5 motivos para realizar confraternizações em sua empresa
Em épocas de fechamento de metas e planos, muitas empresas esquecem de algo que pode parecer menos relevante do que outras atividades, porém, leva uma grande importância, que são as confraternizações entre colaboradores.
Tão aguardada quanto as férias, não importa seu tamanho e grandiosidade. O importante é celebrar as conquistas. Neste post vamos te mostrar 5 motivos pelos quais você não deve esquecer (jamais!) na hora de decidir se vai fazer ou não a confraternização em sua empresa.
1. Integração entre as pessoas
A integração entre colaboradores é uma estratégia de Recursos Humanos muito utilizada na entrada de novos funcionários, para dar as boas vindas.
Em geral, nas confraternizações de final de ano as empresas têm como objetivo comemorar e unir os funcionários em uma festa para encerrar um ciclo, celebrar os resultados e carregar as energias para o próximo ano.
No entanto, mais do que promover uma festa, a confraternização precisa ser uma ocasião de integração entre funcionários, um momento de descontração em que os colaboradores que se dedicaram para obter os resultados organizacionais possam trocar contatos e conhecer melhor seus colegas de trabalho, melhorando o ambiente interno da empresa.
2. Celebração é sempre bem-vinda
É muito comum as empresas realizarem confraternizações para celebrar a chegada do fim de um clico, mas, independente da época, o importante é comemorar sempre que houver motivo. Metas batidas, conquistas de funcionários, projetos realizados ou premiações são alguns exemplos de motivos que podem e devem ser comemorados.
Festejar esses momentos exibe um pouco dos valores da empresa e demonstra que a celebração e agradecimento pelas conquista não aparecem somente no final do ano, quando o clima fica mais propício para festas, mas, também, no decorrer dele, quando existem ocasiões importantes para comemorar.
3. Líderes conhecem os funcionários nas confraternizações
Além de celebrar as conquistas da empresa e promover festas para a integração, as confraternizações proporcionam um excelente momento para melhorar o relacionamento interpessoal dos profissionais da empresa e pode ser um canal interessante para que os membros da gestão conheçam melhor seus colaboradores.
Na correria do dia a dia talvez seja difícil perceber cada profissional que se dedica internamente, o que cada um faz, quem são e, até mesmo, o que fazem nos dias de lazer e quais são os seus hobbies.
Diante disso, tanto para gestão como para as equipes de trabalho, aproveitar as festas pode ser, também, um momento de se destacar e fazer networking.
4. Reconhecimento dos colaboradores
O momento de festejar também deve ser usado para reforçar ao colaborador que ele é reconhecido pela empresa e uma dica interessante é sempre iniciar as comemorações com algumas palavras de agradecimento do presidente ou outro gestor.
Um discurso previamente organizado, exibindo os valores da empresa, agradecendo a dedicação de todos e finalizando com uma salva de palmas é uma boa forma de começar a festa, que já vai iniciar com um clima alegre e em que todos se sentirão especiais pela empresa, que além de promover o evento, mostra que se preocupa e que reconhece o valor da sua equipe.
5. Satisfação interna
Para a empresa, promover esses encontros de festividade é um investimento na qualidade de vida dos colaboradores, pois são momentos valiosíssimos de cooperação entre equipes e de relacionamento interpessoal.
Porém, não é só o colaborador que sai ganhando com isso, a consequência para empresa está no aumento da produtividade dos funcionários que, ao se confraternizarem, tendem a melhorar seu desempenho no trabalho, já que estarão mais motivados diante do reconhecimento exposto pela empresa.
Gerar o sentimento de dono da empresa no colaborador faz com que ele se sinta parte do negócio e essa é uma estratégia eficaz para empresas que buscam times de alta performance e que querem construir resultados baseados em equipes de qualidade, que alcançam grandes resultados!
Este conteúdo foi publicado originalmente em 2 de fevereiro de 2017 e vem sendo atualizado, desde então.