Dia dos Pais na empresa: 6 ações de endomarketing + kit de materiais para divulgação
As datas comemorativas são uma ótima oportunidade para gerar engajamento entre os colaboradores e organizar ações que estimulem a participação de todos.
O Dia dos Pais está logo aí, e com ele surge a oportunidade das empresas investirem em ações que demonstrem o valor e importância das figuras paternas que fazem parte do time. Logo, nesse contexto, o endomarketing se faz presente como uma importante ferramenta para estimular a participação do time e fortalecer o engajamento, indicador importante para os resultados e produtividade dos colaboradores e companhia.
E por falar em engajamento, segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Gallup, o engajamento de colaboradores cresceu em 2022, atingindo o recorde de 23%, o que significa que o colaborador sente a importância de seu trabalho e também a conexão com seus colegas, líderes e pares.
Por isso, ações que valorizam e colocam o colaborador em destaque contribuem no fortalecimento da relação com a organização, e são importantes de serem investidas, como é o caso do Dia dos Pais. Logo, para que a campanha na sua empresa seja um verdadeiro sucesso, separamos 6 ações de endomarketing imperdíveis para que você possa realizá-las tanto de forma presencial quanto online. Assim, você pode transformar essa data numa experiência memorável.
Acompanhe!
6 ações de endomarketing para o Dia dos Pais na sua empresa
É hora de colocar a mão na massa e pensar em projetos e ações que serão realizados para engajar os colaboradores. É importante que o RH e a equipe de marketing trabalhem em conjunto para criarem o planejamento das ideias, quais serão as propostas, cronograma de ação e próximos passos.
Por isso, veja 6 ideias de ações que podem ser realizadas na sua empresa para a campanha de Dia dos Pais de maneira criativa e que estimule a participação de todos os colaboradores.
1. Mural de fotos
Crie uma exposição de fotos dos pais com seus respectivos filhos, juntamente com mensagens especiais e histórias marcantes que ambos vivenciaram. Peça para que cada pai envie o material ao RH, a fim de que seja produzida a divulgação.
Dessa forma, as fotos e mensagens podem ficar expostas em um mural visual nas áreas comuns da empresa, seja ele físico ou digital, como corredores, refeitório e área operacional, por exemplo.
2. Vídeo homenagem
Que tal convidar os filhos para prestarem uma homenagem para seus papais? Pode ser uma mensagem de carinho, um agradecimento ou o que o pai representa para ele/ela. Basta uma câmera de celular e um roteiro, pronto, o vídeo está feito. Assim, com uma boa edição, é só divulgar para todo o time e fazer uma surpresa para os papais colaboradores.
O RH e time de marketing podem publicar nos canais de comunicação interna, como a TV corporativa ou rede social corporativa para que todos possam assistir. Caso tenham crianças no vídeo, é importante pedir uma autorização para a pessoa responsável para que a imagem deles seja exibida.
3. Presentes e lembranças
Quem não gosta de receber um mimo ou uma lembrança, não é verdade? Para o Dia dos Pais na empresa essa também é uma ação que sempre cai bem para presentear e demonstrar carinho. Logo, alguns presentes simbólicos podem ser presenteados, os quais destacamos abaixo:
- Cesta com canecas e almofadas personalizadas;
- Kit de barbear;
- Porta-retrato personalizado e com uma foto especial com os filhos;
- Cesta de chocolate;
- Carteira;
- Squeeze.
Vale pensar na experiência para realizar a entrega desse presente. Por exemplo, convide os pais em uma sala (física ou virtual) juntamente com sua família para compartilhar o vídeo homenagem citado no tópico anterior e, assim, presenteá-los nessa ocasião, aproveitando para fazer uma surpresa emocionante.
4. Game em família
Por falar em experiência, que tal promover uma brincadeira com os pais e sua família valendo um prêmio bem especial? Assim, todos podem interagir e descontrair, garantindo a participação da ação proposta pela empresa.
Defina uma brincadeira em que todos possam jogar juntos, por exemplo, jogo da memória, adivinhe o desenho, STOP, entre outros. Assim, quem conseguir mais pontos somados em todas as rodadas, ganha um super prêmio de Dia dos Pais, como ingressos para o cinema ou alguma atividade cultural para curtirem juntos.
A ideia é promover um jogo em que os pais, esposas e filhos possam participar, como se fosse um time. A ação pode ser realizada de forma virtual em uma sala de videoconferência, dando a possibilidade para que todos possam entrar, acompanhar e brincar, tanto os que estão presencial quanto os que estão remotamente.
5. Palestra e roda de conversa
Promover o conhecimento sobre a paternidade pode ajudar a reforçar ainda mais a relação com os filhos, a educação desempenhada e o equilíbrio entre o trabalho e vida pessoal, com tempo e dedicação para viver o papel de ser pai.
Logo, o RH pode organizar uma série de atividades como palestras, workshops e uma roda de conversa entre os pais para que seja possível compartilhar experiências, trocar diálogo e disseminar conhecimento sobre os desafios da paternidade e a importância dessa figura na vida dos filhos.
6. Crie uma programação exclusiva para os canais internos
O sucesso do engajamento também está na divulgação da campanha, logo, é importante pensar em maneiras atrativas para garantir a participação de todos na ação de endomarketing. Desenvolver um conteúdo específico e atrativo que explique tudo o que vai acontecer na empresa sobre o Dia dos Pais vai garantir que todos estejam por dentro.
Mas para isso, é importante caprichar no material, como ele será apresentado e também os canais de comunicação que serão usados, garantindo que a mensagem chegue para todos. Por exemplo, o e-mail, rede social interna, TV corporativa, entre outros.
Por falar em TV corporativa…
Caso você tenha ou pretenda implantar a TV corporativa em sua empresa, desenvolva uma programação exclusiva para a campanha de Dia dos Pais com um conjunto de divulgação das principais atrações, como:
- Templates personalizados com as fotos dos pais e filhos do time;
- Vídeos dos filhos dos colaboradores com uma mensagem bem especial para transmitir na TV corporativa. Imagine a reação dos papais da empresa? Vai ser emocionante;
- Indicações de lugares para comemorar a data com os pais;
- Quiz para adivinhar quem é o pai daquele colaborador;
- E muito mais, deixando a criatividade fluir.
Kit de comunicação para o Dia dos Pais
Para ajudar na divulgação da campanha de Dia dos Pais na empresa, baixe gratuitamente o kit completo de materiais personalizados para comunicação desenvolvidos pela SuaTV. Realize uma campanha especial na sua organização e tenha acesso a templates exclusivos para:
- TV corporativa;
- E-mail Marketing;
- Wallpaper;
- Banner para redes sociais;
- Stories.
Concluindo…
É fundamental que os profissionais de endomarketing e comunicação interna procurem realizar alguma ação dentro da empresa para gerar maior proximidade com o time no Dia dos Pais. Essas homenagens colaboraram para um melhor relacionamento entre os colaboradores e a empresa, fazendo com que eles se sintam ainda mais pertencentes à organização, além de serem valorizados e reconhecidos.
E aí, gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe quais ações realizar na sua empresa para o Dia dos Pais, como engajar os colaboradores e integrar todo o time, é hora de colocar em prática!
Não deixe de conferir os nossos conteúdos sobre TV corporativa, comunicação interna e endomarketing. Inscreva-se em nossa newsletter e receba materiais exclusivos!