As pessoas que ouvem informações costumam se lembrar de 10% delas após três dias, segundo divulgado no blog da Hubspot. Agora, se essas mesmas informações são atreladas a uma imagem, as pessoas conseguem reter 65% do conteúdo três dias depois.
Quantas vezes você esperou a chegada de um elevador – ou entrou em um – e se deparou com uma televisão passando algum tipo de conteúdo? Ou até mesmo passeava por uma loja e o conteúdo transmitido na TV chamou a sua atenção? Qual foi a última vez que você foi a um fast-food e decidiu a sua comida pelo cardápio digital ali exposto? Certamente, em alguma dessas situações, você já foi impactado pelo digital signage.
Mas, afinal, do que se trata isso? Digital signage é uma rede de painéis digitais que transmite conteúdo para o maior número de pessoas, seja para o marketing, vendas ou comunicação. Os detalhes, você confere no artigo de hoje! ?
O que é digital signage?
Digital signage, ou sinalização digital, é uma tecnologia que compõe uma rede de painéis digitais que tem como objetivo transmitir conteúdos que estimulem as vendas, ofereçam entretenimento e veiculem informações de portais de notícias, redes sociais, blogs etc. Os conteúdos distribuídos podem ser vídeos ou imagens que ofereçam alto impacto e seguem um dinamismo que facilite a compreensão rápida das informações, seguindo uma programação definida.
Os painéis digitais podem estar localizados em pontos de venda, espera ou circulação – de acordo com a estratégia de divulgação – seja em recepções, supermercados, área de elevador, restaurantes, bares, pontos de ônibus, avenidas e pontos com maior retenção de audiência.
Toda a gestão do digital signage acontece por meio de um sistema de gerenciamento de conteúdo – de forma centralizada – que distribui o material para os diferentes pontos em que seus painéis estão localizados.




Onde posso aplicar o digital signage?
O digital signage pode ser aplicado para qualquer tipo de porte de empresa e também em locais estratégicos onde as pessoas possam ser impactadas em maior volume e assimilarem o conteúdo ali passado. Esses locais podem ser:
- TV Corporativa para empresas;
- Bares e restaurantes;
- Fast-foods;
- Supermercados;
- Vitrines de Lojas;
- Pontos de Venda;
- Petshops;
- Espera de Elevador;
- Corredores;
- Academias;
- Shoppings;
- Universidades;
- Clínicas e laboratórios;
- Recepção e Sala de Espera;
- Pontos de ônibus e metrô.
No vídeo abaixo você consegue visualizar a aplicação do Digital Signage com um toque de criatividade em uma campanha realizada pela Pepsi:
Como iniciar um projeto de digital signage?
Antes de mais nada, é necessário planejar a estratégia de divulgação do conteúdo e entender quais os pontos em que você deseja transmitir a sua mensagem. Definidas essas questões, veja quais são os tipos de televisores e painéis que serão usados. Neste artigo aqui, tiramos as dúvidas sobre como implantar uma TV Corporativa na sua empresa.
Com todo o projeto do que vai ser feito, é hora de definir a tecnologia que vai fazer a gestão dos conteúdos. O mais indicado, neste caso, é uma plataforma hospedada em nuvem que permitirá que toda gestão seja centralizada em um único lugar e o profissional responsável administre as atualizações, programações, segmentações e templates dentro de uma única ferramenta.
Outro elemento imprescindível são os players que farão a distribuição dos conteúdos para os painéis e TVs – ele capta o material recebido da plataforma de gestão e repassa para os equipamentos.
Os formatos de conteúdo para o sistema de digital signage podem ser em imagens e vídeos, totalmente personalizados com a identidade visual da empresa e interesse do público, com elementos dinâmicos que gerem o impacto esperado para a audiência.
Quais são os benefícios da sinalização digital?
- Maior alcance dos conteúdos
Pela capacidade de ser implantado em ambientes com grande circulação, a mensagem pode chegar a centenas ou milhares de pessoas ao mesmo tempo.
- Atualização em tempo real
De qualquer lugar – basta acesso à internet – e a qualquer hora, os conteúdos podem ser atualizados, garantindo novidades e chamando a atenção do público.
- Cross-selling no ponto de venda
Grande oportunidade para vender um produto adicional no ponto de venda, por meio de um display que ofereça uma promoção de forma interativa, por exemplo.
- Conteúdo personalizado
É possível personalizar o conteúdo de acordo com a identidade visual da empresa e também com os interesses do público, segmentando a mensagem e proporcionando melhor experiência.
Conclusão
O digital signage, como vimos, é uma rede de painéis digitais que veicula conteúdos corporativos, de marketing, vendas, informações e entretenimento para as pessoas, em diferentes pontos – sejam eles internos, como: bares, restaurantes, empresas, salas de espera, e externos: pontos de ônibus, estações do metrô e avenidas.
Para iniciar o projeto de digital signage é importante realizar um plano de divulgação e contar com uma plataforma de gestão de conteúdo que vai possibilitar a atualização em tempo real e a distribuição para os diferentes pontos.
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