Profissionais felizes são mais produtivos
Ser um profissional feliz é o objetivo de todas as pessoas que começam os estudos em uma universidade e, consequentemente, a vida no trabalho. São longos e importantes períodos de escolha de curso e carreira a se seguir, pretendendo fazer aquilo que gosta, dedicando todos os dias à uma profissão.
Contudo, a satisfação de um funcionário não depende só do ramo de atividade escolhido e suas funções exercidas na empresa. Existem diversas influências, como: relacionamento interpessoal, ambiente de trabalho, incentivos e benefícios, conforto de localização e horário, entre outros.
Profissionais de RH apontam que os principais motivos para a insatisfação dos funcionários são: falta de crescimento profissional, salários baixos, falta de objetivos, relacionamento com a equipe ou gestor, novas oportunidades, nova perspectiva e estresse no trabalho.
Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, em Riverside, concluiu que os profissionais felizes são, em média, 31% mais produtivos. Pensando assim, o que fazer para gerar motivação e engajamento nos funcionários com o intuito de melhorar seus resultados?
Além disso, estudos apontam que os colaboradores felizes são 125% menos cansados, 32% mais comprometidos com a organização e 46% mais satisfeitos com a atividades que realizam.
Satisfação pessoal
De acordo com outra pesquisa feita pelo International Stress Management no Brasil (Isma-BR), apenas 24% dos brasileiros se sentem realizados com sua vida profissional. Como fazer com que seus colaboradores se sintam realizados e entrem nesta estatística?
Muitas pessoas passam mais tempo trabalhando do que descansando em suas próprias casas. É de extrema importância adotar boas práticas de trabalho que irão prevenir o estresse, a realização de horas extras e a falta de produtividade no trabalho.
Com a organização e planejamento em dia, o funcionário pode chegar todos os dias no trabalho e encontrar tudo pronto para começar suas atividades desde cedo, sem perder tempo. A partir disso, é só reconhecer limites diários e fazer o máximo possível dentro de um horário, conversando com a equipe, usando pausas durante o dia e sempre preparado para os imprevistos.
Responsabilidade da empresa
Ao longo dos anos, foi concluído que o que mais deixa um funcionário engajado ao seu trabalho é o cargo que ele ocupa, suas tarefas diárias e o seu salário. Porém, pensar que o dinheiro é a melhor forma de engajar seus colaboradores não é correto. Fazer com que ele goste realmente do que faz e se sinta responsável por resultados é a melhor maneira.
Portanto, capacitar com treinamentos, informar com meios de comunicação, passar feedbacks com frequência, auxiliar em todos os processos, promover autonomia e gerar aproximação com gestores e todo a equipe, são as ações necessárias para conseguir o engajamento e a motivação. A empresa tem que conquistar o colaborador e fazer com que ele se sinta em casa, gostando do que faz e com quem trabalha!
Engajar colaboradores e promover o melhor ambiente de trabalho é o ideal! Porém, além do clima organizacional agradável ao profissional, devem existir ações de comunicação interna e endormarketing para manter a motivação e o foco em desenvolvimento de pessoas.
Portanto, humanizar as relações e motivar funcionários pode fazer sua empresa aumentar seus resultados em até 31%! Baixe nossa checklist ‘7 práticas para melhorar o clima organizacional de sua empresa’ e veja o que sua empresa precisa fazer para reter talentos.