Campanhas de prevenção de doenças na empresa
Promover campanhas de prevenção de doenças na empresa serve como prestação de serviços aos colaboradores. Veja como fazer uma boa campanha e ganhar maior audiência
Você sabia que a conscientização é o primeiro passo para se prevenir de algo? As campanhas são de importância de todos para prevenir doenças no Brasil e no mundo. Além de conhecer as formas de prevenção, esse tipo de ação contribui para a qualidade de vida de todos, não somente dos colaboradores da empresa.
A empresa precisa estar por dentro das notícias e principais campanhas de prevenção que acontece mundo afora. Afinal, é interessante para a própria corporação informar sobre ações preventivas, o que pode fazer com que atos simples, como usar álcool em gel, possam fazer com que colaboradores adoeçam ou transmitam vírus como o da gripe comum..
Adotar medidas como essa ajuda a empresa a conscientizar seus próprios colaboradores, que, em termos informativos, repassam tais informações e atos preventivos para suas famílias e amigos. Torna-se questão de utilidade pública.
Importância de campanhas internas
Investir em campanhas de endomarketing significa fazer com que o colaborador se sinta satisfeito e vista a camisa da empresa, tornando a equipe mais engajada em seus trabalhos.
Quando os colaboradores não são informados sobre o que acontece na empresa, é natural que comece a ocorrer ruídos na comunicação trazendo problemas futuros nos resultados internos.
Um dos benefícios trazidos para a empresa devido a uma boa comunicação é o compromisso em demonstrar a valorização pessoal e profissional de cada funcionário, como em campanhas de prevenção de doenças, por exemplo.
Como criar campanhas de prevenção de doenças na empresa
As campanhas são para o público interno e externo. Esse tipo de comunicação deve ser direta. É preciso estar atento aos textos e imagens que serão utilizados e qual imagem será utilizada na campanha. O principal nesse trabalho é fazer com que o público-alvo compreenda a mensagem divulgada. Sem ruídos. É preciso ser didático.
Além disso, o uso de hashtags pode aumentar o engajamento da equipe e a visualização do conteúdo nas redes sociais da empresa.
Palestras
Para alcançar a saúde na sua empresa, é preciso sair da rotina e inovar nas atividades para os colaboradores, criando um ambiente de trabalho mais agradável e confortável para todos.
Para promover palestras, você pode escolher um tema atual, como o do Coronavírus, por exemplo, e um bom profissional da área de saúde para falar sobre o vírus, prevenção e cuidados diários que devemos ter para não transmitir a doença.
Logo após o evento, você pode pedir feedback para as equipes, sobre o que eles acharam, além de divulgar nas redes sociais da empresa. Veja algumas palestras que já tivemos nesse sentido.
1. ONG União e Apoio no combate ao Câncer de Mama (UNACCAM)
No Grupo Comunique-se, foi realizado um bate-papo sobre conscientização como parte da campanha interna de Outubro Rosa. A ONG União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama (UNACCAM) foi convidada para falar sobre prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante seu discurso, a voluntária Clarísia Ramos, mostrou como fazer o autoexame. Ela explicou, ainda, que a doença pode atingir homens também. Sua apresentação fez com que um dos colaboradores do time percebesse que estava com ginecomastia (e procurasse um médico). Foi um momento de aprendizado para o time, que é formado por mulheres e homens.
2. TransEmpregos
Convidamos também a consultora e mentora sobre inclusão, diversidade e humanização Maite Schneider, fundadora da TransEmpregos, para falar sobre diversidade. Maite Schneider é co-fundadora do projeto TransEmpregos, que já empregou milhares de pessoas trans em trabalhos formais. Além de dar um golpe no preconceito em relação a gênero, a palestra contou com momentos de dicas relacionadas à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
Principais ferramentas
1. Utilizando TV Corporativa
Por meio da TV corporativa, você pode criar templates personalizados sobre a doença e segmentar seu conteúdo para ser transmitido nas TV’s da empresa, para o público interno e externo. Pode, inclusive, fazer uso de vídeos que sinalizem, em pouco tempo, como se prevenir de determinado mal.
Dessa forma, todos irão se manter bem informados sobre a doença e práticas de prevenção. Além disso, por meio de feeds de portais jornalísticos, é possível transmitir as principais notícias com números atualizados da doença.
2. E-mail como prestação de serviços
Utilizar o e-mail para prestação de serviços pelo RH ou departamento de comunicação da empresa pode tornar a divulgação sobre prevenção de doenças melhor, além de ser ponto de apoio de outros canais, ajudando colaboradores a organizar suas agendas para acompanhar os eventos que acontecerão na empresa, como as já mencionadas palestras, por exemplo.
3. Rede social corporativa
A rede social corporativa oferece proximidade aos colaboradores com a empresa e faz com que todos saibam do que está acontecendo. Além de potencializar a comunicação entre todos da empresa, aumenta o engajamento e a motivação do time. É possível divulgar avisos do RH e fazer posts com dicas, assuntos do momento, prevenção e práticas da empresa.
Concluindo…
Ações simples no dia a dia, como lavar bem as mãos de forma rotineira, ajudam pessoas a ficarem prevenidas de determinadas doenças. E uma empresa pode ter papel importante nessa questão de saúde pública. Disseminar por meio de seus canais de comunicação interna informações sobre prevenções de doenças faz, certamente, com que colaboradores absorvam essas práticas e melhor ainda: repassem para mais pessoas ao seu redor. É a parte de comunicação interna servindo como meio para prestação de serviços.