Como engajar funcionários usando TV Corporativa
O sucesso de uma empresa depende praticamente de seus funcionários. Não é nenhuma genialidade concluir que trabalhadores engajados, entusiasmados e comprometidos com suas tarefas impactam positivamente nos resultados das organizações. É aí que entra o papel de uma TV Corporativa. Acontece que muitas empresas não calculam o prejuízo quando o contrário acontece. Nos Estados Unidos, segundo uma pesquisa do Bureau of National Affairs, as empresas perdem cerca de 11 bilhões de dólares por ano como resultado da rotatividade de funcionários. Para evitar isso, o time de marketing pode auxiliar o RH a reter colaboradores talentosos dentro das organizações.
A resposta geralmente está nas relações gerenciais. Um estudo nacional da Dale Carnegie Training concluiu que 29% dos funcionários nas empresas são “totalmente engajados”. enquanto 29% são desengajados. Isso significa que 42% não estão completamente engajados e, consequentemente, produtivos. Com base nesse cenário, vamos mostrar com a utilização da TV Corporativa dentro das organizações pode reverter o número acima:
Como usar a TV Corporativa para engajar os funcionários
De acordo com a Array Interactive, é necessário trazer engajamento todos os dias, adaptando a linguagem com a cultura estabelecida dentro da empresa. Além de focar no engajamento em todos os níveis e lugares das organizações, é importante também falar com os funcionários com base nas necessidades que eles têm.
Essa tecnologia — também chamada de sinalização digital — permite que as organizações otimizem tempo para comunicar os funcionários, transmitindo uma mensagem integrada de forma consistente e atrativa visualmente. Vamos destacar abaixo alguns benefícios e dicas que esse recurso pode oferecer:
- A sinalização digital estabelece a linguagem da marca e a cultura corporativa. A TV corporativa é importante para representar sua empresa como um local de trabalho onde seus funcionários podem se orgulhar de participar. Com a sinalização digital, é possível reforçar os valores da organização e mostrar seus produtos e serviços para os consumidores.
- Em um estudo conduzido pela Harvard Graduate School of Business, 72% dos entrevistados consideram que o reconhecimento de funcionários de alto desempenho é significativo para o engajamento. A TV Corporativa ajuda a reconhecer os méritos dos funcionários de uma maneira interativa, desde prêmios formais, a comentários positivos de colegas ou saudações de aniversário. Tudo isso pode ser postado instantaneamente nas telas espalhadas pela empresa.
- De acordo com o estudo da Deloitte University, a transparência corporativa é um elemento crucial para manter os funcionários engajados. Use sinalização digital para relatar notícias importantes, como desempenho da empresa, estratégias e metas de negócios mais amplas. O mesmo relatório de Harvard citado anteriormente corrobora isso, uma vez que as estratégias de liderança sênior e as metas de negócios claramente comunicadas são importantes para 70% e 69% dos funcionários, respectivamente.
- A inspiração é outro fator que os líderes devem implementar, como recomenda a Universidade Deloitte. A TV Corporativa contribui para um ambiente de trabalho mais animado. Adaptar a linguagem da empresa nos moldes do perfil dos funcionários é um atrativo, como citações engraçadas e memes, fotos e até mesmo curiosidades interessantes. Ao publicá-las nos displays digitais, pode, contribuir para um ambiente mais vivo.
- Se as empresas fazem eventos internos ou externos, realizam campanhas ou happy hour, por que não divulgar na TV Corporativa? Esse recurso deve ser utilizado como uma ferramenta para divulgar tudo isso, além de funcionar estrategicamente para reter a atenção dos colaboradores na programação.
- O Instagram é a rede social do momento. De acordo com um relatório da Social Media Trends 2018, 80% das marcas têm investimentos nessa plataforma. Com base nisso, outra maneira de engajar os funcionários é criando um Instagram apenas para os profissionais da empresa. Essa é outra alternativa para publicarem suas fotos quando não estão trabalhando. Por um sistema de integração, as fotos são divulgadas diretamente na TV Corporativa.
O funcionário é a estrela principal da TV
Os colaboradores de hoje — especialmente os Millennials — precisam sentir que estão fazendo algo que realmente vale a pena no ambiente corporativo. A TV Corporativa é uma maneira de mostrar ao funcionário uma visão ampla dos acontecimentos e resultados, para que ele enxergue e valorize seu próprio trabalho.
Quando colaboramos na construção de qualquer coisa, o sentimento é de pertencimento do projeto, como se fôssemos o dono dele. Com a TV Corporativa não é diferente. É uma oportunidade para abrir espaço para que o colaborador ajude na construção do conteúdo da sua empresa e deixá-lo mais engajado. Outra maneira de fazer isso é por meio de pesquisas, procurando entender quais assuntos o funcionário gostaria de ver passando nas telas. Essa prática — que deveria se tornar um ritual dentro das empresas —, vai aproximá-lo ainda mais da TV Corporativa e, consequentemente, engajá-lo com as ações divulgadas no mural digital.
No Comunique-se, por exemplo, a TV é bem trabalhada e atualizada semanalmente. Os funcionários são colaboradores ativos, contando diversas novidades (dicas de viagem, de leitura, lugares que visitou, promoções, conquistas pessoais entre outras). Além de deixar o ambiente mais descontraído, as pessoas se sentem importantes dentro da organização.
Conclusão
Quando não se tem equipes comprometidas com a missão de uma empresa, apaixonadas pelo seu trabalho, dispostas e prontas para trabalhar juntas, é mais difícil de obter sucesso ao longo do tempo.
Enquanto 90% dos executivos entendem a importância do engajamento dos funcionários, menos de 50% entendem como lidar com esse problema, segundo a Delloite. A incorporação da tecnologia da sinalização digital no ambiente de trabalho é uma maneira muito eficaz de engajar os funcionários. Trouxemos algumas dicas de como fazer isso e, ao mesmo tempo, o impacto negativo para as empresas quando não existe motivação para se trabalhar. O infográfico abaixo da Good.co, publicado no site da revista americana Entrepreneur, traz uma visão mais ampla do que foi abordado neste post.