A comunicação interna no chão de fábrica: união para bons resultados
Manter os colaboradores do chão de fábrica engajados e informados é fundamental para alcançar todos os objetivos da corporação, seja agora — durante a pandemia — ou na retomada da crise
O chão de fábrica é o nome designado aos setores produtivos nas indústrias. Em uma rápida definição, podemos considerá-lo como o coração de uma determinada corporação, pois é ali que tudo acontece. Na prática, a produtividade deste departamento é fundamental para garantir os bons resultados das companhias em geral.
Neste momento, com a possibilidade do trabalho remoto em outros setores, o chão de fábrica pode ser visto como a ‘linha-de-frente’ das indústrias. Afinal, colaboradores que atuam nesta área não podem trabalhar em home-office, pois as atividades são operacionais e requerem auxílio de máquinas, por exemplo.
Os colaboradores do chão de fábrica recebem menos comunicados se compararmos com profissionais de outros departamentos, muito por conta da falta de acesso à tecnologias durante o serviço e, geralmente, sequer tem acesso a um e-mail corporativo, intranet ou rede social corporativa da empresa para ficar por dentro dos comunicados internos.
Por conta disso, a comunicação interna para este setor se torna um desafio ainda maior, pois, habitualmente, eles recebem informações apenas de gestores ou na pior das hipóteses, por meio da famosa ‘rádio peão’.
Aplicando a comunicação interna no chão de fábrica
A comunicação interna, resumidamente, é a maneira que uma corporação e seus colaboradores interagem entre si para realizar o trabalho. O fato do chão de fábrica ser o último setor a ser informado sobre as questões da empresa, pode desencadear em colaboradores desengajados. Para que isso não ocorra, é preciso que a comunicação interna seja ágil e efetiva. É importante que os profissionais estejam atualizados de toda e qualquer informação que a corporação dispõe aos outros setores e até mesmo ao público. Imagina se um colaborador fica sabendo de uma novidade da própria empresa, de uma pessoa que nem trabalha no local, por exemplo? Uma situação desagradável, que pode e deve ser evitada para minimizar desgastes entre as partes envolvidas.
Existem alguns canais de comunicação interna que podem ser usados no chão de fábrica. Neste artigo, vamos citar quatro exemplos que vêm sendo utilizados pela maioria das indústrias, explicando o papel cumprido por cada um.
Jornal Institucional
O jornal institucional é um dos canais de comunicação interna mais antigos, utilizado em muitas indústrias. O seu formato é parecido com um jornal de notícias comum, mas com menos páginas — dependendo da periodicidade — e com informações relacionadas à corporação.
Esse meio de comunicação permite que o conteúdo seja passado com mais detalhes, tendo a possibilidade de ter colunas e destaques especiais. O material destinado ao jornal deve ser atemporal, sendo relevante em qualquer momento que for lido, como histórias de colaboradores e entre outros assuntos relacionados ao universo corporativo. Portanto, este canal não é indicado para passar informações pontuais e mais urgentes. Afinal, o jornal demanda alguns processos, como a escolha de pautas, elaboração de conteúdo escrito, revisão, edição, diagramação e a impressão, para depois distribuir pela empresa. É preciso também definir de quanto em quanto tempo o jornal será veiculado.
Apesar de ser muito comum em muitas empresas que preferem meios de comunicação tradicionais, o jornal perdeu espaço por ter um custo alto, além de ter um processo trabalhoso e não ser sustentável. Outra questão é a impossibilidade de passar notícias recentes e pontuais, algo de extrema importância para uma comunicação interna eficaz. O jornal tem os seus prós e contras e em alguns casos pode funcionar muito bem.
Mural Impresso
O mural é um dos canais de comunicação interna mais antigos, porém ainda é muito utilizado. Basicamente, se trata de um quadro onde é possível fixar ou colar papéis que possam conter informações relevantes. Ele precisa ser posicionado estrategicamente, de forma que seja visto com frequência pelos colaboradores. Esse meio de comunicação funciona de forma muito simples, bastando redigir o comunicado pelo computador e imprimi-lo posteriormente, para colocar no mural.
