Tipos de conteúdo para TV corporativa e mídia indoor: quais são os mais usados pelas empresas?
A TV corporativa e a mídia indoor são dois canais de comunicação que fazem parte do universo da sinalização digital. Graças ao seu poder de dinamismo, alto impacto visual e interatividade com o público, a informação pode ser transmitida de forma mais ágil e dinâmica.
Para que seja possível alcançar os resultados com a comunicação interna nas empresas e também com o público externo em lojas e pontos de venda, é fundamental estabelecer os conteúdos que estejam alinhados com o contexto do seu negócio e perfil do público. Assim, é possível posicionar sua marca e, também, fomentar a cultura da empresa.
Por isso, é necessário escolher o tipo certo de conteúdo a ser veiculado na sua programação.
Com base em uma pesquisa interna com os clientes da SuaTV, você vai ver neste material quais os 12 tipos de conteúdo mais usados pelas empresas que possuem a TV corporativa e a mídia indoor como canais de comunicação, seja para os colaboradores das organizações quanto para o público externo. Acompanhe!
Quais são os 12 tipos de conteúdo mais usados em TV corporativa e mídia indoor?
Conteúdos para comunicação interna:
1. Vinheta de programação
Uma vinheta de programação pode ser, de forma simplificada, um vídeo contendo a animação do logotipo da empresa e a chamada para o canal de comunicação interna, neste caso, a TV corporativa. Ou até mesmo um vídeo mais elaborado, contendo palavras-chave e frases de efeito que indiquem a programação que será exibida na TV.
Essa vinheta pode ser adicionada no início ou no meio da programação, garantindo um respiro entre conteúdos. Este material serve para reforçar a sua TV corporativa como uma canal oficial de comunicados da empresa, além de definir o tipo de conteúdo a ser exibido, bem como deixar um aspecto muito mais profissional.
2. Comunicados de gente e gestão
A área de RH da empresa contém assuntos totalmente relevantes para os colaboradores e que devem ser comunicados de forma rápida, a depender do assunto. Portanto, vale utilizar a TV corporativa para falar sobre os seguintes temas:
- Benefícios da empresa;
- Boas práticas;
- Programação de feriados;
- Vagas disponíveis;
- Treinamentos e eventos corporativos;
- Adição de novos colaboradores;
- Entre outros assuntos relacionados às pessoas geridas pela empresa.
3. Reconhecimento
Uma empresa bem-sucedida é aquela que faz o colaborador se sentir parte da empresa, afinal, são eles que fazem o negócio acontecer. Uma boa prática é dar visibilidade a essas pessoas que estão constantemente “colaborando” com a organização. Portanto, utilize conteúdos para a TV corporativa que vão destacar os colaboradores e evidenciar suas conquistas. Tais conteúdos podem fazer a diferença na sua programação e estarem relacionados a:
- Aniversariantes;
- Promoções e quem mandou bem na área;
- Comemoração do tempo de casa;
- Mostrar o que o colaborador fez nas férias (fotos da viagem, atividades, etc.).
4. Saúde e bem-estar
Cuidados com a saúde e a promoção do bem-estar são importantes para a vida. Dessa forma, introduzir conteúdos rápidos com dicas de cuidados com a saúde, como: lembretes para beber água, fazer alongamentos e práticas de higiene, além de garantirem uma quebra na programação institucional, reforçam a importância de determinadas práticas para manutenção da saúde do colaborador.
Vale ressaltar que conteúdos com dicas de lazer fora do trabalho e saúde mental também entram nessa categoria.
5. Redes sociais
Sua empresa possui redes sociais voltadas para o colaborador? A TV corporativa pode te ajudar a divulgar os outros meios de comunicação utilizados pela empresa para integração dos colaboradores. Seja a rede social corporativa, grupos de whatsapp ou a famosa intranet. Graças à tecnologia de integração da TV corporativa com outras plataformas, é possível divulgar os outros canais existentes na empresa, onde ele pode se manter informado.
6. Ações e campanhas da empresa
Que tal engajar os colaboradores sobre as ações e campanhas da empresa por meio da TV corporativa?
Muitas organizações criam campanhas de arrecadação de agasalhos e itens de higiene no inverno. Ações relacionadas a datas como Dia das Mães, Dia dos Pais e as cores do mês, como o Outubro Rosa, por exemplo, também são muito comuns. Por isso, a divulgação em vários locais da empresa, como a TV corporativa, ajuda a envolver todos os departamentos na causa e garantir uma melhor colaboração pela iniciativa.
