Ir para o conteúdo

SuaTV – TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV

  • Fale com a gente (11) 4210-3850
default-logo
  • Sobre
    • Trabalhe conosco
    • Manifesto
  • Soluções
    • TV corporativa
    • Mídia indoor
    • Aplicativo de CI
    • Serviços
  • Cases
  • Aprenda
    • Blog
    • Materiais ricos
    • Kit de templates
  • Peça uma demonstração
  • Sobre
    • Trabalhe conosco
    • Manifesto
  • Soluções
    • TV Corporativa

      Solução ideal para gerenciamento de comunicação interna e engajamento dos colaboradores.

    • Mídia Indoor

      Conecte-se com seu público e divulgue produtos e serviços de forma eficaz.

    • Aplicativo de Comunicação Interna

      Leve a comunicação interna da empresa para a palma da sua mão.

    • Serviços

      Deixe a gestão do seu projeto de TV com o nosso time.

  • Cases
  • Aprenda
    • Blog
    • Materiais ricos
    • Kit de templates
  • Peça uma demonstração
  • Sobre
    • Trabalhe conosco
    • Manifesto
  • Soluções
    • TV Corporativa

      Solução ideal para gerenciamento de comunicação interna e engajamento dos colaboradores.

    • Mídia Indoor

      Conecte-se com seu público e divulgue produtos e serviços de forma eficaz.

    • Aplicativo de Comunicação Interna

      Leve a comunicação interna da empresa para a palma da sua mão.

    • Serviços

      Deixe a gestão do seu projeto de TV com o nosso time.

  • Cases
  • Aprenda
    • Blog
    • Materiais ricos
    • Kit de templates
  • Peça uma demonstração
Peça uma demonstração
Comunicação Interna

O que esperar de um profissional de comunicação interna?

O que esperar de um profissional de comunicação interna?

Eduardo Bernardone

28 de julho de 2022

O profissional de comunicação interna é responsável por alinhar as informações da empresa com os colaboradores

A comunicação interna é um setor dedicado na interação entre a empresa e colaboradores, cujo objetivo está ligado em transmitir comunicados, informações sobre a companhia e estreitar o relacionamento com o público interno. A estratégia também cumpre seu papel de engajar os colaboradores com a empresa, conectando-os aos objetivos, valores e cultura da organização.

De modo geral, a comunicação é de extrema importância e, para ser realizada com êxito, ao menos um profissional da empresa deve estar dedicado a cuidar desse setor. Estamos falando do profissional de comunicação interna.

Segundo a pesquisa O retrato da comunicação interna em 2021, desenvolvida pela SuaTV, a maior porcentagem dos setores pela comunicação interna está entre as áreas de comunicação corporativa e RH.   

Para entender um pouco mais sobre esse assunto, confira neste material quem é esse profissional e qual seu perfil dentro da organização.

Quem é o profissional de comunicação interna?

O profissional de comunicação interna – que trabalha em parceria com a área de Recursos Humanos (RH) – é o responsável por divulgar informações, novidades e ações relevantes e pertinentes para todos os colaboradores. Tai assuntos são relacionados ao que diz respeito à companhia, bem como no gerenciamento dos possíveis ruídos de comunicação.

Entre seus objetivos está a integração das equipes e o alinhamento das principais informações da empresa, a fim de que todos estejam na “mesma página” e por dentro de tudo que acontece na organização. Além, é claro, de produzir conteúdos que possam promover o engajamento dos colaboradores, atuando diretamente em campanhas de endomarketing.

Qual o perfil do profissional de comunicação interna?

O perfil do profissional de comunicação interna requer habilidades bem variadas. Normalmente, são profissionais oriundos das áreas de Marketing, Comunicação Corporativa e Recursos Humanos.

Independentemente da formação acadêmica, para conseguir se destacar no setor de comunicação interna, é preciso ter, ao menos, os seguintes requisitos/qualidades:

Conhecer o público interno

Para que a comunicação interna funcione de forma assertiva, o profissional precisa entender com quem ele está se comunicado. Ou seja, conhecer o perfil dos colaboradores e como eles se comportam, alinhado aos valores e cultura da empresa. Com o objetivo de adequar a linguagem da comunicação para gerar identificação com a mensagem transmitida e, assim, aproximar-se do público interno. Além disso, é importante definir os canais de comunicação em que os colaboradores têm acesso, a fim de que a mensagem possa alcançar a todos.

Estar sempre atento

O profissional que cuida da comunicação interna precisa ficar atento aos comentários e boatos que possam surgir na empresa, a fim de evitar ou se antecipar à “rádio peão”. Por isso, é importante manter uma rotina de comunicação, com pautas já definidas, em conjunto com o RH. Além, é claro, de estar próximo às lideranças, a fim de identificar as lacunas e ruídos no processo de comunicação, criando um diagnóstico para aplicar a melhor estratégia.