Caso haja a necessidade de passar notícias recentes e mais urgentes, esse canal irá suprir. Para que essa estratégia seja efetiva, é necessário que os textos sejam objetivos, com título atrativo e com letras maiores, para facilitar a leitura.
Pelo fato de ser uma alternativa mais simples, acaba sendo pouco atrativo e, muitas vezes, o colaborador pode acabar nem vendo a informação divulgada no mural.
TV Corporativa
O canal de comunicação interna com mais resultados no chão de fábrica, sem sombra de dúvidas, é a TV corporativa. Ela vem sendo utilizada pela maioria das corporações como a principal forma de comunicar os colaboradores, por conta de sua facilidade em atrair a atenção e passar informações de forma resumida e interativa. Outra vantagem é poder atualizar constantemente e de onde estiver, sem a necessidade de estar na empresa para que a TV esteja com conteúdos novos, podendo segmentar a programação para cada setor da empresa.
É preciso fazer um planejamento e posicionar de forma estratégica as TVs pelo ambiente do chão de fábrica, com um conteúdo direcionado para os colaboradores deste departamento. A TV corporativa pode ser um excelente canal para comunicar sobre questões de segurança no trabalho, gestão à vista, instruções, saúde e bem-estar, dicas de prevenção ao coronavírus, reconhecimento por mérito, informações gerais sobre a empresa, entre outros.
Manter o colaborador informado é primordial para que ele esteja engajado com a corporação. A seguir, abordaremos como cada editoria citada acima pode cumprir o seu papel na busca de colaboradores produtivos e engajados com os ideais da empresa.
Segurança no trabalho
Assunto de extrema importância, a segurança no trabalho deve fazer parte do dia a dia de uma indústria, principalmente em ambientes que envolvem a possibilidade de riscos de acidentes. Com as TVs corporativas espalhadas pelo local de trabalho, torna-se possível reforçar avisos de segurança, definições de treinamentos e reuniões de segurança recentes, além de dados relacionados a acidentes de trabalho e até mesmo avisos simples e corriqueiros, como o uso de EPI (equipamento de proteção individual).
Gestão à vista
Como a produtividade do chão de fábrica é fundamental para a empresa ter bons frutos, é relevante ter estratégias que incentivem o alcance das metas, e a gestão à vista funciona muito bem nesse caso. Esse método permite veicular aos colaboradores métricas atuais, além dos resultados desejados pela corporação. É possível passar as tarefas que precisam ser desempenhadas, por meio de um quadro de atividades.
A gestão à vista incentiva uma competição saudável entre os colaboradores. No fim, colaborador e empresa saem ganhando, pois o profissional se sente engajado para cumprir as metas e a empresa ganha um colaborador produtivo.
Instruções
A TV corporativa também permite passar instruções que o colaborador deve seguir ao longo do dia. Com as informações sendo passadas nas TVs com frequência, o colaborador terá facilidade em desempenhar alguma função caso ocorra alguma dúvida, pois o canal de comunicação interna irá auxiliar, de forma ágil, neste processo. Segundo relatório intitulado “The New Decision Makers“, da Harvard Business Review:
- 85% dos participantes da pesquisa dizem que sua organização terá mais sucesso quando seus colaboradores tiverem o poder de tomar decisões no momento;
- 86% disseram que precisam de melhores conhecimentos sobre a tecnologia para tomar essas decisões importantes;
- 72% disseram que a produtividade aumentou quando capacitaram seus colaboradores.
Claro que as instruções pela TV não substituem treinamentos, mas funcionam como auxílio. Mas é importante ressaltar que também é possível passar informações, no formato de treinamento, por meio de uma live. A TV corporativa também permite que as informações veiculadas sejam Ao Vivo, possibilitando até um bate-papo do CEO da empresa com o chão de fábrica, por exemplo.
