Tipos de aplicação de gestão à vista
A atualização dos dados na gestão à vista permite o acompanhamento do que está acontecendo na empresa: processos avançados, reconhecimento de pontos positivos e negativos e atividades realizadas e pendentes. É essencial a integração das equipes no processo de engajamento e dedicação para que a estratégia dê certo e os resultados aconteçam.
Portanto, é necessária a utilização de um sistema de atualização, que é a TV Corporativa. “É uma ferramenta muito ágil de comunicação interna que permite a integração entre todos e a comodidade para que os funcionários saibam – de forma rápida e direta – as principais informações que devem daquela semana” Patricia Costa, relações públicas da Allergan.
O site Nortegubisian citou alguns tipos de gestão à vista:
Kanban
Esta é a ferramenta desenvolvida por Taiichi Ohno, ex vice-presidente da Toyota Motors, inspirado no conceito de supermercado, em que as prateleiras eram reabastecidas apenas quando esvaziadas, o termo Kanban é de origem japonesa e significa literalmente “cartão” ou “sinalização”.
Essa aplicação tem como finalidade controlar a produção e a movimentação de materiais e reduzir custos, eliminando o que for desnecessário na produção.
O Kanban serve para sinalizar e instruir a produção nos momentos exatos em que novas demandas surgem. O objetivo principal é permitir uma fina sintonia entre a gestão do estoque e a produção.
Dashboards
Dashboards são indicadores agrupados e representados por gráficos para facilitar a compreensão e a interpretação de dados. Pode ser utilizado também para uma comparação e análise de desempenho.
Para o funcionamento ideal, os painéis devem ser atualizados constantemente para demonstrar a realidade das informações. Com sistemas de informação, isso é possível ser feito de uma forma automática.
“A ferramenta vem ganhando espaço no mercado. O valor de implementação está caindo devido à maior utilização e as empresas, principalmente de serviços, já notam as vantagens de aplicação do dashboard corporativo para seu negócio”, afirma José Antonio de Farias, analista de sistemas da Signove Tecnologia.
Reuniões de resultado com gestão à vista
As reuniões de resultado possuem o objetivo de avaliar evoluções, identificar dificuldades e estabelecer novas ações.
Neste contexto, a gestão à vista funciona para uma visualização mais rápida do que é necessário para a reunião e otimiza o processo, já que os participantes estarão com as informações atualizadas de uma forma diária antes do encontro.
Isso acelera o tempo da reunião e faz ela ser mais focada. O que é uma necessidade, já que, segundo uma pesquisa do Wall Street Journal, o tempo gasto pelos funcionários nas reuniões aumenta cerca de 10% ao ano, desde 2000 e, conforme dados da Effective Meetings, 73% das pessoas trabalham em outras coisas durante as reuniões.
Baixe nosso material ‘5 dicas para potencializar sua Comunicação Interna’ e veja o que você precisa fazer para ter colaboradores engados e propulsores da sua marca.