Mídia Indoor em academias: 4 vantagens que ainda não te contaram
Um dado interessante mostra que, em 2019, o Brasil contava com pouco mais de 34 mil academias. O que isso significava? Que as pessoas estavam procurando se cuidar e ocupar-se das atividades físicas para manter a saúde e a boa forma física. Logo, para oferecer boas experiências para esse público, a comunicação é uma das ações fundamentais. Para isso, a mídia indoor pode ser um importante recurso tecnológico para se aproximar de alunos e clientes, a fim de mantê-los informados e engajados.
A SuaTV separou 4 vantagens sobre o uso da mídia indoor em academias e o que você precisa saber para aplicá-la. Acompanhe!
1. Maior tempo de exposição ao conteúdo
As pessoas que frequentam as academias podem levar, em média, 30 minutos ou até duas horas para praticar exercícios. Dessa forma, ao estar no ambiente, a exposição ao conteúdo transmitido pelas TVs é maior, tendo em vista que nos momentos de descanso entre um exercício e outro, elas podem olhar para a tela e assistir à programação. O longo período de exposição pode impactar positivamente a audiência.
Juntamente com essa vantagem, também está a possibilidade de memorização dos anúncios e do conteúdo transmitido. Isso porque com a longa permanência no ambiente, a mensagem será repetida algumas vezes, o que contribuirá para que o aluno da academia memorize posteriormente aquele determinado assunto ou publicidade.
2. Poucas distrações são uma deixa para prender atenção
Durante a prática dos exercícios físicos na academia, as distrações são deixadas de lado. Por exemplo, na área das esteiras e bicicletas, o aluno está focado no treino, o que lhe dificulta mexer constantemente no celular ou fazer alguma outra coisa durante a atividade.
Dessa forma, com uma série de telas alocadas na área dos exercícios aeróbicos, por exemplo, surge uma oportunidade de transmitir o conteúdo da academia, enquanto o aluno realiza o seu treino. Já que as distrações durante as atividades são menores, o que dificulta fazer duas coisas ao mesmo tempo, logo, as telas podem prender a atenção da audiência local.
3. Conteúdos mais direcionados para um público específico
Sabemos que o público que frequenta uma academia é mais segmentado. São pessoas interessadas no mundo fitness e esportivo. Logo, trabalhar com uma programação e um conteúdo direcionado para esse perfil poderá chamar ainda mais a atenção.
A mensagem deve ser relevante para que os alunos possam olhar para a tela. Para isso, é fundamental criar uma programação inteligente e uma sequência de conteúdos que façam parte do contexto – estando alinhados aos valores, cultura e missão da academia. Bem como respeitando a faixa etária do público-alvo.
Os conteúdos programados para uma mídia indoor em academias podem ser relacionados aos seguintes itens:
- Horário de aulas: qual será a programação da semana, a fim de que o aluno fique atento à grade e olhe para a TV;
- Escala de professores: quais os instrutores estarão disponíveis durante determinado período;
- Dicas de alimentação saudável: quais alimentos recomendados para uma dieta saudável e equilibrada, seja no pré ou no pós-treino;
- Material explicativo de cada treino: tutorial de como praticar determinados exercícios, com exemplos na tela para executar da maneira correta;
- Promoções: conteúdos promocionais e exclusivos da academia para os alunos, em um template dinâmico e atrativo para direcionar a atenção à tela;
- Informações úteis: direcionado para apresentar conteúdo informativo sobre horário de funcionamento, programação do mês – seja na unidade local ou em toda a rede – material institucional, entre outros;
- Portais de notícia e redes sociais: mescle o conteúdo interno com o material externo Ou. seja, conteúdo de portais de notícias – de acordo com a editoria desejada, clima e tempo, horóscopo, entre outros;
- Anúncios e propagandas de parceiros: avalie a chance de reservar um espaço na grade de programação para exibir e anúncios e propagandas que sejam de interesse dos alunos e que estejam alinhados aos valores da academia.
4. Automatização da gestão de conteúdo
Para trabalhar com a mídia indoor em academias, o papel da tecnologia é fundamental nesse processo. Por isso, a vantagem de usar um sistema de gestão de conteúdo para mídia indoor e TV corporativa, como é o caso da SuaTV, por exemplo, permite ao profissional automatizar os conteúdos e programar a mensagem automaticamente, seja por períodos (matutino, vespertino ou noturno) ou até mesmo por dias, semanas ou meses.
Como, geralmente, as unidades possuem mais de uma tela no local, é importante contar com autonomia para focar nas atividades principais da academia. Sendo assim, a vantagem de contar com uma plataforma é que ela possibilita atualizar os conteúdos em tempo real, monitorar o funcionamento das telas em uma única plataforma e segmentar o conteúdo de acordo com a faixa etária do público e os horários que uma determinada faixa frequenta, por exemplo.
Concluindo…
A mídia indoor em academias é uma tecnologia que oferece vantagens para prender a atenção dos alunos durante o seu treino. Aproveitar o momento de permanência das pessoas no estabelecimento pode ajudar a aumentar a exposição do conteúdo e fazer com que um anúncio ou promoção seja lembrado posteriormente. Além, é claro, da segmentação definida do público e dos tipos de conteúdo mais direcionados e relevantes para os interesses das pessoas.
Mas para isso tudo acontecer, é fundamental contar com um sistema de gestão de conteúdo que automatize todo o processo de atualização e monitoramento da mídia indoor em academias. Portanto, se é isso que você procura, conheça a SuaTV, plataforma de gestão de conteúdo para digital signage e mídia indoor. Fale agora mesmo com nossos especialistas.