Saúde e bem-estar
É preciso pensar na saúde e no bem-estar do colaborador, seja fora ou dentro da indústria. Passar informações desse nicho é uma forma de valorizar os profissionais da corporação, pois mostra que a empresa está preocupada com cada um. É relevante passar informações de boa alimentação, prática de exercícios físicos, além de outras possibilidades.
Algo muito interessante, possibilitado pelo uso da TV corporativa, é a transmissão de aulas de ginástica laboral por esse canal. Pode-se criar uma programação, com horário específicos para serem veiculados, para que os colaboradores possam se alongar e cuidar da saúde por alguns minutos antes durante o expediente.
Lembrete de prevenção ao coronavírus
Algo que não sai do nosso radar recentemente e que, com certeza, todos já estão bem informados, é sobre o coronavírus. No entanto, por ser um caso extremo, precisa-se de muito cuidado. A principal forma de combater o vírus é por meio de ações de higiene. Por isso, pode ser muito relevante transmitir nas TVs corporativas da empresa informações de prevenção a Covid-19.
Mesmo sendo algo que todos já estão “cansados” de ouvir e ler, é fundamental cuidar da saúde dos colaboradores e, como sabemos, o vírus tem uma taxa altíssima de contágio, por isso, vale a prevenção.
Reconhecimento por mérito
Uma prática muito interessante e utilizada pela maioria das companhias que possuem TV corporativa é o reconhecimento por mérito. Funciona como o tradicional “funcionário do mês”. Pode-se reconhecer o colaborador por uma meta alcançada, um bom atendimento prestado, a um treinamento que ele tenha realizado para os seus colegas, dentre outras dezenas de possibilidades que irão variar de acordo com a forma de trabalho de cada empresa.
Quando o colaborador é reconhecido, ele se sente valorizado e isso impulsiona os seus resultados. Além disso, outros colaboradores veem o sucesso do colega e também desejam alcançá-lo, criando outra competição saudável, como citamos no exemplo de gestão à vista.
Informações gerais da corporação
O colaborador, muitas vezes, é o porta-voz da empresa ao público. Por isso, é fundamental que ele esteja alinhado com todas as novidades e informações de sua corporação. Com a TV corporativa, isso se torna tarefa fácil. Basta comunicar no canal todas as informações necessárias, sejam elas negativas ou positivas. A transparência da empresa também ajuda no aumento do engajamento dos colaboradores.
Aplicativo
O aplicativo é um dos canais de comunicação interna mais recentes. Ele pode ser uma boa alternativa, visto que nos dias atuais as pessoas possuem hábito de utilizar smartphones com frequência ao longo do dia. Existem muitas possibilidades de apps para serem usados em uma estratégia de endomarketing, podendo ser personalizado exclusivamente para a corporação ou até mesmo uma ferramenta padronizada.
Essa tecnologia permite que os colaboradores recebam informações em tempo real, podendo — assim como a TV corporativa — realizar uma programação prévia dos conteúdos que serão veiculados. O aplicativo também possibilita que a distribuição dos informativos seja direcionada e segmentada para cada departamento, caso haja a necessidade. Se a empresa possuir TV corporativa, pode-se fazer uma integração das duas ferramentas, construindo uma comunicação ainda melhor.
Concluindo…
A comunicação interna se mostra fundamental para bons resultados do chão de fábrica. O jornal impresso e o mural digital, apesar de terem seus pontos positivos, tem perdido espaço para as novas tecnologias.
A TV corporativa, como podemos ver, é a ferramenta ideal para a comunicação neste setor, sendo a mais completa e fácil de usar em um local de trabalho onde os colaboradores não utilizam internet. Se bem administrada, transmite todas as informações desejadas de forma ágil e atrativa, e também pode funcionar integrada com o aplicativo mobile. Manter os colaboradores informados e valorizá-los pode ajudar e muito a corporação a alcançar todos seus objetivos.
Este conteúdo foi publicado originalmente em 10 de julho de 2020 e vem sendo, desde então, atualizado.