6 tendências de comunicação interna
A comunicação interna que não está em constante movimento corre sério risco de estagnar e perder o engajamento dos funcionários. Por isso hoje selecionamos para você 6 tendências de comunicação interna que merecem sua atenção e que podem transformar a sua empresa!
1 – Comunicação segmentada: quantos públicos internos você tem?
Quando falamos de público externo a diferença fica mais clara, mas e quando olhamos para dentro da empresa, quantos públicos será que temos? Identificar esses públicos e segmentar a comunicação interna de maneira a contemplar todos os perfis, tornando o diálogo mais compreensível para todos, é uma tendência que já está sendo colocada em prática por algumas empresas e tem surtido grandes resultados. Que tal provar também?
2 – Redes sociais corporativas: todo mundo conectado o tempo todo
É inegável que as redes sociais mudaram a maneira com que as pessoas se relacionam na internet, então por que não aproveitar essa facilidade na sua empresa? Ao criar uma rede social corporativa, você estimula a troca de ideias e informações e torna a comunicação interna mais ágil, gerando engajamento e estimulando a criação de conhecimento coletivo, um dos maiores bens que uma empresa pode ter.
3 – Digital Signage (Tv Corporativa)
Outra tendência que já faz parte do mix de comunicação interna de muitas empresas é o digital signage, ou seja, telas interativas que fornecem todo tipo de informação e entretenimento para os funcionários com apenas alguns toques. O investimento é recompensado com funcionários mais independentes e comprometidos com a empresa. Baixe o infográfico que mostra como engajar a sua tv corporativa.
4 – Vídeos para maior interação e envolvimento
Os vídeos estão com tudo quando o assunto é comunicação interna. Envolventes e dotados de recursos que outros canais de comunicação não conseguem concentrar, como textos, imagens e sons, os vídeos atraem a atenção dos funcionários, que retêm a informação com maior qualidade.
Treinamentos, falas de diretores, comunicados importantes, comemorações, tudo pode ser eternizado com um vídeo. Portanto, não deixe esse recurso de fora do seu mix de comunicação interna! Veja o que você pode fazer com o audiovisual.
5 – Gamification
O gamification vem com tudo para estimular a participação dos funcionários e gerar engajamento. Utilizando-se de estratégias de jogos em contextos diversos, o gamification é uma ferramenta lúdica, que torna a busca pelos resultados da empresa uma verdadeira gincana onde quem sai ganhando é o funcionário.
É possível aplicar o gamification em eventos da empresa, em treinamentos e até no dia a dia, com quizzes e jogos de negócios, visando ensinar, entreter e informar os funcionários.
6 – Mobile para todos
O rápido crescimento dos dispositivos mobile incutiu nas empresas o medo da falta de produtividade e atenção, contudo, é possível tornar os smartphones e celulares ferramentas perfeitas para uma comunicação interna mais eficaz.
Os aplicativos de mensagens instantâneas, o acesso remoto a computadores de trabalho, a edição de documentos a partir dos dispositivos mobile e até as reuniões por videoconferência podem servir aos propósitos da comunicação interna e tornar os funcionários mais engajados e dispostos a resolver questões de trabalho em qualquer lugar, a qualquer hora. Ainda não tem um app?
E você, identificou alguma dessas tendências na sua empresa? Para te ajudar ainda mais, baixe o nosso e-book ‘Comunicação Interna: Como usar TV Corporativa’ e veja como uma das tendências citadas nesse conteúdo pode ajudar na comunicação com seus colaboradores.