Livros sobre comunicação interna: confira 5 títulos imperdíveis
Confira 5 livros sobre comunicação interna para ganhar insights e aplicar em sua corporação
A leitura é uma das principais formas de adquirir conhecimento. Hoje em dia, com a internet e o avanço da tecnologia, basta uma simples pesquisa para encontrar diversos conteúdos sobre o assunto buscado. No entanto, muitos ainda preferem os livros para tal tarefa. Isso porque, no livro, o foco dedicado é maior, pois não há distrações — diferentemente da leitura online. Pensando em aumentar o repertório sobre o tema, listamos neste artigo 5 livros sobre comunicação interna que todo profissional da área precisa ler.
As publicações trazem diferentes perspectivas, desde a implantação da comunicação interna, até estratégias de endomarketing, tudo com um só objetivo: construir uma comunicação eficaz com o público interno. Além disso, o último da lista traz insights valiosos sobre comunicação em tempos de pandemia. Abaixo, os 5 livros indicados.
1. Endomarketing Estratégico: como transformar líderes comunicadores e empregados seguidores
O livro escrito pela autora Analisa de Medeiros Brum aborda o endomarketing de forma estratégica, de acordo com os novos tempos. Em “Endomarketing Estratégico: como transformar líderes comunicadores e empregados seguidores”, Analisa propõe um olhar diferente sobre o assunto.
Ela mostra que os resultados em nível de informação, integração e, por consequência, engajamento, só podem ser alcançados quando as empresas levarem em conta que os dados corporativos necessitam de um trabalho com responsabilidade sistemática e com profundidade.
O fator mais relevante do livro é o papel estratégico da liderança nesse processo. Por isso, em três capítulos, Analisa defende a liderança colaborativa, mostrando como o líder pode ser o principal canal de comunicação interna. Ela apresenta técnicas e estratégicas para a comunicação face a face. A leitura é indicada para profissionais que atuam com comunicação interna e que querem atingir bons resultados por meio do endomarketing.
Ficha técnica
Autora: Analisa de Medeiros Brum;
Data da publicação: 10 de outubro de 2017;
Formato: impresso e virtual (e-book);
Onde comprar: https://amzn.to/3uxNpWZ
2. Como implantar uma área de comunicação interna
A publicação escrita por Paulo Clemen é um guia passo a passo para todos que tenham interesse em saber, ensinar, teorizar, praticar, discutir, e, claro, implantar uma área de comunicação interna. O livro é voltado tanto para gestores, estudantes e professores que desejam ter uma direção sobre o assunto, pois terão acesso a conceitos e definições de forma clara e objetiva, mostrando a teoria e a prática para alcançar uma boa comunicação empresarial.
O autor aborda a comunicação não somente no ambiente corporativo, mas também no dia a dia. Para Paulo, uma boa comunicação integrada deve começar já dentro de casa. Para isso, ele traz diversas reflexões para levar insights valiosos para o planejamento estratégico de comunicação interna.
Ficha técnica
Autor: Paulo Clemen;
Data da publicação: 1 de janeiro de 2005;
Formato: impresso;
Onde comprar: https://amzn.to/3vH1mmQ
3. Comunicação interna: a força das empresas
Escrito por Paulo Nassar, o livro “Comunicação interna: a força das empresas” segue o caminho de evidenciar o que já deu certo, mostrando como empresas relevantes e marcas de sucesso criam estratégias, investem em estrutura e talentos para conseguir atingir a comunicação ideal com os seus públicos internos. O autor traz o tempo para construir e manter um canal de relacionamento com os colaboradores.
A comunicação interna mostra-se como ferramenta fundamental para empresas que desejam ter colaboradores alinhados com os seus objetivos Ela é de importância vital para a saúde de uma corporação. O livro reúne um acervo valioso de experiências para se inspirar na hora de colocar a comunicação interna em prática.
Ficha técnica
Autor: Paulo Nassar;
Data da publicação: 1 de janeiro de 2005;
Formato: impresso;
Onde comprar: https://amzn.to/3yPNbOh
4. Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre a comunicação
O livro escrito por Marlene Marchiori mostra o caminho para o fortalecimento da comunicação, a abertura de canais, a construção de diálogos e a busca do desempenho organizacional. A autora coloca estratégias que assumem a dimensão como elemento inerente no processo de construção e desenvolvimento institucional. Marlene traz uma abordagem rica em conceitos que se atrelam à conjuntura dos dias atuais.
Ficha técnica
Autora: Marlene Marchiori;
Data da publicação: 5 de abril de 2005;
Formato: impresso e virtual (e-book);
Onde comprar: https://amzn.to/2S2ujuS
5. Comunicação Interna em tempos de Coronavírus: Guia completo com ideias para sua empresa se comunicar melhor com funcionários durante a crise
Neste e-book de 190 páginas, Renato Avanzi montou um guia completo para produzir ações de comunicação interna durante a pandemia do coronavírus. O autor traz ideias de comunicação, sugestões de campanhas, relação de slogans e coleção de temas para endomarketing. Além disso, Renato também disponibiliza o link para fornecedores de softwares, apps de comunicação interna, literatura, artigos e outras questões citadas ao longo da publicação.
O livro “Comunicação Interna em tempos de Coronavírus: Guia completo com ideias para sua empresa se comunicar melhor com funcionários durante a crise” oferece o que há de melhor no mercado, pois possui objetivos organizados para transformar a comunicação interna em um conjunto de ações capazes de manter a produtividade e o clima organizacional, visando a superação da crise — tanto para os colaboradores em home office quanto para os que continuam trabalhando dentro da empresa.
Ficha técnica
Autor: Renato Avanzi;
Data da publicação: 8 de abril de 2020;
Formato: virtual (e-book);
Onde comprar: https://amzn.to/3g45Ttg