Como a comunicação interna pode ajudar uma empresa a ser Great Place to Work (GPTW)
O Grupo Comunique-se, no qual a SuaTV faz parte, conquistou a certificação do Great Place to Work® Brasil (GPTW) em 2021 e alcançou posição nos rankings estadual e nacional, ficando entre as top 10 de cada um deles. Em 2011, o Comunique-se entrou pela primeira vez na lista das melhores empresas para se trabalhar no ranking estadual – no caso, o estado do Rio de Janeiro – época em que a organização era classificada como de pequeno porte.
Com o passar dos anos, a organização cresceu e evoluiu de corporação de pequeno porte reconhecida a nível estadual para top 10 entre as melhores companhias para se trabalhar no Brasil. Inclusive, em 2019 houve o reconhecimento internacional. O Grupo conseguiu colocação no ranking entre as melhores empresas de médio porte para se trabalhar na América Latina.
Agora, em 2021, a companhia alcançou a quarta posição na classificação geral como uma das melhores empresas para se trabalhar no estado do Rio de janeiro e se manteve em oitavo lugar como uma das melhores empresas de médio porte (de 100 a 999 colaboradores) para se trabalhar no Brasil. Já são 18 reconhecimentos que a empresa acumula no Great Place to Work.
Qual o papel da comunicação interna para esse reconhecimento?
Para que seja possível fazer parte na lista do GPTW, a opinião dos próprios colaboradores é levada em consideração à partir de uma pesquisa com os colaboradores. Assim, é levado em consideração o clima organizacional de cada empresa.
Por isso, o reconhecimento acontece primeiro entre os próprios colaboradores, que definem se a empresa é ou não um bom lugar para se trabalhar. E para que esse reconhecimento seja possível, é fundamental cuidar do clima organizacional e manter o bem-estar e um ambiente saudável para os colaboradores.
Além disso, a comunicação interna também é um importante fator estratégico e que deve estar inserida na cultura organizacional. Ela é fundamental para manter os colaboradores engajados e por dentro das notícias e informações da empresa. Dessa forma, as pessoas se sentem pertencentes ao ambiente em que trabalham e aumentam seu nível de satisfação.
Entre os projetos internos que potencializaram nossa comunicação interna, estão:
- TV C-SE: nossa TV corporativa com programação institucional, datas comemorativas, notícias de portais externos, aniversariantes e tempo de casa, onde o colaborador tem acesso aos principais conteúdos do mês.
- PODCAST FALA, BOCÃO: podcast exclusivo feito por colaboradores para colaboradores com assuntos relacionados à área profissional, carreira, datas comemorativas, dicas e experiências de vida.
- CAFÉ COMUNIQUE-SE: encontro trimestral com os colaboradores, na parte da manhã, em que são apresentados os principais resultados do período e o reforço da cultura da empresa, bem como os projetos e políticas de gestão em andamento.
- NEWSLETTER QUINZENAL: todas as principais notícias e novidades da empresa reunidas e distribuídas por e-mail. A news reúne os acontecimentos e permite que os colaboradores saibam a programação de eventos internos, treinamentos, palestras, recados do RH e muito mais.
- REDE SOCIAL: perfil exclusivo para os colaboradores da empresa onde são feitos posts com os aniversariantes do mês e tempo de casa, divulgação de eventos internos, dicas de séries, filmes e estudos, bem como os novos profissionais que entraram na empresa.
Concluindo…
É fundamental criar conexões e vínculos dos colaboradores com a empresa, onde eles possam se sentir parte da organização. E para isso, a comunicação interna é aliada nesse processo, a fim de que todos possam estar unidos em prol do mesmo objetivo, alinhados com a mesma mensagem e engajados com as ações da organização.
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