Os impactos da comunicação interna nos principais indicadores da empresa
A comunicação interna tem se tornado um elemento muito importante para as organizações.
Além de engajar os colaboradores, a comunicação interna reforça a cultura da empresa, otimiza o relacionamento entre as equipes e pode ser utilizada como ferramenta de gestão.
Mesmo com todos esses benefícios, muitas empresas ainda não sabem como mensurar os resultados dessa comunicação. Por esse motivo, entender claramente quais são os principais indicadores de uma boa comunicação interna se torna uma atividade difícil para muitas companhias.
Para te ajudar e entender a importância das ações de comunicação interna, trouxemos alguns pontos interessantes que te ajudarão a mensurar e potencializar seus resultados.
Redução de custos
Meios digitais são mais práticos desde a produção até a mensuração final. Por isso, influenciam diretamente na redução de custos e melhor aproveitamento. Vale investir em inovação e tecnologia em sua comunicação interna!
Murais impressos, jornais e folhetos ainda tomam conta de grande parte das organizações. São denominados como “meios tradicionais” e acabam permanecendo por serem os canais mais conhecidos no mercado.
Porém, esses canais de comunicação interna dificultam a mensuração tanto dos gastos (tempo e dinheiro), quanto do engajamento. Além disso, dependendo da frequência, o custo de impressão pode ser elevado e nocivo ao meio ambiente.
Também há empresas que param todas as equipes quinzenalmente para dar recados e avisos gerais. Além de deixar toda a área inativa por alguns minutos — o que em alguns mercados gera grande impacto financeiro —, é um método obsoleto e que passa longe da praticidade.
Você tem ideia de quanto vale o tempo de toda sua equipe? Além de ser custoso, essa prática acaba desacelerando o ritmo de trabalho por algum tempo.
Engajamento dos colaboradores
Colaboradores comprometidos com a empresa são os maiores aliados no crescimento da organização. Entretanto, segundo a pesquisa “Engajamento Brasil”, em empresas de até 500 colaboradores, 49% dos respondentes afirmaram que não existe uma mensuração de engajamento.
Já em empresas de 2 a 5 mil colaboradores, apenas 18,5% afirmaram não haver mensuração. Esse dado mostra claramente como grandes empresas se preocupam com a mensuração e impacto da comunicação interna nos seus indicadores.
E não é difícil perceber que as empresas que mais crescem são as que valorizam o bem-estar dos colaboradores. Eles são grandes responsáveis pelo sucesso e crescimento de um negócio.
Além disso, uma boa comunicação interna evidencia oportunidades, estimula a troca de experiências e constrói um ambiente saudável. Colaboradores mais engajados, felizes com o trabalho e, consequentemente, mais produtivos!
Redução de turnover (rotatividade)
Contratações e demissões acontecem em qualquer lugar. Esse processo dentro de uma organização é chamado de turnover e sempre acaba gerando custos adicionais para a empresa.
Os motivos são diversos, um mau clima organizacional e falta de incentivo fazem parte dos principais pontos de alta rotatividade nas companhias. Um colaborador sem informação, que não se sente valorizado e não conhece a cultura da empresa tem grandes chances de acabar se desligando.
Um alto índice de turnover pode ser prejudicial, pois sua organização pode perder talentos, afetar a produtividade dos colaboradores que ficam, além de elevar custo com demissões e contratações.
Campanhas de comunicação interna e retenção de talentos são ações que ajudarão na redução da rotatividade, aproximação e incentivo das equipes..
Quebra de silos organizacionais
Os silos organizacionais — popularmente conhecidos como “panelinhas” — se formam quase inevitavelmente e são encontrados em qualquer lugar.
É natural do ser humano se dividir em grupos, mas isso se torna um problema quando esses grupos não se propõem a colaborar e unirem-se aos outros colaboradores.
A comunicação interna é uma ferramenta imprescindível para incentivar a cooperação, disseminar os valores, o fortalecimento de um bom clima organizacional e integração entre as equipes.
Recrutamento interno
Ao ler este tópico, você deve ter se perguntado o que recrutamento interno tem a ver com comunicação. E eu respondo: tudo!
Quando um processo de recrutamento interno é informado de forma efetiva, ele pode gerar diversos benefícios, .Porque assim o valor e importância dos colaboradores entram em evidência.
Uma comunicação dinâmica e transparente motiva as equipes e mostra que a empresa se preocupa com a informação passada. Mostrando também que as oportunidades são amplamente divulgadas e acessíveis.
Vale ressaltar os pontos de um recrutamento interno com transparência:
Menor custo
Como o processo é interno, o custo é drasticamente reduzido, já que não haverá despesas com divulgação, testes e todo o processo de recrutamento e seleção externa. Além de simplificar as etapas do processo.
Motivação dos colaboradores
Os colaboradores que passam por um processo de recrutamento interno certamente ficam mais motivados. Pois veem perspectiva de crescimento, plano de carreira e sentem-se importantes dentro da organização. E isso já reforça o que vimos anteriormente sobre engajamento e retenção.
Aliás, até os colaboradores que não se encaixam na vaga são afetados positivamente. Com a informação transparente de que há oportunidades na empresa, eles se tornam mais motivados e cooperativos por estarem felizes com as políticas internas.
Alto índice de acerto
Como o departamento de RH já conhece o perfil do colaborador e o candidato conhece a vaga, a cultura e processos bem de perto, o índice de acerto tende a ser alto.
Com esse conhecimento prévio, o colaborador e a vaga se encaixam com maior facilidade. Gerando ainda mais resultados positivos. Vale lembrar que se as especificações da área também forem bem comunicadas, esse índice será ainda maior.
Maior competitividade de sua empresa no mercado
Uma boa comunicação interna pode aumentar a competitividade de sua empresa de diversas formas.
Utilizando esse método para passar informações relevantes, treinamentos e integração, sua equipe se torna ainda mais qualificada e incorpora o conhecimento por meio do compartilhamento mútuo.
Alinhando e valorizando os colaboradores, eles buscam o sucesso da empresa de forma homogênea. Por isso, tornam-se mais produtivos e competitivos em relação a concorrência. Além de outros tipos de campanhas de incentivo que podem ser planejadas e ativadas com o intuito de movimentar ainda mais os times.
Conclusão
Muitas empresas procuram formas diretas de calcular o ROI de uma boa comunicação interna, mas esquecem de mensurar outros indicadores muito importantes.
A cultura organizacional é um conjunto de práticas e ideias que formam a identidade da empresa e uma cultura de bem estar e oportunidades é a chave para um negócio lucrativo. Os métodos do passado realmente apresentam dificuldades desde o planejamento até a mensuração. Mas existem alternativas digitais mais práticas, baratas e eficazes.
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