Como garantir um bom desempenho da sua TV Corporativa
Quando a empresa conta com um público engajado, essas percepções são mais positivas e contribuem para a geração de valor e os resultados da comunicação. Contudo, engajar é mais do que prover benefícios. É transformar a relação da empresa com eles em algo realmente importante, que leve em consideração as relações emocionais.
Para estabelecer uma conexão emocional com os funcionários e/ou clientes, é preciso utilizar ferramentas com maior interatividade, que estimulem a participação de todos, como é o caso da TV Corporativa, um recurso que está ganhando cada vez mais espaço nas empresas.
Sendo assim, pensamos em algumas dicas para você engajar o seu público através da TV corporativa e garantir bons resultados:
Planeje a programação
A TV Corporativa é uma ferramenta que permite disseminar uma gama variada de mensagens para os funcionários, mas você não pode utilizá-la sem um critério. Ao criar uma programação e o conteúdo de sua TV Corporativa, faça blocos, crie programas, diversifique os formatos e determine um objetivo para cada segmento de seu público.
Dessa forma, além de organizar todo o fluxo de mensagens que a sua empresa vai enviar para os funcionários, você tem a certeza de não estar misturando as estações e confundindo mais do que comunicando as pessoas. Ademais, com uma programação diversificada e segmentada, fica mais fácil atender a todos os gostos e engajar com mais eficiência.
Escolha as mensagens certas
Selecionar as mensagens que serão emitidas através da TV Corporativa é essencial para que ela não acabe despercebida pelas pessoas. A grande vantagem da TV Corporativa é o nível de atenção que as pessoas dão a ela, por isso defina quais tipos de mensagens podem ser colocadas na programação e como elas serão transmitidas.
Para deixar mais claro, um memorando interno, por exemplo, não pode ser colocado na TV Corporativa na forma de texto, contudo, a mesma mensagem pode ser repassada por um apresentador na hora do almoço, no refeitório. Além de dar ênfase ao que está sendo dito, o apresentador chama mais a atenção do que uma tela com algumas linhas por escrito e estimula o engajamento.
Envolvas as pessoas no processo criativo
Para que a comunicação da sua empresa gere engajamento de verdade, ela não pode ser unilateral, devendo levar em consideração que os funcionários também querem se comunicar.
Sendo assim, envolva os funcionários no processo criativo da TV Corporativa. Convide-os a fazer parte da programação e a contribuir com ideias. O sentimento de pertencimento é essencial para que as pessoas se tornem mais envolvidas e desenvolvam uma conexão emocional com a empresa.
Monitore e mensure o desempenho de sua TV Corporativa
Existem aplicativos e recursos tecnológicos que mensuram o desempenho da sua TV Corporativa através de indicadores que determinam número de visualizações, grau de interação das pessoas, aceitabilidade, rejeições, entre outros.
Aproveite essa facilidade para medir o sucesso da sua TV Corporativa, como também para manter uma melhoria contínua para esse canal de comunicação. Mesmo que você não tenha a seu dispor esse tipo de tecnologia, uma pesquisa pode lhe trazer insights poderosos para melhorar a sua programação e assim gerar mais engajamentos.
Além disso, mensure sua comunicação interna. Quando o público percebe que será valorizado e tem espaço para participar efetivamente das estratégias empresariais, o engajamento surge com menos esforço e é percebido como uma consequência natural da gestão da empresa. Sendo assim, ao adotar a TV Corporativa como ferramenta de comunicação. não se esqueça de envolver o público.
Que tal conhecer a nossa solução de TV Corporativa com uma demonstração gratuita? Você verá na prática como essa ferramenta pode engajar e motivar seus colaboradores com comunicados segmentados e criativos!