O papel de líderes e gestores na comunicação interna
O papel do líder na organização é imprescindível para direcionar o crescimento dos resultados e o alcance do sucesso. Sendo assim, os líderes e gestores das equipes guiam os colaboradores, otimizando atividades, informando, gerando integração, motivação, engajamento e um bom clima organizacional com foco em pessoas e resultados. Ou seja, os objetivos esperados de uma boa comunicação interna.
A forma como os líderes gerenciam a comunicação interna – ou seja, como conduzem as informações com as equipes – impacta diretamente na produtividade e desenvolvimento das atividades. Já que os objetivos e processos são direcionados por eles. Vamos entender um pouco este papel:
O papel dos líderes
Os líderes têm que participar de todas as etapas da comunicação interna, dando ideias ou endossando as informações de maneira transparente e imparcial. Além disso, eles são responsáveis pelo acompanhamento da comunicação, tudo que chega nas equipes passa pelos líderes e gestores da organização e deve ser monitorado pelos mesmos.
A comunicação direta é a melhor escolha. Atualizações digitais são essenciais para a velocidade de informações em tempo real. Porém, reuniões e eventos presenciais entre áreas ou com a empresa toda devem acontecer.
Vamos entender um pouco melhor de como o líder, conduzindo a comunicação interna, é capaz de promover aos colaboradores da empresa:
Proximidade e confiança
Para que o trabalho das equipes funcione bem, deve existir proximidade e confiança entre as pessoas. Dessa forma, o papel do líder é se aproximar de todos de maneira humilde e muito natural. Quando a equipe toda se vê no mesmo nível pessoal e de importância para a empresa, tudo flui muito melhor!
Além disso, é muito mais fácil trabalhar com pessoas que você confia, podendo se expressar livremente e tendo segurança de bons resultados.
Integração e engajamento
O passo seguinte da proximidade e confiança é o resultado disso: uma equipe integrada e engajada. Os líderes devem criar o clima organizacional agradável entre os funcionários, fazê-los entender o propósito das atividades e enfatizar a importância da colaboração de todos em pró dos objetivos finais.
Sendo assim, os colaboradores estarão engajados ao trabalho e realizando da melhor forma possível. Entendendo o motivo e querendo ver a empresa crescer. Se todos estiverem nesta mesma etapa e o clima for confortável com pessoas de confiança ao redor, todos estarão integrados e seguindo as ações do líder.
Feedbacks e conversas
Com o andamento dos trabalhos indo bem e as pessoas integradas, parece que dará tudo certo, não é mesmo? O problema disso tudo é que sempre vão surgir imprevistos e o desenvolvimento de pessoas tem que ser acompanhado. Quem fará isso? Líderes e gestores!
É extramente importante que, depois de se aproximar dos colaboradores, os gestores façam um acompanhamento individual para entender o momento de cada um na empresa e atualizar suas percepções. Feedbacks construtivos surgem para uma melhora e devem ser implementado pelas organizações. O líder deve sempre conversar com os profissionais, buscando feedbacks de sua gestão e fazendo o mesmo: uma relação mútua para o desenvolvimento de um trabalho melhor.
Adote técnicas e calendário de feedbacks. Converse com sua equipe sempre que possível!
Inspiração e motivação
Líderes inspiradores são sempre os mais lembrados. São aqueles que se preocupam com as pessoas. Os que marcam presença e alcançam resultados nunca antes vistos.
Eles possuem uma empatia importantíssima perante os funcionários: se colocam no lugar dos outros antes de tomar decisões. Lideram um movimento que motiva as pessoas. Depois de todos os pontos importantes que citamos acima do que um líder é capaz com a comunicação interna, esse é o fechamento. A inspiração é o legado de uma boa gestão.