Aplicativo corporativo é alternativa para manter a comunicação interna ativa em tempos de home-office
A pandemia do novo coronavírus causou grandes impactos na sociedade, tanto no âmbito da saúde, quanto em questões econômicas. No mundo corporativo não foi diferente. Tal crise obrigou empresas a se adaptarem ao contexto do cenário atual e, principalmente, a se transformarem digitalmente. Com a expansão do home-office, devido à necessidade do isolamento social, a comunicação interna se tornou um desafio ainda maior. Agora, em meio ao distanciamento, é primordial encontrar alternativas para transmitir comunicados com precisão e manter o engajamento. Nessa hora, o aplicativo corporativo surge como uma alternativa extremamente eficaz.
Para manter a comunicação interna ativa neste período de home-office, equipes responsáveis pelo setor precisaram se renovar e se reinventar — na maior parte das companhias. Afinal, neste momento, mais do que nunca, é primordial estar ainda mais próximo dos colaboradores. Pois o estresse causado pelo isolamento social, atrelado diretamente à mudança de rotina e as incertezas sobre tal crise, podem causar danos à saúde e prejudicar diretamente a produtividade.
Nessa hora, a comunicação se torna ainda mais fundamental. Não apenas no âmbito de transmitir informações e recados sobre a empresa. Mas ganha um papel primordial: auxiliar e estar próximo das pessoas. Por isso, os meios digitais nos permitem manter a proximidade mesmo à distância. No cenário atual, a aproximação virtual sem dúvidas é fator crucial para manter uma rotina saudável de trabalho e, ao mesmo tempo, manter os comunicados internos circulando com praticidade e dinamismo.
Aplicativos Corporativo
O aplicativo corporativo é o canal ideal para realizar uma comunicação interna à distância com precisão. No geral, sabemos que a TV Corporativa costuma ser o meio escolhido pelas empresas. Porém, a maior parte das organizações estão com profissionais trabalhando em home-office. Na prática, o ambiente interno está vazio. Não há circulação de profissionais. Isso significa dizer que, muitos televisores estão desligados no momento.
Em contrapartida, a comunicação interna não pode parar e os comunicados precisam chegar ao público-alvo final de forma clara e objetiva. Neste momento, as funções e os benefícios do app corporativo surgem como uma grande alternativa. Cada vez mais, estamos conectados e sintonizados ao smartphone. Portanto, não há problemas de aderência por parte dos colaboradores em utilizar o aplicativo da empresa.
Com o aplicativo corporativo, é possível manter a comunicação de forma segmentada. Há como filtrar o público interno por cargo, região, unidade e até mesmo por setores. Assim, os direcionamentos são efetuados de forma direta e totalmente personalizada. Para garantir que não haja ruído e falhas nos comunicados, basta utilizar o dashboard de relatório para visualizar os resultados de cada ação.
Com os dados em mãos, é possível analisar a quantidade de pessoas que abriram os recado. Assim, há como garantir que todos tenham sido impactados e munidos de informações, a fim de manter os profissionais engajados e cientes dos caminhos que precisam seguir. Com upload de imagens, vídeos e até mesmo com a possibilidade de interação em via de mão dupla entre emissor e receptor, a ferramenta entrega uma comunicação personalizada, dinâmica e interativa.
Apesar de ser incomum, há pessoas que não possuem celular. Mas isso não significa dizer que tal profissional não será atingido positivamente pelos recados da empresa e a integração entre os colaboradores. O aplicativo corporativo possui uma versão web que pode ser acessada por qualquer dispositivo. Além disso, há como configurar uma integração extremamente eficiente entre a TV Corporativa e o App.
Integração com a TV Corporativa
Na prática, o conteúdo que está veiculando nos televisores, será transmitido também pelo aplicativo direto na tela do celular dos colaboradores. Para empresas que, neste período de home-office estão atuando com uma quantidade de colaboradores reduzidos no ambiente interno é uma integração que pode garantir a entrega da comunicação para todos.
Para os colaboradores que precisam se locomover até o ambiente interno da companhia (será impactado pelas TV’s) e, ao mesmo tempo, permite entregar o conteúdo interno ao restante da equipe que está trabalhando de forma remota (será impactados pelo aplicativo corporativo). O uso de uma ferramenta não elimina o uso da outra. Na verdade, são poderosas ferramentas de comunicação interna que se complementam.
