Dezembro Laranja nas empresas: ideias para ações de endomarketing + kit de materiais gratuito
O mês de dezembro tem como campanha a conscientização e prevenção ao câncer de pele, doença mais frequente no Brasil e no mundo
Juntamente com as festividades de fim ano, chega também o verão! Calor, praia, piscina e, claro, muito sol. Por isso, o último mês do ano recebe a campanha Dezembro Laranja que fala justamente do combate e prevenção ao câncer de pele.
Com a maior incidência dos raios solares nesta época, bem como a exposição da população nos dias de calor, é necessário abordar sobre esse tema, como forma de prevenir e evitar a doença. Para apoiar a causa e contribuir na manutenção da saúde de todos, bem como na ampla divulgação, saiba quais são as ideias de endomarketing para o Dezembro Laranja nas empresas. São ações pensadas para engajar as pessoas, bem como um kit completo de materiais prontos e editáveis para download.
Acompanhe!
Sobre a campanha Dezembro Laranja
O Dezembro Laranja foi criado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em 2014, cujo objetivo da ação está ligado ao combate e prevenção do câncer de pele. A campanha, no último mês do ano, promove ações para incentivar o autocuidado durante a exposição ao sol e realizar visitas ao dermatologista.
Com a chegada do verão nessa época do ano, a incidência dos raios solares é maior e as pessoas ficam mais expostas a eles, principalmente os raios ultravioletas, o que pode aumentar o risco de desenvolvimento da doença.
De acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, o câncer de pele é o mais frequente no Brasil e no mundo, correspondendo a 27% de todos os tumores malignos em território nacional. Ainda de acordo com o instituto, para cada ano do triênio 2020-2022 eram esperados 83.770 novos casos de câncer de pele não melanoma em homens e de 93.170 em mulheres.
Ações de endomarketing para o Dezembro Laranja nas empresas
Assim como todas as campanhas de conscientização que ocorrem durante o ano, como Outubro Rosa e Novembro Azul, o Dezembro Laranja também tem sua importância e precisa ser amplamente divulgado para que os colaboradores tenham sua atenção voltada para o cuidado da pele, principalmente durante o verão.
Os principais sintomas que precisam ser observados são manchas na pele que causam:
- Coceira;
- Ardor;
- Descamação ou sangramento;
- Feridas que não cicatrizam em quatro semanas.
Em áreas do corpo em que a exposição ao sol é maior, tais como o rosto, pescoço e orelhas, os sintomas também podem indicar o câncer de pele não melanoma, que tem baixa mortalidade, mas que ocorre com maior frequência.
Portanto, a fim de disseminar essas informações e, também, o que deve ser feito para prevenir o câncer de pele, separamos 4 ideias de endomarketing para promover o Dezembro Laranja na empresa.
1. Convide um especialista para uma palestra
Para enriquecer a campanha do Dezembro Laranja nas empresas, nada mais efetivo do que convidar um dermatologista para falar tudo sobre o câncer de pele. Tanto de forma presencial quanto online, o RH pode agendar uma data e horário com todos para que assistam à palestra.
O momento também pode ser aproveitado para abrir uma roda de conversa e permitir que os colaboradores e participantes tirem suas dúvidas com o palestrante.
2. Distribua um kit informativo e preventivo
Que tal despertar o efeito UAU e presentear os colaboradores com um kit de prevenção? Caso seu budget permita, uma ideia que pode ser realizada é a distribuição de kits de proteção contra os raios solares, como filtro solar, óculos de sol, bonés e guarda-sol personalizados com a marca da empresa.
Além desses itens, como forma de complementar o kit, coloque panfletos e informativos que falem sobre as medidas de prevenção, horários que não são recomendados para se expor ao sol, como aplicar o filtro solar, etc. Deixe todo o conjunto bem temático com as cores da campanha e o logotipo da empresa estampado, como forma de apoio à causa e reforço para a ação de endomarketing.
3. Divulgue cartilhas informativas sobre o assunto
Use os canais de comunicação interna disponíveis para realizar a divulgação do Dezembro Laranja na empresa por meio de uma cartilha informativa completa sobre o assunto. Convide um especialista para ajudar no desenvolvimento do material e distribua para todos os colaboradores.
A distribuição pode ser realizada por meio de e-mail ou também de forma impressa, a fim de que todos possam ter acesso às informações na hora que precisarem, de maneira rápida e fácil.
4. Incentive os colaboradores a realizarem exames
A saúde de todos os colaboradores deve estar em primeiro lugar, por isso, o incentivo ao check-up periódico é fundamental. Para a ação do Dezembro Laranja, o RH e organizadores da campanha podem incentivar o time a realizar uma consulta médica com um dermatologista, quando perceber a presença de um ou mais sinais que não são comuns na pele.
É possível estabelecer uma parceria com convênios médicos ou clínicas para facilitar esse processo ao colaborador e contribuir para seu bem-estar, incentivando-o a procurar ajuda, quando necessário.
Para complementar e contribuir para a divulgação da campanha do Dezembro Laranja na sua empresa, desenvolvemos um kit completo de materiais prontos e editáveis para endomarketing e comunicação interna. O download é gratuito e você pode baixar agora mesmo neste link!
Concluindo…
A informação é a saída para o combate de doenças como o câncer de pele. Para isso, a divulgação de campanhas, tais como o Dezembro Laranja nas empresas é imprescindível para promover algo que é inegociável: A SAÚDE!
Faça um convite a todos os colaboradores para que eles se informem e estejam por dentro sobre o assunto. Para isso, siga as dicas apresentadas acima para que a ação de endomarketing alcance o resultado esperado de conscientização e promoção da saúde e bem-estar de todos.Se você gostou deste artigo e quer mais ideias de ações de endomarketing, além de temas relacionados à comunicação interna, é só acessar o nosso blog e ficar por dentro de nossos conteúdos exclusivos!