7. Datas comemorativas
Falando em campanhas, outro tipo de conteúdo bem semelhante são as datas comemorativas de cada mês, como por exemplo, Festa Junina, Dia do Enfermeiro, Dia das Pessoas com Deficiência Física, etc.
Os materiais temáticos que ilustram as datas comemorativas do mês têm a relevância em informar, divertir e até emocionar o público interno. Esse tipo de conteúdo traz mais leveza e diversificação para a programação.
Conteúdos para comunicação externa:
Existem empresas que apostam na comunicação por tela por meio da mídia indoor como uma forma de se posicionar através da sinalização digital. Com isso, elas buscam informar e engajar seu público externo, ou seja, clientes que compram em um supermercado ou pacientes que esperam na recepção para serem atendidos. Para esse caso, separamos alguns tipos de conteúdo que englobam essa finalidade.
8. Vídeo institucional
A história da empresa, assim como sua missão, valores, cultura e conquistas, são conteúdos que podem fazer parte de um vídeo institucional. Segundo a Prosa Press, “há uma tendência de atração mais positiva em relação ao audiovisual. O uso de vídeos aumenta a relevância do conteúdo online, acarretando maior visibilidade da organização.”
Vale ressaltar que os vídeos institucionais que reforçam ideias e valores de uma marca tornaram-se uma tendência no início da pandemia em 2020 e ainda estão em alta nos tempos atuais com poucas chances de declínio.
Logo, exibir esse conteúdo na TV para o público externo promove a imagem e reforça a essência da empresa, gerando conexão e identificação com a sua persona.
9. Cases de sucesso e depoimentos
Que tal reforçar o que seus clientes têm falado sobre você? Esse tipo de conteúdo gera maior credibilidade e reforça como sua empresa pode ser a solução para o público que procura o produto ou serviço, oferecendo uma prova social de um case que deu certo e garantiu ótimos resultados.
Colha depoimentos e comentários, e exiba de maneira atraente na TV corporativa, sempre destacando a mensagem de quem falou, seja por um formato de texto ou vídeo gravado com o cliente.
10. Redes sociais
Assim como na comunicação interna, é importante mostrar todos os canais disponíveis para o seu cliente saber mais sobre você. Por isso, divulgar as redes sociais da empresa, como Instagram, Facebook, sites e canais de Youtube ajudam o seu público a estar sempre acompanhando a marca e os conteúdos atualizados que são postados nas páginas da sua empresa.
11. Produtos e promoções
Usar a TV corporativa como uma vitrine para divulgar seus produtos e serviços pode ser uma boa estratégia para destacar o que a empresa oferece, além de deixar seu cliente a par de tudo que ele pode precisar! Sem contar que o meio ambiente agradece, já que não há a necessidade de impressão de papel para divulgar as campanhas.
Na programação, é possível destacar as promoções do dia, itens mais vendidos, os diferenciais do seu serviço e os profissionais que estão por trás deles.
12. Avisos rápidos
Para finalizar, vale a pena apostar na programação de avisos breves, como senhas de wifi, medidas de segurança, sinalizações, dias de funcionamento, entre outros avisos que sejam importantes.
Concluindo….
Os tipos de conteúdos mencionados foram os assuntos mais encontrados nos diversos canais e marcas, analisados em nossa pesquisa. Portanto, podemos considerar que esses temas geralmente atendem a necessidade de comunicação das empresas.
No entanto, existe uma variedade de conteúdos, além dos mencionados, que podem ajudar na estratégia de gestão e comunicação da sua empresa.
Lembre-se, eles podem ser usados tanto na comunicação interna quanto externa, onde promovem a divulgação da empresa, entretenimento e orientação dos clientes nos ambientes onde as TVs serão alocadas.
Entenda para quem e onde irá implementar a sua TV corporativa e comece a engajar seu público com esse canal de comunicação que é um ótimo aliado das empresas. Ele permite o envolvimento dos colaboradores, ajuda na visualização e valorização da marca, reforçando o senso de pertencimento e equipe.
Agora que você já sabe como a TV corporativa é uma ótima ferramenta, que tal contar com a SuaTV para alavancar a forma como você se comunica? Fale com nossos especialistas hoje mesmo e saiba mais!