Além disso, há outros aplicativos que podem contribuir neste período de distanciamento social. Listamos, abaixo, 6 Apps para facilitar a rotina e manter a comunicação interna e a integração da equipe ativa.
Podemos dizer que esse é considerado o aplicativo mais utilizado pelas pessoas atualmente. O app permite o envio de mensagens instantâneas, compartilhamento de fotos/vídeos e videochamada, por meio de uma conexão com a internet.
Pode ser utilizado (desde que haja um consentimento entre partes) para comunicações rápidas que envolvam questões corporativas. Dúvidas pontuais e aprovações de materiais que não necessariamente exige uma reunião formal. Além disso, é possível criar grupos para facilitar a comunicação tanto por setor quanto por unidades.
Mas, em via de regra, o WhatsApp pode ser aplicado principalmente para manter a integração entre a equipe mesmo à distância. Conversas pessoais, compartilhamento de conteúdos que não tenham ligação com a empresa e, principalmente, descontração após o expediente, por exemplo. É fundamental para manter o entrosamento do time.
Telegram
O Telegram é o aplicativo ideal para realizar transmissões rápidas de informações, como o de semelhança o WhatsApp. O que te difere é que o Telegram é utilizado por grupos de pessoas que tem uma finalidade mais objetiva – maior parte das vezes por profissionais do mundo corporativo.
Skype Business
Este um dos Apps mais utilizados pelo mundo corporativo no qual possui uma capacidade de suportar videoconferências com até 250 usuários simultâneos. Além de ter a facilidade de criação de grupos e realização de chamadas.
Com sua capacidade de resistir a videoconferências com diversas pessoas, este app é adequado para reuniões, treinamentos — pois é possível compartilhar a tela — e até mesmo para mensagens rápidas.
Zoom
Um aplicativo que vem se destacando nos últimos anos e que tomou conta pelas universidades e instituições de ensino para adotar o meio de aulas via videoconferência, devido a sua qualidade e praticidade ao utilizar.
Ferramenta com alta capacidade de realizar videoconferências, este é indicado para realização de reuniões, aulas e webinars.
Sabemos que o Instagram é uma rede social na qual é possível realizar compartilhamento de fotos e vídeos. Maior parte da rede é dominada por influenciadores, para que seja utilizada como uma forma de divulgar trabalhos, e até mesmo, o seu dia a dia. Com isso, a maioria das pessoas possuem essa rede social para acompanhá-los e consequentemente, muito de seus colaboradores.
Para aproveitar este canal já conhecido por muitas pessoas, é possível criar um perfil privado onde só pessoas autorizadas, conseguem ter acesso aos conteúdos publicados. Este então, é um canal de auto aproximação com os colaboradores, além do mais, aumentar o engajamento entre eles.
Hangouts
Com diversas opções disponíveis no mercado, o Hangouts é considerado uma das ferramentas mais utilizadas pelas grandes empresas – principalmente pela equipe de vendas.
Por ser integrado com o Google, ele possibilita a criação de eventos na agenda e gerando assim, um link automático para a sua reunião. Com ele é possível realizar reuniões com até 100 pessoas, compartilhamento de tela e envio de arquivos.
Conclusão
Em virtude do que foi mencionado, é importante ressaltar que independente de qual for a ferramenta que a empresa definir, o foco principal é manter o seu público interno o mais próximo e o mais informado possível – seja ela na empresa ou em home-office. Cada empresa conhece o seu estilo de trabalho e com isso, trabalha com a ferramenta que mais se enquadra para os envios de comunicados. Mas, isso não impede de trabalhar somente com um aplicativo. O mais indicado e essencial é entregar os comunicados de forma assertiva – capaz de atingir todos os colaboradores.
Vale lembrar que a comunicação interna é um dos pontos mais estratégicos de uma empresa. Com ela é possível engajar os colaboradores e acima de tudo manter o ambiente organizacional hábito para exercer as atividades – ambiente harmônico e motivador – consequentemente, tem o aumento da produtividade e motivação do funcionário exercer sua função com boa qualidade.
Sendo assim, é fundamental entender que momentos de crise, são necessários para aprender enxergar novas formas de se reinventar. Além de valorizarmos ainda mais a tecnologia, é preciso tirar proveito do que ela pode nos agregar.