Hard Skills: o que são, como aplicar e quais são os exemplos práticos
Entenda o conceito e como aplicar em uma descrição de vaga corretamente para o processo de recrutamento e seleção
É comum observar que nas vagas de emprego existe um campo dedicado para descrever as qualificações esperadas para assumir aquela função. A essa descrição dá-se o nome de hard skills, que nada mais são do que as habilidade técnicas de um profissional para desenvolver um determinado cargo.
Com o mapeamento adequado das hard skills no processo de seleção, é possível atrair candidatos que estejam alinhados e adequados com o perfil da vaga. Por isso, para entender um pouco mais sobre esse assunto, acompanhe este artigo e tire suas dúvidas.
O que são hard skills?
As hard skills são as competências técnicas dos profissionais que podem ser mensuradas e tangíveis, de alguma forma. Essas habilidades podem ser adquiridas por meio de capacitações técnicas desenvolvidas em cursos, graduações e treinamentos. Tais habilidades podem ser identificadas no currículo do profissional e avaliadas pelo profissional de recrutamento e seleção da empresa, seja pela entrevista, dinâmicas de grupo ou testes.
As hard skills também estão atreladas às especificações do cargo de uma vaga de emprego. A empresa avalia se o candidato possui as habilidades e competências que a vaga solicita para o desempenho daquele trabalho.
Dentre as hard skills que podemos encontrar, estão:
- Cursos livres;
- Cursos técnicos;
- Graduação e Pós-graduação;
- MBA;
- Língua Estrangeira;
- Gestão de Pessoas.
Qual a diferença com as soft skills?
Não há dúvidas que as hard skills são importantes e necessárias para a análise de um candidato em um processo seletivo, já que as competências técnicas são a base para que o trabalho seja executado. Entretanto, tais habilidades não são analisadas isoladamente, já que os recrutadores também estão de olho em outras competências que não são tangíveis ou mensuráveis. Estamos falando, neste caso, das soft skills.
Essas habilidades estão relacionadas ao comportamento do profissional, ligado ao aspecto psicossocial e sua capacidade de lidar com as emoções em situações reais do dia a dia do trabalho. Quando é dito que tais habilidades não são mensuráveis, é porque essas são pouco descritas em um currículo, tendo que ser analisada pelo recrutador em dinâmicas de grupo e cases situacionais para avaliar tais características.
Dentre as soft skills que podemos encontrar, estão:
- Relação interpessoal;
- Proatividade;
- Capacidade de se comunicar;
- Resiliência;
- Liderança;
- Persuasão.
Como aplicar as hard skills no processo de recrutamento e seleção?
Ao abrir uma vaga, o recrutador deve identificar quais são as hard skills necessárias para preencher os requisitos para desempenhar aquela função. Feito o mapeamento, é hora de direcionar a divulgação para o público daquela vaga, sendo o mais específico que puder. O objetivo é que ocorra o “match” entre o candidato e a vaga, e é nisso que as hards skills podem auxiliar.
Com o mapeamento das competências técnicas, o processo seletivo fica mais direcionado para o perfil ideal que se deseja encontrar para a vaga em questão. Dessa forma, ao elaborar a descrição da vaga e do cargo, tanto a empresa quanto o candidato terão clareza de quais são os objetivos para aquela posição. O recrutador poderá realizar o filtro dos currículos recebidos com mais facilidade.
Veja, abaixo, um exemplo de vaga que utiliza as hard skills em sua composição:
Título da vaga:
Analista de Marketing Digital
Requisitos e qualificações:
- Conhecimento em SEO e produção de conteúdo;
- Excelente redação com criatividade e qualidade;
- Experiência em Inbound Marketing;
- Monitoramento de redes sociais.
É importante o reforço das hard skills em todas as etapas do processo, desde a abertura da vaga até a entrevista e dinâmicas de grupo, etapa em que podem ser realizados testes para um case que ilustra o dia a dia do cargo em questão com as principais competências técnicas que serão realizadas.
Concluindo…
Para tornar o processo de seleção e recrutamento ainda mais eficiente, é importante avaliar quais são as competências dos candidatos para que a vaga requerida seja preenchida com sucesso. As hard skills, que são as habilidades técnicas necessárias para desempenhar aquela função, são fundamentais para que seja possível encontrar o perfil ideal do candidato e, dessa forma, facilitar no filtro e seleção dos currículos, sendo mais assertivo e rápido no processo seletivo.
Gostou do conteúdo? Então lhe convido para ler esse artigo: Employee Experience: o que você precisa saber?
Este conteúdo foi publicado originalmente em 27 de outubro de 2021 e vem sendo atualizado, desde então.