Rádio peão: o que é e como combater esse ruído na comunicação interna?
Alguém da empresa lança uma informação no ar, a pessoa capta a mensagem da forma que a compreendeu e assim a conta para outro colega, que conta para outro e… por aí vai. Uma conversa lá, um cochicho cá. Eis a rádio peão, o terror — e com razão — dos profissionais de comunicação interna.
A disseminação de um boato ou fato distorcido de uma mensagem pode ser muito prejudicial para a organização como um todo. A popular fofoca tem o poder de impactar negativamente na qualidade do trabalho dos colaboradores, gerando um ambiente de incerteza, insegurança e evidenciando a falta de assertividade da comunicação interna.
Segundo artigo publicado pela Gallup, os líderes que se comunicam com eficiência e clareza sobre um plano a ser seguido conseguem fornecer mais estabilidade para seus colaboradores.
A seguir, pontos para entender o que é e como evitar a “sintonização” da rádio peão no ambiente corporativo.
O que é a rádio peão?
Em algum momento, já ouvimos falar em rádio peão, não é mesmo? Trata-se de uma expressão informal usada no ambiente corporativo para designar as mensagens que circulam nos corredores e que não são as oficiais transmitidas pela empresa.
Geralmente, a rádio peão surge como um boato ou rumor sobre alguma situação que está acontecendo na empresa, mas que não foi divulgado oficialmente. Esse comportamento é prejudicial para o clima organizacional, gerando notícias falsas e fofocas que comprometem a produtividade dos colaboradores e os resultados da companhia. Um exemplo de uma informação falsa é a demissão em massa de pessoas.
Para minimizar os impactos negativos da rádio peão, a comunicação interna precisa ser trabalhada de forma consistente, transparente e eficiente. A liderança deve se comunicar com as equipes e deixar bem claro as informações que se pretende transmitir. Por exemplo, realizar reuniões semanais com a equipe para alinhar detalhes de projetos e transmitir alguns comunicados importantes sobre os próximos acontecimentos da empresa. Mas para isso, é fundamental aplicar algumas práticas que vão ajudar na diminuição dos ruídos da comunicação e, dessa forma, evitar a rádio peão.
Quais são as ações fundamentais para combatê-la?
Algumas das boas práticas para se combater a rádio peão são as que seguem abaixo. Veja:
- Agilidade na comunicação interna
Existe um comunicado que precisa ser disparado logo? Então solte o quanto antes! Não espere mais que um ou dois dias para comunicar algo que precisa ser informado brevemente para os colaboradores. A agilidade na comunicação é fundamental para evitar qualquer rumor ou suposição errada.
Para permitir que a mensagem alcance todos os colaboradores, um dos canais que pode ser usado é o e-mail. Com ele, é possível disparar newsletters semanais e mensagens mais pontuais com informações específicas para que todos possam ler. Outro canal a ser usado é a TV corporativa com conteúdo dinâmico e uso de imagens e vídeos para transmitir mensagens rápidas e com alto impacto visual para quem estiver no chão de fábrica, por exemplo.
- Transparência na informação e na gestão
A transparência da informação é a chave que vai neutralizar as especulações nos corredores. Quanto mais transparente a gestão com as equipes, menos rumores e incertezas no ar. Forneça o diálogo com os colaboradores, esclareça dúvidas, colha feedbacks e retorne com pontos que precisam ser melhorados. Mas sempre se comunique e informe, sem deixar que o silêncio crie um ambiente nebuloso por incertezas e meias palavras.
É importante que, periodicamente, a empresa também se comprometa a divulgar os principais resultados e indicadores para todos, seja num painel de gestão à vista em TV corporativa ou em reuniões com o time. Assim, todos podem ter acesso a dados pertinentes, como metas de vendas atingidas, NPS de clientes, indicadores de performance e desempenho. E por aí vai.
- Treinar a liderança
A liderança é uma das principais fontes de informação e comunicação imediata com os colaboradores. Nesse sentido, ela serve como importante interlocutora nas relações de trabalho com o time, sobretudo no momento de home office.
Pesquisa divulgada pela Gallup em 2020 traz um dado alarmante. De acordo com levantamento, apenas 13% dos colaboradores concordam que a liderança se comunica de forma eficaz. Por outro lado, 87% afirmam que os líderes deixam espaço aberto para disseminação da desinformação, o que pode resultar na proliferação da rádio peão.
Por isso, para acabar com a rádio peão, é fundamental que o gestor desenvolva uma comunicação saudável com a sua equipe, fornecendo feedbacks periódicos e ser claro nas informações. Também é necessário ouvir o que o colaborador tem a dizer e reforçar os valores da empresa.
Veja neste post sobre os aspectos inerentes à liderança comunicadora.
- Planejamento periódico das pautas de comunicação
Planejamento é tudo, principalmente quando se quer evitar a desinformação e a rádio peão. Por isso, planejar as pautas do que vai ser comunicado para a empresa ajudará na assertividade da comunicação. Reúna as principais informações e comunique os colaboradores, seja por e-mails, TV corporativa ou rede social interna. O importante é ter um cronograma estabelecido.
Se tiver dificuldades para definir pautas, faça uma eleição para escolher representantes de cada área da empresa para colher informações e novidades do departamento em que atuam. Dessa forma, o colaborador também participa da comunicação e se engaja para colher as novidades.
Concluindo…
Quando uma rádio peão está estabelecida e ganha força, isso quer dizer que a comunicação interna não vai bem ou não mostra eficiência. O clima organizacional da empresa fica comprometido e a produtividade dos colaboradores também diminui, já que a incerteza toma conta do ambiente.
Por isso, desenvolver a liderança comunicadora e trabalhar com um processo de comunicação interna que seja transparente, organizado, planejado e ágil, vai ajudar a evitar ou diminuir a presença da rádio peão.
Logo, para isso acontecer, a ferramenta certa tem que estar à disposição do profissional de comunicação interna. Canais como a TV corporativa são excelentes meios para levar a mensagem certa, na hora certa, para os colaboradores.
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