Vídeo Wall: o que é, onde aplicar e quais os formatos que existem? Confira!
Quantas vezes você já passou em frente a uma loja que tinha um grande painel digital em sua vitrine? Ao prestar mais atenção, você ainda poderia perceber que esse painel era formado por vários televisores um ao lado do outro, não é mesmo? Pois aí está um claro exemplo do que é o Vídeo Wall.
Trata-se de uma aplicação em Digital Signage que conquistou o espaço dos estabelecimentos comerciais. O projeto se utiliza de tecnologia digital para vender produtos, veicular campanhas ou transmitir conteúdos informativos. Ah, e é claro, também dão um charme especial para o lugar.
Agora, você sabe qual é o conceito de Vídeo Wall e quais são os formatos que existem? Bom, neste artigo você terá uma explicação sobre essa tecnologia e como ela pode ser aplicada. Por isso, fique até o fim e inicie essa jornada para saber mais sobre o Vídeo Wall.
O que é Vídeo Wall?
O Vídeo Wall, também conhecido como Display Wall, é um painel composto por duas ou mais telas dispostas, uma ao lado da outra, cujo arranjo forma um único painel. Tal disposição causa um efeito visual de grande impacto à distância para as pessoas que consomem a mensagem transmitida.
Sendo uma das aplicações do digital signage, o Video Wall pode ser montado com monitores LCD, LED ou LFD (Large Format Display), sendo este último o mais recomendado, por possuir uma qualidade superior aos demais tipos de televisores. Isso porque, o LFD possui bordas mais finas, possibilitando uma qualidade maior na transmissão da imagem. Além disso, esses monitores também podem ficar maior tempo ligados e possuem um tamanho médio superior aos convencionais.
Quais são os formatos existentes?
Na aplicação de Vídeo Wall, é possível observar alguns formatos específicos que compõem a estética na comunicação com o público, de acordo com a estratégia e estrutura do local, a fim de despertar a atenção para a mensagem. São quatro formatos possíveis de serem aplicados:
Matriz quadrada
A matriz quadrada diz respeito ao número de linhas e colunas equivalentes, ou seja, iguais. Por exemplo: 2×2, 3×3, 4×4, e assim por diante. Trata-se de uma aplicação simples, mantendo o aspect ratio, ou seja, a proporção de tela.
Mosaico
Diferentemente da matriz quadrada, que possui um formato regular, o mosaico apresenta uma outra visão. As telas são dispostas irregularmente, trazendo uma nova experiência ao público. Neste caso, é necessário um software específico para definir a posição de cada tela e distribuir o conteúdo de maneira sincronizada.
Portrait
Também conhecido como retrato, esse formato possui como característica a presença de apenas uma coluna e diversas linhas, seguindo o padrão 2×1, 3×1, 4×1, e por aí vai. Com esse formato, é possível criar campanhas de vendas em uma loja, por exemplo, de cima a baixo, na vertical.
Landscape
Ao contrário do portrait, esse formato possui várias colunas e apenas uma linha, estando totalmente na horizontal. Por exemplo, 1×2, 1×3, 1×4, etc. Ela pode ser utilizada como destaque na parte superior de um estabelecimento comercial, a fim de chamar a atenção dos consumidores, ou também como menu board para cardápios digitais em fast-foods, por exemplo.
Em quais locais aplicar o Vídeo Wall?
Os locais em que o Video Wall pode ser aplicado são:
- Shopping centers
- Shows
- Lojas de roupas
- Aeroporto
- E muito mais!
Concluindo…
O Vídeo Wall é a aplicação de digital signage que permite criar mensagens e conteúdos com alto impacto visual a consumidores e clientes. Muito utilizado em estabelecimentos comerciais e locais com grande circulação de pessoas, o projeto é um forte aliado para veicular campanhas promocionais, conteúdos sobre os produtos, demonstrações e cardápios digitais.
Os assuntos relacionados ao Vídeo Wall são bem aprofundados e serão abordados aqui no blog e também em atualizações deste artigo. Assim, você poderá solucionar todas as dúvidas. Continue acompanhando a SuaTV e assine a newsletter para receber novos conteúdos sobre digital signage. Até o próximo conteúdo! ?