Ferramentas de comunicação interna que aumentam o engajamento dos colaboradores
Escolher o recurso adequado para se comunicar com os colaboradores faz parte de uma comunicação interna assertiva.
Um estudo feito em 2016 pela Gallup indicou que os locais de trabalho e empresas que possuem alto nível de engajamento dos colaboradores têm 70% menos problemas de segurança. O colaborador que está alinhado com os propósitos da empresa e se sente pertencente a eles, vai desempenhar um trabalho com mais qualidade e atenção.
Nesse sentido, para que o engajamento funcione e os canais de comunicação sejam assertivos, inicialmente é preciso elaborar um plano de comunicação interna que pontue os tópicos que vão dar a direção para as ações.
Dentre esses tópicos, estão: o perfil da sua empresa, o comportamento e idade do público interno, qual o conteúdo e a linguagem que vão ser adotados e as ferramentas de comunicação que melhor se enquadram para fortalecer o engajamento dos colaboradores.
Vamos ajudar você a conhecer alguns dos recursos que podem ser usados na interação com seus colaboradores para alcançar os resultados esperados. Acompanhe:
No início de 2019, o número de contas de e-mails existentes no mundo chegou a 3,8 bilhões, segundo artigo publicado pelo Campaign Monitor. Os públicos da Geração Y e Geração Z mantém-se atualizados por esse canal, seja no trabalho ou na escola, tendo se adaptado com facilidade à ferramenta.
As mensagens do e-mail corporativo podem conter comunicados internos, newsletters, convites de eventos e novidades relevantes. O conteúdo pode ser acessado por diferentes dispositivos, seja em casa ou na empresa.
Trabalhar com elementos visuais ajudam na interatividade do leitor como, por exemplo, gifs e emojis. Eles contribuem para deixar o tom mais leve e bem-humorado. O assunto do e-mail também deve despertar a curiosidade e chamar a atenção para que a mensagem não passe despercebida.
Uma linguagem acessível e conteúdos relevantes também permitem maior proximidade com o leitor da mensagem, não perdendo a qualidade do material. Aliado a isso, com o e-mail você também pode estabelecer pontos de interação, além da resposta.
É possível criar botões na mensagem que levem às pesquisas internas sobre a empresa, confirmação de presença em algum evento, boas-vindas de um novo colaborador e o que mais for adequado para a área na qual deseja se comunicar e engajar.
Importante:
Para mensurar os resultados de cliques e aberturas, considere efetuar o disparo de e-mail por uma ferramenta que permita a geração de relatórios. Através dos números, você consegue identificar quais e-mails engajaram e o que pode ser feito para melhorar o conteúdo do próximo envio.
Revista Interna
As revistas internas — ou newsletters — são veículos impressos de notícias da empresa onde são compartilhadas as informações pertinentes do mercado de atuação da organização. O conteúdo pode mostrar destaques de um período importante, indicadores e resultados, eventos que vão acontecer e destaques do mês para colaboradores que tiveram um excelente desempenho, por exemplo.
Por ser um material físico, o colaborador pode levá-lo para sua casa e compartilhar as notícias com seus familiares, por exemplo. Além de interagir com o material produzido fisicamente, os colaboradores que não possuem acesso ao e-mail, sistema intranet ou rede social corporativa conseguem ter acesso à informação da mesma forma.
As revistas internas até podem parecer algo do passado, mas antes de considerar em abandonar de vez o impresso da sua empresa, estude seu público. Entenda como ele se comporta, realize uma pesquisa organizacional e faça um excelente planejamento de comunicação interna para adotar ou não a ferramenta.
Considere também o investimento para produzir o material. As revistas internas contam com custos de impressão e mão de obra qualificada para diagramar e produzir o conteúdo. Para começar a usar esse canal de comunicação, a sugestão é produzir uma revista digital que não envolva o custo da impressão e disponibilizá-la por e-mail, pelo menos no início da sua veiculação na empresa.
Rede Social Corporativa
A Rede Social Corporativa é uma rede social interna. Todos os colaboradores conseguem interagir de forma dinâmica, onde as diferentes áreas se aproximam e estreitam a comunicação. Por esse canal, é possível compartilhar conteúdos relevantes como comunicados, avisos e mensagens do RH, a fim de potencializar o engajamento dos colaboradores.
Segundo uma pesquisa da We are Social, em parceria com a Hotsuite, 3,8 bilhões de pessoas usavam rede sociais em janeiro de 2020. Isso representa um crescimento de 9% em comparação com a mesma época de 2019, segundo a publicação.
A sua empresa pode criar uma conta no Facebook e Instagram, por exemplo, para se comunicar com os colaboradores e deixar o perfil restrito somente para quem trabalha na empresa. Também é possível contratar uma ferramenta de rede social corporativa que adota as características e funcionalidades das mídias sociais, adequando-se às necessidades de um departamento de comunicação interna.
Trazendo a dinâmica das redes sociais para as empresas, os colaboradores interagem entre si com informações, mensagens e conteúdos que colaborem para o conhecimento técnico e pessoal. É possível fazer enquetes e trabalhar com vídeos, imagens e textos que gerem possibilidades de consumir o material como, por exemplo, treinamentos, palestras, eventos online e dicas de saúde.
Os gestores, líderes e recursos humanos também conseguem estreitar a comunicação com uma linguagem dinâmica, acessível e que seja possível mensurar os resultados do engajamento como, por exemplo, as métricas de curtidas, comentários e compartilhamentos.
Tv Corporativa
Trata-se de um canal de comunicação com grande impacto visual e alcance de mensagem. A TV Corporativa pode ser usada em um local estratégico onde todos possam assisti-la, seja na hora do café, sala de reunião, recepção e áreas de circulação. Ela funciona como um mural digital que fortalece o engajamento e interação.
Com a TV Corporativa você pode gerar conteúdos que promovam a transparência da empresa, o pertencimento do colaborador com a organização e a conexão com a cultura organizacional. A comunicação é direta e acessível a todos, sem gerar ruídos que atrapalham o entendimento e a clareza da mensagem transmitida.
Isso porque é possível segmentar conteúdos para diferentes públicos e pontos de TV, mesmo que sua empresa possua filiais e unidades em outras cidades.
Por meio da TV também é possível divulgar o reconhecimento dos colaboradores que mandaram bem no mês. Dessa forma, mesmo os que não possuem acesso à internet na sua atividade profissional, conseguem estar por dentro das notícias da empresa e novidades do mercado. Assim, a relação com o propósito da organização é fortalecida.
Podemos concluir que…
Você pode optar por uma ou mais ferramentas que façam sentido à sua estratégia. Para isso, é muito importante realizar um planejamento de comunicação interna em que você defina seus públicos, quais são os pontos fortes e fracos a serem trabalhados, os conteúdos que serão disponibilizados e segmentados para as equipes, bem como a linguagem a ser adotada.
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