporativa
Com o uso de TV corporativa, é possível engajar colaboradores com uma diversidade de templates segmentados. E, com eles, produzir conteúdos que, de forma até lúdica, traga informações pertinentes para a empresa e para seus colaboradores. Confira, abaixo, algumas dicas de materiais:
- Dicas de fantasias e maquiagens
É possível transmitir dicas de fantasia e maquiagem para colaboradores e visitantes da sua empresa. Além de engajar, ajuda os funcionários na hora de escolher o look para curtir a folia.
- Calendários com data e endereço dos bloquinhos
Todo ano o número de bloquinhos de Carnaval do país aumenta, principalmente nas grandes cidades, como São Paulo. São diversos bloquinhos para todos os gostos e todas as idades. Para ajudar os colaboradores da sua empresa a decidirem qual será a programação do feriadão, transmitir informações na TV sobre os melhores bloquinhos é uma boa opção. Vale informar a data e o endereço do bloquinho.
- Mensagens de conscientização
As mensagens de conscientização servem para manter o time atento e para redução de danos. Alerta de prevenção de doenças, consumo de bebidas alcóolicas e mensagens contra o assédio são algumas opções de conteúdo para utilizar. Afinal, o trabalho de comunicação interna desenvolvido em pleno Carnaval pode ter um teor de prestação de serviços.
- Fotos da folia e hashtags nas redes sociais
As participações de quem participou da folia não podem ficar de fora das ações de comunicação interna nesse período. Por meio das integrações com as redes sociais, é possível criar hashtags personalizadas e divulgar as fotos dos colaboradores que se tornam foliões.