Como usar a avaliação de desempenho para motivar os funcionários
A avaliação do desempenho de seus funcionários pode ser uma boa ferramenta estratégica para motivar as equipes. Para isso, é preciso que os gestores e o RH organizem um processo claro de avaliação e estimulem sempre o crescimento e desenvolvimento da produtividade de todos.
Esta avaliação é uma estratégia que permite aos líderes da empresa uma coleta de dados sobre cada um dos colaboradores e um apanhado geral de como está o desenvolvimento dos profissionais da organização.
Ela indica onde estão os pontos fortes e fracos das gestões e desempenho das equipes. Vamos entender melhor como tal processo é utilizado na motivação de funcionários.
Motivação
A motivação nada mais é do que um sentimento momentâneo. Como todas as emoções, os sentimentos do ser humano – euforia, tristeza, nervosismo, entre outros – ela passa. Portanto, ela têm de ser trabalhada constantemente por gestores, integrantes das equipes e pelos próprios profissionais.
A melhor maneira de manter a motivação pessoal e profissional é criando bons hábitos. Se você se acostuma a realizar uma atividade todos os dias, depois de um tempo consegue manter, de uma forma muito mais fácil, uma postura e certos costumes.
Contudo, as empresas não podem depender da automotivação para garantir que seus funcionários estarão engajados e felizes. Estratégias são necessárias.
Engajar colaboradores e promover o melhor ambiente de trabalho é o ideal! Porém, além do clima organizacional agradável ao profissional, deve existir ações de gestão e RH para manter a motivação e o foco em desenvolvimento de pessoas. Para isso, a organização precisa de um planejamento para incentivar os colaboradores.
A avaliação de desempenho para motivar os funcionários
A principal função de avaliação de desempenho nas empresas é acompanhar o desenvolvimento e a produtividade de cada funcionário. Sendo assim, os gestores e a equipe de RH estão sempre bem informados e todos são avaliados de uma forma justa para expor seu desempenho e receber o retorno merecido.
Porém, os resultados dessas avaliações têm outra extrema importância, que são os dados que podem ser utilizados para administrar uma empresa. Os líderes sabem exatamente onde cada colaborador precisa de ajuda e onde ele pode ser reconhecido. De uma certa forma, a organização descobre onde mais ela está cometendo erros e seus principais acertos.
Com isso, ela consegue melhorar o trabalho dos gestores e do RH, a fim de trazer um melhor engajamento, motivação e desempenho nos colaboradores e um clima organizacional melhor. Além disso, são esses resultados da avaliação de desempenho que ajudarão as equipes de comunicação interna e endomarketing a direcionarem suas ações, como campanhas de incentivo.
O responsável pelo processo deve ser muito criterioso ao examinar a avaliação de desempenho, para transmitir a análise dos resultados a todos que utilizarão as informações em seus próximos passos.
Conclusão
Para que a avaliação de desempenho seja útil, tanto para gestores e colaboradores melhorarem seus trabalhos, quanto para a organização direcionar suas estratégias a partir dos resultados, ela precisa ser muito bem estruturada. O que deve ser levado em conta são: os principais pontos de um desenvolvimento profissional, a adaptação às atividades e cargo ocupado, a relação com gestor e equipe e a satisfação com a empresa.
Com a avaliação concluída de forma eficaz, a empresa garante uma melhora no clima organizacional, um aumento no nível da satisfação dos colaboradores e mais resultados e metas sendo alcançados.
Portanto, a comunicação dos resultados das avaliações devem ser sempre positivos, reconhecendo as qualidades dos colaboradores e focando nos pontos que devem ser corrigidos ou melhorados nas ações e novas atitudes dos gestores. O crescimento de cada colaborador e da empresa é o que mais importa e deve ser o foco dos processos otimizados e das campanhas que surgem após a avaliação de desempenho!
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