5 dicas para evitar ruídos na comunicação interna
Muitas vezes as empresas se preocupam em se comunicar com seus clientes e se esquecem de falar com o seu próprio público. A comunicação interna busca promover o contato com o cliente interno das organizações, fazendo com que informações importantes cheguem a todos. Dessa forma, definir estratégias de comunicação interna para evitar ruídos na empresa é fundamental para manter um bom relacionamento com os colaboradores e promover um ambiente de trabalho prazeroso.
Ficou interessado no assunto? Então leia este artigo e confira 5 dicas para evitar ruídos na comunicação interna do seu negócio:
Promova a cultura do diálogo
Dialogar sempre é uma ótima opção para esclarecer as questões. Por isso, incentive a conversa entre seus colaboradores e, principalmente, entre eles e os gestores. Além disso, é aconselhável promover feedbacks. Ouvir os funcionários é muito importante para identificar pontos a serem trabalhados —e melhorar não só a comunicação interna, mas a empresa como um todo.
Garanta que a mensagem foi entendida
Muitas vezes os problemas de comunicação interna são gerados porque o gestor fala uma coisa e o colaborador entende outra. Para evitar que isso aconteça, certifique-se de que a mensagem foi entendida pelo empregado. Também é preciso criar um ambiente no qual todos os funcionários têm liberdade para esclarecer as suas dúvidas.
Crie canais para se comunicar com os colaboradores
É muito comum que informações relevantes cheguem aos colaboradores de maneira informal, por meio da famosa “rádio peão”. Para evitar os ruídos comuns nesse tipo de comunicação, é importante estabelecer canais para falar com os funcionários diretamente.
Pensando nisso, é preciso desenvolver um plano de comunicação interna, no qual você deve identificar quais são meios — como newsletters, jornais murais e TV corporativa — que irão gerar mais resultados para o seu público. Afinal, de nada adianta enviar newsletters com conteúdo relevante se boa parte dos seus empregados não tem acesso a computadores, não é verdade?
Realize reuniões informais
Realizar reuniões informais, durante o café da manhã, por exemplo, são excelentes oportunidades para conversar com os colaboradores e, principalmente, para se aproximar deles. Além disso, nesses momentos é possível conseguir informações importantes sobre como anda a satisfação dessas pessoas com o local de trabalho.
Mantenha os funcionários motivados
Promova treinamentos e valorize o seu funcionário para melhorar os resultados da empresa. Também é importante que toda a equipe esteja sempre conectada e interagindo, uma vez que o trabalho de um depende do outro. Imagine se um setor não conversa com o outro, por exemplo. Com certeza haverá desencontros e os resultados serão prejudicados.
Sem dúvidas, a comunicação interna é um grande desafio para as empresas e, por isso, é fundamental definir estratégias nessa área. Só assim os negócios conseguem evitar problemas com a comunicação e garantir um bom ambiente de trabalho para todos!
Agora conte para a gente: o que a sua empresa faz para evitar ruídos na comunicação interna? Deixe suas dicas registradas nos comentários! E não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber todas as novidades direto no seu e-mail!