Mandou bem! Destacar colaboradores é boa prática de comunicação interna
Colaboradores, quando reconhecidos, se tornam muito mais produtivos. Confira práticas de comunicação interna para reconhecimento
Além de investir em tecnologia de ponta, as empresas precisam se destacar pela excelência e qualidade da área responsável pelos recursos humanos. É necessário garantir que os candidatos estejam aptos a determinada vaga para que possam se desenvolver juntamente com a empresa.
Todo ambiente corporativo conta — ou deveria contar — com profissionais de valor, que se destacam, batem metas, superam expectativas e ajudam colegas de trabalho.
Funcionários que encaram qualquer desafio, e com os quais a empresa pode contar em qualquer situação, são comprometidos e disciplinados, além de estarem sempre buscando soluções para os problemas, não abandonando projetos no meio do caminho.
Por isso, manter os bons valores dentro da empresa e dentro do seu quadro de colaboradores, é de total interesse da empresa. Afinal, são os valores que influenciam a eficiência do funcionamento corporativo, sendo importantíssimas para o sucesso da empresa.
Oferecer um bom ambiente de trabalho em relação às outras empresas é de extrema importância para manter os colaboradores engajados. Para manter bons funcionários, um dos recursos utilizados é o reconhecimento financeiro, como aumentos e promoções.
Porém, nem sempre aumentos e promoções satisfazem o colaborador. No dia a dia de trabalho, existem ações que fazem com que ele se sinta prestigiado de outras formas, como os programas de incentivo.
Programas de incentivo
Ter uma boa comunicação interna na empresa é uma meta entre os gestores e líderes. Para que isso ocorra, é preciso estar atento às principais tendências de tecnologia, conhecer bem a empresa e as áreas que existem dentro dela, além de promover programas de incentivo para os colaboradores.
Confira, abaixo, as principais ações de reconhecimento do Grupo Comunique-se, que podem ser colocadas em prática na sua empresa:
- Elogio presencial: “tocar o sino’’
Para compartilhar grandes vendas ou então o reconhecimento de um colaborador com a empresa inteira, há um sino na sala principal do escritório, que é acionado pelo gestor e, logo depois, é compartilhada a novidade.
- Editoria ‘’Mandou bem’’ na TV corporativa
Com o uso da TV corporativa, é possível segmentar diversos conteúdos para serem transmitidos para seu público interno e externo. Você pode criar a editoria “‘Mandou bem’’. Ela serve para destacar os colaboradores ou a equipe que bateu meta e conseguiu finalizar suas tarefas.
- ‘’TED’’ para os demais colaboradores
Criado para que os colaboradores consigam disseminar seus conhecimentos para a empresa, o ‘’TED’’ do Comunique-se é um treinamento no qual o tema é escolhido pelo colaborador. Cada TED tem duração de uma hora e é aberto para todos os demais funcionários. Mas a participação, registre-se, não é obrigatória.
- Divulgar reconhecimento vindo de clientes
O reconhecimento vindo de clientes para as equipes também é algo importante a ser compartilhado para toda a empresa. Dessa forma, todos são reconhecidos pelo bom trabalho, além de gerar incentivo a boa produtividade de todos.
- Editoria ‘’Aí eu dou valor!’’ na TV corporativa
Toda empresa possui missão, visão e valores. Por meio da campanha ‘’Aí eu dou valor!’’, o colaborador escreve algo para um colega em um cartão personalizado relacionado aos valores da empresa e logo depois entrega para o mesmo. Com isso, o reconhecimento entre colaboradores aumenta e o ambiente se torna mais agradável.