Dicas de comunicação interna para Hotéis
Você realiza ações de comunicação interna em seu hotel? Como seus colaboradores se sentem em relação à abertura, envolvimento e colaboração? Já perguntou isso a eles?
Se a ideia é proporcionar uma ótima experiência aos hóspedes, esse processo se inicia muito antes dele reservar sua estadia. Começa com os profissionais que farão todo o trabalho até que o ele chegue e viva essa experiência.
São ações que transformam todos os setores, passando desde os mais operacionais, os de relacionamento com os clientes, até os próprios hóspedes. E, além disso, investir em comunicação interna trará grandes resultados para o seu hotel. Afinal, colaboradores motivados trabalham muito melhor.
Públicos
O primeiro passo é conhecer o público a quem vai comunicar. É um tópico essencial, já que nem sempre dá para utilizar o mesmo canal de comunicação para públicos diferentes. O que pode ser assertivo para um, talvez não seja para o outro.
Dessa forma, avalie seu quadro de funcionários e vá separando-os em grupos de públicos para que depois você alinhe-os aos canais de comunicação que, realmente, irão atingí-los.
Canais
Você vai encontrar jornais e revistas periódicas, TV Corporativa, e-mail marketing, aplicativo, blog, e muitos outros. Como você já definiu os públicos, agora vai ser mais fácil decidir qual ou quais canais você vai inserir na sua comunicação interna. A ideia é que todos os colaboradores sejam atingidos, então esse passo também tem extrema importância.
Pense em canais que todos eles tenham contato. Será que todos têm acesso aos e-mails, será que todos têm smartphones, o hotel oferece acesso à internet a todos os funcionários? São perguntas que você tem que se fazer antes de decidir qual meio usar.
Uma ideia pode ser o refeitório do hotel. Um local que todos (ou praticamente todos) frequentam e que podem tirar um tempo para se distraírem. Assim, podem assistir a programação da TV, podem ler uma revista, entre outros. Tudo vai depender, é claro, do seu público.
O que fazer?
Informar
Utilize os seus canais de comunicação para informar os seus funcionários sobre o que acontece no hotel. Abra espaço para destaques de cada equipe, aniversariantes do mês, conquistas e premiações dos funcionários e do próprio hotel. Fale, também, sobre datas especiais, como Dia Mundial do Turismo, Festa Junina, Natal, dentre outras.
Envolver
Promova ocasiões para que os colaboradores interajam entre si e se conheçam. Aproxime as equipes, o chefe do colaborador, etc. Faça com que eles se envolvam e crie um bom relacionamento entre eles. Isso melhorará muito o clima organizacional do seu hotel, fazendo com que o trabalho entre eles seja cada vez mais colaborativo e engajado.
Isso pode acontecer em happy hours, campeonatos esportivos, bolo para os aniversariantes do mês, café da manhã, etc. Use da criatividade para uní-los e criar a oportunidade dessa interação.
Motivar
Lembra que falamos lá em cima que funcionários motivados trabalham muito melhor?! E trabalham mesmo. Eles recebem uma injeção de ânimo, produzem muito mais e, ainda por cima, felizes. Então, não deixe de motivá-los.
Faça com que eles se sintam importantes. Um lugar em que se sinta valorizado e reconhecido pelo trabalho é, com certeza, uma empresa de que não se quer sair.
Você pode apostar desde simples presentes, dias de folga, day off no aniversário, até grandes reconhecimentos, viagens, cursos, jantares, bônus no salário, entre outros.
Abrir as portas
Dê abertura para ideias, estimule perguntas e comentários, conte sobre planos futuros, progressos e resultados.
Não deixe de fazer pesquisas de satisfação para que eles avaliem o hotel como um todo, que avaliem seus gestores, e que os gestores os avaliem. Assim, é possível que todos tenham um feedback sobre seu trabalho e que possam, dessa forma, tomar diferentes atitudes para melhorarem ou se aperfeiçoarem ainda mais.
Conclusão
Você vai perceber que essas ações vão refletir nos resultados dos funcionários e vão criar um ambiente cada vez melhor para se trabalhar. E isso influencia, diretamente, na experiência de hospedagem do seu cliente!
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