Comunicação Interna na faculdade: entenda a importância para funcionários
As instituições de ensino estão percebendo a necessidade de acompanhar as mudanças na forma como lidam com o público. É perceptível como as faculdades tentam encontrar formas de melhorar os serviços prestados aos alunos, mas também aos próprios funcionários. E uma dessas maneiras é melhorar a comunicação interna na faculdade, facilitando assim as relações nas organizações. No caso de uma faculdade, o público envolvido no fluxo de informações envolve alunos, professores e funcionários. Isso significa que existe um público interno operacional e outro consumidor que precisam estar na estratégia de comunicação da faculdade.
IMPORTÂNCIA DE UM PLANO DE COMUNICAÇÃO INTERNA
Quando uma fofoca ou boato toma conta da empresa, pode acabar desmotivando a equipe, baixando a produtividade e até manchar sua imagem no mercado se ultrapassar as portas da empresa. É a famosa rádio-peão em ação, conhecido de empresas de todos os portes e que repassa informações distorcidas para frente. Há duas formas principais para os boatos nascerem: má fé de um colaborador ou falha na comunicação interna. O segundo, pode ser resolvido com um bom planejamento estratégico. Nele, é preciso estabelecer maneiras de manter um diálogo claro e objetivo com o público envolvido. É também necessário deixar evidente o que se espera desse público, para onde a faculdade vai e reconhecer acertos.
Em suma, dinamizar ações, criar e melhorar os canais para que o fluxo da informação chegue a todo o público interno de forma clara e coerente não é simples. Para isso, é preciso de um plano de comunicação e comprometimento da alta administração da faculdade.
FERRAMENTAS PARA COMUNICAÇÃO INTERNA NA FACULDADE
É preciso reconhecer a importância dos instrumentos de comunicação para integração entre a instituição e seu público interno. Abaixo, listamos algumas das ferramentas mais utilizadas:
Quem não tem e-mail hoje em dia? Com o disparo de e-mails é possível atingir uma audiência massiva dentro da organização instantaneamente. O envio periódico de newsletter para o público interno é, além de uma ótima forma de manter todos informados, um sinal de que a faculdade se preocupa com seu público. Existem vários serviços especializados para envio de emails com alta qualidade de entrega; cuidado na hora de escolher. Mas cuidado para não direcionar o conteúdo apenas para um público e esquecer do outro. Lembre-se que para que a comunicação interna funcione de maneira plena, todos precisam estar envolvidos.
Mural digital ou TV corporativa
Além de informar o público interno, o mural digital, também conhecido como TV Corporativa, potencializa os outros veículos da instituição, como revistas, comunicados impressos e intranet. A linguagem digital viabiliza a comunicação de forma totalmente segmentada e também em múltiplos formatos. É ideal para aqueles setores em que há espera, nas entradas dos ambientes comuns e em praças de alimentação.
Intranet
A intranet funciona como uma rede corporativa que interliga todos os departamentos e facilita a troca de informações dentro da faculdade. É veloz e consistente, já que facilita o compartilhamento e o armazenamento de informações.
PEÇA FEEDBACKS
Um processo comunicacional só funciona quando é realizado nos dois sentidos. Em faculdades e universidades esse contato bidirecional é ainda maior e mais necessário, porque a troca de conhecimento e a formação de cidadãos fazem parte das missões dessas instituições. Por isso, para compreender o papel da comunicação, é preciso ouvir o que o público interno tem para dizer sobre todo o processo. Peça feedbacks, sugestões, críticas: tudo é válido para otimizar o fluxo de informações dentro da faculdade. Só assim, a instituição irá reconhecer os atores internos como interlocutores do processo comunicacional.
Fica evidente que a comunicação interna na faculdade é essencial para o crescimento saudável da mesma. E na sua instituição de ensino, quais são os maiores desafios para que o fluxo de informação ocorra sem ruídos? Comente na área abaixo. Se quiser receber conteúdos exclusivos sobre comunicação interna, RH, tv corporativa e muito mais, se inscreva em nossa newsletter!