One on One: importante ferramenta na gestão de pessoas
O one on one é uma reunião entre líder e liderado com o objetivo de alinhar pontos específicos, criar planos de ação e ajudar no desenvolvimento profissional.
Por meio de reuniões rápidas, periódicas e produtivas, o one on one reúne o gestor e colaborador para tratar de ideias, expectativas, sugestões e desafios a serem superados do ponto de vista do colaborador. A prática é usada pelas empresas como ferramenta de gestão de pessoas, que contribui para o desenvolvimento profissional, fortalecimento do diálogo e a cultura do feedback, trazendo um ambiente organizacional mais sólido.
Com as reuniões de one on one é possível saber como o colaborador se sente trabalhando na empresa, quais são as dificuldades encontradas e como o líder pode ajudar em sua performance.
Para entender um pouco mais sobre o que é o one on one e quais são suas vantagens, continue lendo para saber como aplicar essa ferramenta nas empresas.
O que é o one on ne?
O one on one, que na tradução livre significa “um a um”, é uma reunião periódica realizada entre gestor e colaborador. O objetivo é criar um momento propício para troca de ideias, mentoria, coaching, além de alinhar demandas, feedbacks, projetos do dia a dia e um plano de desenvolvimento do colaborador.
As reuniões são rápidas e costumam ser realizadas entre 15-30 minutos, com uma frequência semanal ou quinzenal, a depender do que for combinado com o colaborador.
O 1:1 – que também pode ser escrito dessa forma – é um momento individual e particular entre líder e liderado, em que o colaborador tem a oportunidade de expressar suas ideias, ser ouvido e estabelecer uma relação mais próxima com o líder. Este, por sua vez, também poderá orientar e dialogar com o colaborador, fornecendo insights, pontos de melhoria e projetos que o ajudarão em seu desenvolvimento.
Quais são as vantagens do one-on-one?
Uma das vantagens que o 1:1 oferece é a sua praticidade e rapidez, sem ser reuniões longas e cansativas. Por sua característica individual (líder-liderado), a troca de informações fica mais fluida e sem restrições. Além disso, outros benefícios também podem ser bem aproveitados, como:
Relação próxima entre líderes e liderados
O encontro entre gestor e colaborador ajuda a criar um laço de confiança e respeito entre as partes, já que ambos podem se conhecer ainda mais e quebrar barreiras. Ao estar “um a um”, a conversa flui e fica natural, já que as duas partes conseguem se colocar em situação de igualdade naquele momento, e o colaborador se sente confortável para se expressar. Consequentemente, ele se sentirá valorizado e lembrado pelo gestor, que reserva seu tempo para ouví-lo.
Melhoria no fluxo da comunicação e solução de problemas
O 1:1 contribui significativamente para o fluxo de comunicação, já que a interação entre o líder com o colaborador é direta. Com uma conversa individual, as informações podem ser colocadas mais livremente. Dessa forma, o colaborador se sente à vontade para se posicionar, colocando à tona seus principais desafios e inseguranças.
Por outro lado, as reuniões 1:1 também contribuem para que sejam tomadas soluções mais rápidas para problemas, e até mesmo se antecipar a eles. Isso porque o gestor ouve o que o colaborador tem a dizer, reúne as informações necessárias para que seja possível resolver aquela situação.
Troca de feedbacks contínua e periódica
O one on one é uma ótima oportunidade para que seja desenvolvida a troca de feedbacks, já que o momento pode ser usado pela liderança para dar um retorno sobre as atividades, performance e resultados do colaborador. Entender quais são os pontos de melhoria e os pontos fortes, bem como traçar um plano de ação e executar.
Com a troca constante de feedbacks nas reuniões 1:1, não há um acúmulo de assuntos ou situações que precisam ser esclarecidos ou alinhados. Tanto o líder quanto o liderado já sabem o que precisa ser colocado em prática e os ajustes a serem feitos.
Aumento da produtividade
De acordo com uma publicação da Harvard Business Review, os colaboradores que não possuem um momento de conversa individual com seu gestor são mais propensos a estarem desengajados. Já os que possuem o dobro de reuniões individuais com seus líderes, têm 67% menos probabilidade de serem desengajados.
Quando o colaborador se sente valorizado na empresa com um plano de desenvolvimento individual bem estruturado, a cultura do feedback solidificada e uma rotina de 1:1 aplicada, ele fica mais engajado com o trabalho. Isso porque ele percebe que, além das demandas profissionais, existe uma preocupação com a pessoa e seu progresso na organização.
Logo, ele se sente motivado para desempenhar sua função e obter um retorno positivo com os resultados gerados.
Como estruturar o one on one na empresa?
As reuniões 1:1 devem estar de acordo com as necessidades de cada organização e que melhor se encaixam na agenda dos líderes e liderados. Entretanto, a prática não pode ser negligenciada e precisa ser cumprida para que se crie um hábito sobre ela, fazendo com que todos mantenham fidelidade para com a ferramenta.
Logo, é importante seguir um passo a passo para estruturar o one on ne. Veja:
- Frequência: defina qual será a frequência das reuniões com os colaboradores (semanal ou quinzenal) e o tempo de duração: 15 ou 30 minutos;
- Horário: marque uma data com horário fixo na agenda e mande um convite para o colaborador, a fim de que a reunião entre na rotina e programação.
- Assiduidade: não cancele as reuniões sob nenhuma hipótese, somente se for estritamente necessário. Caso o 1:1 seja adiado, marque imediatamente uma nova data e mande o invite para o participante.
- Pautas: peça para que o colaborador estipule as pautas da reunião e traga os temas que vão ser abordados no encontro, a fim de que seja produtivo e assertivo. Dessa forma, o profissional toma as rédeas do processo e coloca os pontos que gostaria de falar. Lembre-se que este é o momento em que o colaborador precisa ser ouvido, deixando os momentos de fala dele por mais tempo. Ao final da reunião, estabeleça o plano de ação do que foi abordado na reunião e peça para que o colaborador pense em outras pautas para o próximo encontro.
- Histórico e organização: desenvolva um documento para organizar cada pauta discutida nas reuniões e planos de ação estipulados ao fim das reuniões, a fim de que se tenha um histórico do que foi abordado e o quanto se avançou em cada assunto. Lembrando que o 1:1 não precisa ser somente focado nas atividades profissionais, mas no desenvolvimento pessoal e de carreira.
- Local: defina um local confortável e que se tenha privacidade para que ambas as partes sintam-se à vontade. É preciso evitar que interrupções afetem a reunião, a fim de que se tenha ótimos resultados com o 1:1. Caso não tenha um local físico, a reunião também pode ser realizada em uma sala online entre líder e liderado.
Concluindo…
A reunião 1:1 é uma importante ferramenta de gestão de pessoas que, se bem aplicada com rotina e processo, pode trazer importantes resultados no desenvolvimento dos colaboradores, no clima organizacional e nas relações entre líderes e liderados.
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