Employee Experience: o que você precisa saber?
Qual marca que sua empresa quer deixar para os colaboradores? Quais são as experiências que eles vivenciam na organização e que tem impacto nos resultados? As pessoas estão no centro das atenções das empresas, cujas quais voltam suas ações para desenvolver uma experiência positiva para os colaboradores, a fim de que se sintam valorizados e compreendidos. E nisso é que está o employee experience, uma nova era que cresce nas organizações.
Mas, afinal, o que significa esse conceito? Fique até o final!
O que é employee experience?
Employee experience significa experiência do colaborador. É um conceito que expressa a jornada de uma pessoa dentro de uma empresa e suas interações no dia a dia, sejam elas com seus pares, líderes ou com o ambiente físico, tecnológico e cultural.
Para ficar ainda mais claro, sabemos que a vida de qualquer pessoa é feita de experiências desde a infância, não é verdade? Dentro de uma organização é a mesma situação. O colaborador percorre uma jornada que vai desde a sua contratação até o momento de se desligar da empresa. Toda essa jornada é composta por experiências que se somam, seja na premiação e reconhecimento por atingir alguma meta, um projeto que otimizou ainda mais os resultados da empresa ou um feedback que trouxe algum aprendizado significativo.
Com o employee experience, o time de gestão e RH poderá trabalhar com ações que estejam centradas no colaborador. Consiste em promover atividades que promovam o desenvolvimento das pessoas, o bem-estar organizacional e a prática dos valores da empresa no dia a dia, fortalecendo o contato do colaborador com a empresa, seja com a liderança, as equipes e o RH.
Qual a importância da aplicação desse conceito para a empresa?
Uma empresa é composta por talentos, logo, mantê-los produtivos e presentes na organização é uma das atenções dos gestores. Não tão somente isso, mas também garantir o seu desenvolvimento continuado, como, por exemplo:
- modelos de indicadores de performance individual;
- treinamentos internos semanais ou mensais;
- conselho formado por colaboradores para discutir novas ideias e melhorias para o ambiente interno da empresa;
- rump-up no momento da contratação para acelerar a integração com as áreas e o time, bem como seus resultados e entregas iniciais, com o suporte de ferramentas e pessoas que serão fundamentais no início dessa vivência;
Para a organização, o employee experience é uma excelente oportunidade para fortalecer ainda mais a cultura organizacional. Ao oferecer uma jornada positiva para os colaboradores, o turnover se reduz, ou seja, a rotatividade de pessoas que saem da empresa diminui, o engajamento com as ações e cultura da empresa se fortifica e a comunicação interna também ganha força e se aprimora, aproximando-se do público interno. Um bom ambiente de trabalho propicia maior bem-estar às pessoas e afeta positivamente a produtividade por meio das boas relações construídas entre pares e líderes. Tudo isso conta na jornada do colaborador.
Quais são as vantagens do employee experience?
1. Aumento da retenção de talentos
Manter as melhores pessoas e talentos dentro de qualquer empresa é peça-chave para um cenário competitivo. Oferecer mecanismos para não perder esses talentos faz parte da jornada. Logo, quando uma organização interage ativamente com o seu colaborador, com propostas de desenvolvimento continuado, flexibilização do trabalho, programas de reconhecimento e gestão, mais o colaborador se esforçará para continuar na empresa. Isso vale também para a atração de talentos, quando no momento inicial de sua candidatura ele tiver uma experiência que já lhe cause uma boa impressão e também tenha conhecimento de como aquela empresa é um bom lugar para se trabalhar, por meio da marca empregadora.
2. Maior engajamento dos colaboradores
Quando um time está empenhado para desenvolver seu trabalho, a produtividade aumenta. Isso, porque a empresa fornece subsídios que estimulam a conexão do colaborador com a organização, como a liberdade de ser quem é, a autonomia no dia a dia, a acessibilidade com a liderança, entre outros. Trabalhar para que os colaboradores se sintam motivados constantemente e felizes em seu dia a dia faz parte de uma jornada positiva.
3. Melhoria do clima organizacional
Quando uma equipe trabalha em sintonia e harmonia, é possível observar que o clima organizacional do ambiente é favorável. Isso se dá, também, pelo estímulo oferecido pela liderança, que tem o papel de trazer a cooperação entre os colaboradores. Dentro da jornada do colaborador, esse quesito também fará parte de suas experiências dentro da empresa, que avaliará o clima organizacional e, dessa forma, será possível promover mudanças e melhorias contínuas por parte da empresa.
4. A taxa de turnover e absenteísmo é reduzida
Quando uma empresa tem uma cultura bem trabalhada, com os valores praticados no dia a dia, lidando com transparência na comunicação e colocando o colaborador no centro das ações, a rotatividade de pessoas diminui e a motivação por aquele local de trabalho aumenta.
Concluindo
Hoje, entendemos que o employee experience diz respeito à jornada do colaborador em uma empresa, desde o início de sua contratação até o desligamento. Essas experiências não são definidas isoladamente, mas sim, todas as vivências somadas na organização, como um grande reconhecimento, um projeto desafiador que desenvolveu novas habilidades, treinamentos internos, troca de conhecimentos, a interação no dia a dia com a empresa, etc.
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