6 dicas de comunicação interna para faculdades
Como acontece a comunicação interna para faculdades? A comunicação interna é uma iniciativa de tremenda importância no ambiente de trabalho. Mais do que incentivar, ela tem o papel de engajar os colaboradores, criar vínculo, sentimento de ‘pertencer’, o que contribui extremamente para o clima organizacional da faculdade.
Ok?! Mas, como uma faculdade com diversas áreas de atuação pode dar atenção aos colaboradores? Para responder essa pergunta listamos algumas dicas para você dar o pontapé inicial na sua comunicação interna e não deixar de investir nela:
Defina seu público
Como falamos acima, as faculdades têm funcionários de diferentes segmentos. Por isso, é importante definir quais públicos você tem e como falar com cada um deles. Aqui temos o corpo docente, área administrativa/financeira, marketing, vendas, atendimento, e alguns outros. Saiba também o segredo de como explorar todo o potencial de cada perfil.
Use canais de comunicação
Agora é importante definir como a informação chegará até eles. Existem diversos meios para isso, como jornais ou revistas periódicas, e-mail marketing, mural digital/TV Corporativa, APP’s, redes sociais. Nessa fase o público é muito importante, porque, às vezes, instituir um mesmo canal de comunicação para todos os funcionários pode não ser eficiente.
Invista na relação líder-colaborador
Um dos tópicos mais importantes é o relacionamento do líder com os colaboradores. O líder deve ser o primeiro a ser integrado nesse esquema, afinal ele é o reflexo para o restante da equipe. Assim, ele deve saber incentivar, valorizar e engajar os funcionários que trabalham com ele, do contrário, de nada adiantam os primeiros passos. Um bom líder deve conhecer sua equipe. E uma equipe deve sentir segurança em seu líder.
Crie formas para interação
Crie oportunidades para que os colaboradores interajam entre eles. Você pode aproveitar espaços físicos da universidade para gerar essa interação, criando, por exemplo, uma sala de jogos. Ou pode, também, aproveitar ‘eventos comuns’ como oportunidade. Por exemplo, reunir a empresa, ou cada setor, para cantar parabéns para os aniversariantes do mês. Reunir a equipe para um café da manhã, um café da tarde. Além disso, tem as conhecidas festas de final de ano que, com certeza, são muito válidas.
Faça campanhas de incentivo
Todo mundo gosta de se sentir importante, não é? Dar esse sentimento aos colaboradores garante uma visão cada vez melhor sobre a faculdade. Um lugar em que se sinta valorizado, importante, reconhecido pelo trabalho é, com certeza, uma empresa de que não se quer sair.
Você pode apostar desde simples ‘brindes’, dias de folga, day off no aniversário, até grandes reconhecimentos, viagens, cursos, jantares, bônus no salário.
Estimule o envolvimento
Aposte continuamente em práticas que valorizem os seus funcionários, envolvendo-os nas ações da faculdade. Por exemplo, dê abertura para ideias, estimule perguntas e comentários, conte sobre planos futuros, progressos, resultados.
Conclusão
Com os passos listados acima, e com a consciência da importância da comunicação interna, sua faculdade vai ter um clima organizacional melhor, funcionários cada vez mais motivados, equipe colaborativa, e muitos outros resultados.
Todos esses avanços vão refletir no trabalho dos funcionários. Com isso, a universidade também ganha. Isso porque colaboradores que convivem em um bom ambiente de trabalho, sentindo-se motivados, etc, produzem mais e geram melhores resultados.
E aí? Entendeu como funciona a comunicação interna para faculdades? Não perca a oportunidade de receber conteúdos exclusivos sobre comunicação interna, RH, endomarketing, é só se inscrever em nossa newsletter!