Outubro Rosa: 4 ideias para aplicar na sua empresa e conscientizar os colaboradores
O décimo mês de 2021 chegou e, como em todos os anos, acontece a campanha do Outubro Rosa – prevenção e luta contra o câncer de mama. Empresas, organizações e pessoas são estimuladas a participarem de ações que visam a conscientização na prevenção da doença.
O movimento começou nos Estados Unidos, na década de 1990, época em que vários estados norte-americanos promoviam ações isoladas sobre o câncer de mama em outubro. Com a aprovação do Congresso local, outubro se tornou o mês de prevenção ao câncer de mama e, posteriormente, alcançou o mundo com ações que unem as pessoas em prol da causa.
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama que formam um tumor, acometendo principalmente as mulheres. Segundo dados apresentados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa de diagnóstico de novos casos no país é de 66.280 no triênio (2020 – 2022).
Se a doença for diagnosticada em seu estágio inicial, maiores serão as chances de cura, que chegam a 95%. Por isso, a campanha do Outubro Rosa é extremamente necessária e precisa ser divulgada e compartilhada nas empresas. Por isso, separamos algumas ideias que podem ser realizadas na organização, a fim de fortalecer ainda mais a campanha e promover a consciência coletiva sobre a causa.
Acompanhe!
Desenvolva uma cartilha para os colaboradores sobre o Outubro Rosa
Conhecimento é tudo! Desenvolva uma cartilha com as principais informações sobre a campanha do Outubro Rosa com dados relevantes sobre os índices de cura, por exemplo. Fale sobre cuidado e prevenção, dando um passo a passo de como realizar o autoexame, quais os sintomas que precisam ser observados, quando é hora de procurar o médico, os exames indicados e outras informações úteis que precisam ser colocadas e compartilhadas na cartilha do Outubro Rosa.
Divulgue o material internamente para os colaboradores nos canais digitais, como e-mail, rede social corporativa e também na TV corporativa. A intenção deve ser que todos possam receber e ter acesso ao conteúdo de forma fácil.
Promova uma palestra interna online
Convide um profissional da área da saúde para explicar sobre os sintomas do câncer de mama e os procedimentos corretos para realizar o autoexame, além de apresentar mais dados sobre a campanha.
Também é possível realizar uma palestra com uma pessoa que já tenha enfrentado o câncer de mama, a fim de contar um pouco sobre como ela descobriu a doença e lutou para encontrar a cura. Dessa forma, cria-se ainda mais um momento de conscientização entre os colaboradores.
Faça arrecadação para banco de mechas e lenços
Fazer o bem! Essa também é uma das missões em qualquer campanha de conscientização, não é mesmo? Além de causar um grande impacto positivo, ainda ajuda outras pessoas que precisam receber esse ato de amor. Por isso, promova uma arrecadação entre os colaboradores para instituições que trabalham com essa causa.
Convide as colaboradoras e profissionais que possuem cabelos longos para doarem mechas para a confecção de perucas para as mulheres que estão em tratamento. Indique a organização que recebe doações e incentive para que as pessoas participem, seja na própria empresa em um dia marcado, onde um cabeleireiro pode ajudar.
Promova a doação de lenços para instituições que fazem a distribuição. A arrecadação pode ser feita em dinheiro ou fisicamente, com uma caixa colocada na empresa onde as pessoas, que assim desejarem, podem levar o lenço presencialmente.
Decore a empresa e ofereça o laço da campanha
Entre no clima da campanha e decore a empresa com elementos na cor rosa. Podem ser bexigas, laços espalhados pela organização, cartazes e conteúdos informativos na TV corporativa e murais.
Ofereça um brinde para que as pessoas estejam conectadas com a campanha e lembrem-se do autocuidado. Um exemplo do que pode ser distribuído para os colaboradores é a fita de conscientização que pode ser colocada na roupa do colaborador e uma mensagem com um lembrete para realizar o autoexame todos os meses, e não somente em outubro. Além disso, promova um dia em que todos vistam uma camiseta rosa. Assim, cria-se engajamento com a ação interna.
Concluindo
Essas são algumas das ideias do que pode ser realizado na empresa para a campanha do Outubro Rosa. Essa causa é importante e necessária para que a saúde esteja sempre em primeiro lugar. Por isso, trabalhe com ações que causem um impacto positivo nos colaboradores e promovam a reflexão e conscientização sobre o autocuidado e a prevenção ao câncer de mama.
Para ficar por dentro do universo do endomarketing e comunicação interna, acesse nosso blog.
Este conteúdo foi publicado originalmente em 06 de outubro de 2021 e vem sendo atualizado, desde então.