Diferenças e monitoramento de clima e cultura organizacional
A cultura organizacional é o conjunto de crenças e hábitos que seguem os valores da empresa e que a direciona para o sucesso. Ela é expressa pela maneira que a empresa se relaciona com os funcionários e clientes, nas atitudes rotineiras de cada colaborador, opiniões e ideias formadas a partir do ambiente de trabalho, formas de se expressar e costumes de se organizar e agir perante situações profissionais.
Já o clima organizacional é o ambiente humano dentro da empresa. Ele depende da cultura, estrutura, valores, participação individual e de equipe, treinamento, liderança e etc.
De certa forma, podemos dizer que o clima organizacional é o reflexo da cultura. Ele influencia e é influenciado pelo comportamento dos colaboradores em seu desempenho, motivação e satisfação e constitui, assim, o ambiente de trabalho.
Como monitorar?
Como as mudanças na cultura organizacional são mais profundas, levam mais tempo para acontecer e de se notar. Já o clima é mais fácil de ser percebido e administrado a curto prazo pelos gestores e o setor de Recursos Humanos. O monitoramento é o controle das atividades, garantindo que tudo aconteça de acordo com o planejado, corrigindo qualquer problema ou imprevisto no meio do caminho.
É de extrema importância que todos estejam alinhados aos valores e ideias da empresa – conectada pela comunicação interna – para representá-la de forma correta ao público externo, independente do departamento. É neste contexto que o meio de comunicação e as ferramentas de mídia indoor utilizadas pela empresa se tornam muito importantes. Resultando no grande destaque que é hoje a TV Corporativa.
Para monitorar resultados, o departamento de RH, gestores e os responsáveis por endomarketing utilizam algumas ferramentas como: planilhas de gestão e acompanhamento do desenvolvimento de líderes e colaboradores, treinamentos constantes, reuniões focadas em pessoas, eventos internos, pesquisa de clima e cultura para recolher feedbacks, monitorar e resultar em novas ideias para uma melhor gestão da empresa.
Sendo assim, o clima organizacional é o ambiente humano dentro do quais as pessoas de uma organização executam sua função e é monitorado a partir de ferramentas de comunicação interna. Resulta da cultura formada a partir de valores e, juntos, formam o ambiente de trabalho de uma empresa.
Cultura Organizacional no Twitter
Vejam o exemplo do Twitter, em São Francisco, onde os funcionários conseguem transmitir, diariamente, sua felicidade em agregar valores a cultura da empresa. São inúmeros os benefícios relacionados à cultura da empresa, tais como reuniões no terraço, refeições livre, aulas de yoga, férias ilimitadas (para alguns). Regalias que não são desconhecidas por diversas startups mundiais, em que procuram, cada vez mais um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, visto que a maior parte do tempo que passamos durante a semana, é no trabalho.
Portanto, no Twitter, os colaboradores não se cansam de falar sobre o quanto amam trabalhar com outras pessoas inteligentes; se sentem orgulhosos em fazer parte de uma empresa que está fazendo algo para o mundo e com isso a produtividade aumenta, o clima organizacional está sempre bom e tornam-se “vendedores internos” da marca.
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