Como mensurar os resultados da sua comunicação interna
Já falamos algumas vezes a respeito da importância da comunicação interna para as organizações. Mas você sabe como ela é mensurada? Como são definidas suas métricas e indicadores de performance?
Dentre os resultados obtidos, muitas vezes, não há tangibilidade ou ganhos financeiros. O que dificulta a mensuração. Porém, é possível criar métricas próprias em cima das metas e objetivos estratégicos da área responsável.
Vamos então os principais fatores de um planejamento e acompanhando de métricas da comunicação interna:
Definição de metas
O primeiro passo é definir as metas de comunicação interna. Existem alguns métodos utilizados nas empresas para tal finalidade, como o de OKR’s, que indicam como estabelecer seus objetivos e deixar tudo mais claro na hora de medir seu sucesso final.
O importante é não exagerar na quantidade e escolher as mais relevantes para o crescimento da organização. Lembrando que elas têm de ser claras, realmente alcançáveis, temporais (definição de prazos) e mensuráveis.
Definição de ações
Uma maneira fácil de saber se seus resultados estão sendo alcançados é ter bem claro quais ações você vai fazer para alcançar cada objetivo. Se uma ação específica ou campanha é concluída com sucesso, você sabe que está no caminho certo em busca de suas metas.
Definição de indicadores de performance
Quer saber se suas ações e objetivos estão sendo concluídos? Tenha metas individuais e micro ações para cada membro da equipe responsável pela comunicação interna. Como os KPI’s, que medem a evolução operacional.
ROI
O cálculo de ROI (Retorno Sobre Investimento) é um método bastante eficaz quando pretende entender o custo benefício das suas ações. Quer saber se seu investimento em comunicação interna está valendo à pena? Resultados maiores que valores monetários investidos são bons indicadores.
Pesquisas e feedbacks
Uma ótima forma de saber se seus colaboradores estão sendo informados corretamente é os perguntando diretamente! Pesquisas e formulários de feedback lançados por e-mail são muito utilizados para acompanhar o desenvolvimento das atividades e os resultados alcançados.
Retenção
Se um dos objetivos da comunicação interna é colocar todos os colaboradores na mesma página e gerar engajamento e motivação, o tempo de casa é um indicador de sucesso.
Produtividade
Assim como a retenção, o nível de performance de todos os funcionários passa pela responsabilidade da comunicação interna. Adotar métodos de mensuração como os KPIs é o indicado para ser acompanhado de perto pelos líderes e gestores.
Engajamento
Colaboradores engajados, promoções internas e participações nas campanhas de endomarketing são resultados de uma boa comunicação.
Portanto…
Depois de um planejamento todo estruturado com métricas, indicadores, métodos e períodos, os resultados mensurados devem ser apresentados à diretoria e à toda a empresa.
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