Domínio da língua portuguesa

Sem dúvidas, o profissional de comunicação interna precisa ter um excelente domínio da língua portuguesa. Dessa forma, é possível garantir máxima qualidade e credibilidade para com os conteúdos e mensagens transmitidas aos colaboradores. Possuir uma excelente redação, com gramática e ortografia, bem como criatividade são fatores essenciais para um bom desempenho dos conteúdos.

Escuta ativa

Para se comunicar, é preciso ouvir! Portanto, desenvolver a escuta ativa é fundamental para o trabalho de comunicação interna, uma vez que o profissional de comunicação interna é um parceiro estratégico da liderança. Logo, é importante ouvir o que os gestores e colaboradores têm a dizer, a fim de fortalecer o diálogo. Entender se todos estão recebendo e compreendendo a mensagem, além de conhecer todas as áreas da organização e identificar os ruídos no processo de comunicação.

Quais são os meios de comunicação utilizados?

O profissional de comunicação interna precisa estar atualizado e antenado com as diferentes ferramentas de comunicação, sobretudo os canais online – levando em conta o trabalho à distância e o modelo híbrido. Logo, a definição de quais meios serão utilizados na comunicação com os colaboradores dependerá de fatores, como: os objetivos e estratégias da organização, a quantidade de colaboradores, o modelo de trabalho (presencial ou online), etc.

Alguns profissionais da comunicação trabalham com os seguintes canais:

  • E-mail;
  • Aplicativos de comunicação interna;
  • Rede social corporativa;
  • Murais impressos;
  • Ferramentas de conversação, como Slack, Gchat, Skype, etc.

Há também o uso da TV corporativa como ferramenta para quem deseja que a comunicação alcance a todos os colaboradores espalhados em diferentes departamentos. Aqui pode ser desde o administrativo até a fábrica, por exemplo, bem como em diferentes unidades.

Concluindo…

O profissional de comunicação interna é a pessoa responsável por transmitir e divulgar as informações da empresa a todos os colaboradores, atuando em parceria com o RH nesse processo. 

Suas habilidades e requisitos, como vimos, vão além do domínio da língua portuguesa, mas de soft skills que estão ligadas à empatia e escuta ativa. Além do conhecimento do público receptor da mensagem e um senso analítico de lacunas que possam atrapalhar a fluidez da comunicação pela empresa.

Se você gostou do conteúdo e ele contribuiu no seu entendimento a respeito do trabalho do profissional de comunicação interna, continue acompanhando o blog da SuaTV e compartilhe este artigo com mais pessoas!

Este conteúdo foi publicado originalmente em 13 de janeiro de 2020 e vem sendo atualizado, desde então.

Autor: Eduardo Bernardone

Posts Relacionados

Employee Experience: o que é, por que importa e quais os benefícios

21 de maio de 2025

Boas Práticas de Comunicação Interna em 2025

25 de fevereiro de 2025

Tendências de Comunicação Interna para 2025

28 de janeiro de 2025

Como a Inteligência Artificial pode ajudar na comunicação interna?

2 de janeiro de 2025

Comunicação Interna: O que é, Como aplicar e Principais Ferramentas

28 de novembro de 2024

Funcionalidades da plataforma de TV Corporativa SuaTV em 2025

21 de novembro de 2024

Institucional

  • Trabalhe conosco
  • Manifesto
  • Cases

Soluções

  • TV corporativa
  • Mídia indoor
  • Aplicativo de CI
  • Serviços
  • Perguntas frequentes

Aprenda

  • Blog
  • Materiais ricos
  • Políticas de Privacidade
SuaTV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
Facebook Youtube Linkedin Instagram
Copyright @ 2024 Sua TV Sinalização digital LTDA . Todos os direitos reservados
Este portal utiliza cookies (incluindo cookies dos nossos parceiros) para fornecer a melhor experiência possível para você, além de monitorar e analisar o tráfego no nosso website. Suas preferências podem ser alteradas a qualquer momento nas definições de cookies de seu navegador. Saiba mais sobre a forma como usamos os seus dados visitando a nossa Política de Privacidade.

Termo de Consentimento

Você autoriza a coleta, armazenamento, uso, recepção, acesso, processamento e arquivamento dos dados pessoais para RECEBER INFORMAÇÕES DOS NOSSOS PRODUTOS E SERVIÇOS, nos termos da Política de Privacidade do site.

 

O Grupo Comunique-se nomeou o LAERCIO DE MENDONÇA FURTADO JUNIOR como Data Protection Officer (DPO). Qualquer usuário pode entrar em contato com o DPO através do e-mail [email protected].

Rolar para cima