4 vantagens da TV Corporativa para a comunicação de clínicas e consultórios
Trabalhar com a informação em unidades de saúde é fundamental no processo de comunicação com os pacientes. Nesse aspecto, a TV corporativa para clínicas e consultórios surge como aliada, facilitando o desenvolvimento dessa comunicação de maneira rápida e eficiente. Permite, por exemplo, que a mensagem alcance a todos, em diferentes setores onde as pessoas estão localizadas.
Para esse trabalho dar certo, os conteúdos transmitidos precisam ser relevantes, a fim de manter os pacientes, visitantes, médicos, enfermeiras e colaboradores por dentro de tudo. É preciso divulgar informações, como: horários de atendimento, regras da unidade de saúde e informações institucionais. Para isso, é fundamental contar com recurso de comunicação interna, que vai facilitar a transmissão desses conteúdos com mais agilidade.
E de bate-pronto é possível afirmar que há pelo menos quatro tópicos que podem ser classificados como benefícios e vantagens da TV corporativa para clínicas, consultórios médicos e demais unidades da área da saúde. Acompanhe!
1. Reduz a sensação de espera
Contar com a TV corporativa na sala de espera da clínica, do hospital ou do laboratório auxilia na redução da sensação de espera do paciente, visitante ou acompanhante. Isso porque os conteúdos transmitidos ajudam na distração das pessoas, além de oferecer uma boa experiência para quem está no local.
Entretanto, para que a comunicação na sala de espera seja eficaz, é importante que os formatos desses conteúdos sejam dinâmicos e interativos. Além disso, é preciso exibir informações institucionais e úteis. É o caso, por exemplo, de destacar quando os pacientes devem realizar um determinado exame e quais são as regras e procedimentos para tal.
2. Possibilita a segmentação de conteúdo
A TV corporativa possibilita que a mensagem possa ser segmentada de acordo com setores, cargos e unidades. Muitas das vezes, uma mensagem que serve para um local não faz sentido para outro. Logo, é primordial definir os pontos estratégicos que os painéis serão alocados, levando em conta o público que vai assistir aquele conteúdo.
Por exemplo: para corredores, recepção e áreas comuns da clínica é possível aplicar pontos de TV que transmitem comunicados mais gerais e amplos, com conteúdos educacionais e institucionais, bem como notícias de entretenimento e informações para visitantes e acompanhantes.
Em ambientes de triagem podem ser colocadas TVs para os pacientes com conteúdos que mostrem as campanhas de saúde vigentes e as regras do hospital ou clínica. Fora isso, o recurso pode ser utilizado para mostrar como se preparar para os exames, em quais localizações na cidade, estado ou país a empresa de saúde está presente, etc.
3. Oferece uma boa experiência ao paciente
É sempre importante levar em consideração uma boa experiência aos acompanhantes, visitantes e pacientes. Pois é preciso fazer de tudo para que esse tipo de público sinta-se mais à vontade nos momentos de espera, até porque, as pessoas vão às clínicas e consultórios por necessidade e recomendação médica, não por mera vontade.
Com a TV corporativa para clínicas e demais unidades de saúde, como consultórios, é importante o uso de efeitos visuais – mais leves – que sejam dinâmicos e prendam a atenção de quem estiver assistindo. Com isso, é aberta uma oportunidade para reforçar o branding com a apresentação da filosofia da unidade de saúde, o conceito e o propósito da empresa em questão.
Ao oferecer uma boa experiência no atendimento, na consulta e também nas informações que são transmitidas nas telas, existe a possibilidade do paciente retornar à clínica ou à unidade de saúde, bem como recomendá-la para outras pessoas. Só para se ter uma ideia, para 56% dos consumidores, as experiências se tornam boas quando eles encontram ajuda e informação facilmente.
4. Transmite informações importantes em tempo real
Para quem trabalha em uma escala de 24/7, é necessário que os conteúdos sejam atualizados em tempo real e com a máxima agilidade possível. As pessoas que estão nos hospitais e clínicas precisam estar bem informados com horários de atendimento, plantões, etc. Isso vale de pacientes a funcionários do local, passando por acompanhantes e demais tipos de públicos.
Portanto, com a TV corporativa para clínicas é fundamental o uso da tecnologia por meio de um software dedicado e integrado às telas. Por meio de uma só plataforma, o profissional responsável pela comunicação poderá monitorar os pontos de TV que estão em funcionamento, atualizar os conteúdos de uma só vez para todas as telas ou segmentá-lo de acordo com o setor e a unidade onde a clínica está localizada.
Concluindo…
A TV corporativa para clínicas, consultórios médicos e hospitais mostra-se como importante ferramenta na comunicação com pacientes, acompanhantes e colaboradores. Além disso, ajuda a reduzir a sensação de espera na fila de atendimento ou na recepção. É, ainda, capaz de oferecer informações úteis e relevantes para que as pessoas possam estar bem informadas, bem como conteúdos que ofereçam notícias de entretenimento, por exemplo.
Se você ficou interessado e quer conhecer mais sobre como a TV corporativa para clínicas pode ajudar no processo de comunicação, a SuaTV pode te ajudar! Fale conosco e saiba como podemos te ajudar!
Este conteúdo foi publicado originalmente em 27 de maio de 2021 e vem sendo atualizado, desde então.