Quais os principais indicadores de comunicação interna?
Para gerenciar, é preciso analisar. Na comunicação interna não é diferente. Alguns indicadores específicos servem para mostrar o retorno sobre o investimento na área e, assim, perceber se as ações internas estão sendo efetivas. Além disso, mensurar a comunicação interna ajuda a encontrar oportunidades. Ou seja, identifica o que efetivamente têm alavancado os resultados e como focar em tarefas que auxiliarão em campanhas futuras.
Portanto, conhecer o contexto da empresa e realizar o trabalho de comunicação com os colaboradores, de acordo com o planejamento definido, auxiliará na tomada de decisões ainda mais assertivas. Outros fatores devem ser levados em conta na hora de aferir os indicadores de comunicação interna. Alguns exemplos são:
- Qual a meta estabelecida para cada indicador;
- Quais canais de comunicação apresentam bom desempenho;
- Os principais objetivos da comunicação interna da empresa.
Para se ter uma ideia, 32% das empresas no Reino Unido buscam comunicar de forma clara e direta seus objetivos, segundo pesquisa feita pela Robert Half. Dado que é reforçado também no Brasil. Recente levantamento da SuaTV, em parceria com o Grupo Comunique-se, mostra quais são os principais indicadores usados pelos profissionais da área para mensurar os resultados. Confira a seguir.
Quais são os principais indicadores usados na área de comunicação interna?
A SuaTV, em parceria com o Grupo Comunique-se, realizou a pesquisa “O retrato da comunicação interna em 2020”. Foram ouvidas mais de 200 pessoas, sendo profissionais de comunicação interna e colaboradores de outros setores. Dentre os tópicos abordados no levantamento, foram revelados quais foram os principais indicadores de comunicação interna.
Cerca de 30% dos entrevistados responderam que usam como fator de mensuração o engajamento dos colaboradores. No entanto, 33.3% admitiram não realizar nenhuma análise da atividade de comunicação interna.
Diante do cenário apresentado, confira os quatro indicadores de comunicação interna mencionados pelos profissionais da área
1- NPS dos colaboradores
O NPS é a ferramenta que afere a satisfação dos colaboradores com a empresa. Em uma escala de 0 a 10, o colaborador indica o quanto ele recomendaria a organização para trabalhar. A pesquisa NPS pode ser realizada de maneira mensal ou semestral. Assim, será possível acompanhar a evolução das notas dos colaboradores, conforme a aplicação das melhorias contínuas e inovações no processo de comunicação. A metodologia também separa os colaboradores que atribuíram determinada escala de nota. Tais grupos são chamados de detratores (0-6), neutros (7-8) e promotores (9-10). Dessa forma, é possível avaliar quais dessas classificações estão com maior índice e o que deve ser feito para aumentar as notas e aumentar a base de promotores.
2- Pesquisa de clima organizacional
Obter o feedback do colaborador é fundamental para saber se a comunicação interna está sendo efetiva ou não. A melhor forma de se chegar à resposta desejada é perguntando diretamente a ele. Portanto, a pesquisa de clima organizacional é a ferramenta que vai auxiliar no entendimento do ambiente de trabalho e como os funcionários são afetados por ele. Para isso, é enviado um questionário com perguntas quantitativas e qualitativas sobre a empresa, os aspectos positivos e negativos da gestão de pessoas, etc. A partir dos resultados apresentados em relatório pelo RH, em conjunto com os gestores, é que será possível entender quais são as lacunas a serem preenchidas e como esses dados estão relacionados com as notas apresentadas pelo NPS.
3- Turnover
De acordo com o que foi apresentado acima, cerca de 4% dos profissionais entrevistados na pesquisa realizada pela SuaTV usam o índice de rotatividade, conhecido também como turnover, a fim de mensurar as ações de comunicação interna. O índice fornece ampla visão para os gestores a respeito dos processos de RH que compreendem desde o recrutamento e seleção até o trabalho de onboarding e gestão de pessoas.
Esse indicador vai mostrar, de forma genérica, a taxa média de saída dos colaboradores em relação ao número total existente na empresa. A meta é manter essa taxa a mais baixa possível, uma vez que a alta rotatividade pode indicar alguns problemas e sintomas ligados a:
- Falta de integração entre as áreas;
- Clima organizacional negativo;
- Inexistência de um plano de carreira;
- Processos seletivos pouco aprimorados;
- Entre outros.
4- Engajamento dos colaboradores
O engajamento dos colaboradores faz parte da mensuração das ações de comunicação interna, uma vez que ele serve para analisar o envolvimento da equipe com as ações propostas. Com o indicador de engajamento é possível saber a taxa de participação do time em palestras e treinamentos oferecidos pela empresa, abertura dos e-mails e comunicados enviados pela equipe de comunicação interna e RH, bem como as interações em postagens na rede social interna da empresa ou aplicativo de comunicação interna.
Além disso, o feedback pode ajudar a entender como está o nível de engajamento dos funcionários, em conversas com os líderes e gestores nas reuniões one-to-one, por exemplo.
Concluindo…
O trabalho de comunicação interna também consiste em mensurar resultados e acompanhar os principais indicadores que fazem parte desse universo. Para ter sucesso nas ações internas, o embasamento em dados é crucial para direcionar a comunicação com o colaborador ao melhor caminho, seja na escolha do canal em que o conteúdo será transmitido, seja no tipo de mensagem a ser transmitida, bem como sua periodicidade.
Gostou do conteúdo de hoje? Para continuar por dentro dos assuntos relacionados ao universo da comunicação interna, saiba quais são as ferramentas de comunicação interna que aumentam o engajamento dos colaboradores.