6 canais de endomarketing digital
Endomarketing digital é uma atual vertente do marketing que vem despertando cada vez mais interesse de empresas de todos os portes, e que tem como objetivo principal promover a conexão entre o departamento de marketing junto com o de RH. Desde sua origem, o endomarketing é trabalhado para melhorar o clima organizacional, fortalecendo as relações internas da empresa, a fim de motivar os colaboradores a comprarem a visão, a missão e os valores da empresa, e atingirem suas metas com maior facilidade.
O e-mail foi o primeiro canal que foi inserido ao endomarketing digital e, desde então, novos canais foram surgindo (e esperamos que isso não pare nunca, pois só temos a ganhar!).
Canais de endomarketing digital
Confira quais são os principais canais que devem ser utilizados para promover o endomarketing digital dentro da sua empresa:
1. E-mail
O e-mail é hoje amplamente reconhecido como uma ferramenta de comunicação. Grande parte das pessoas possuem o hábito de conferir a caixa de correio eletrônico diariamente, e essa prática já faz parte do cotidiano de um número crescente de pessoas. Antes, o e-mail era acessível à apenas uma parcela da sociedade, mas hoje é amplamente difundido na nossa cultura.
E existe uma forma mais pessoal de se comunicar diretamente com seus colaborares como através de e-mail? Nos últimos anos, esta ferramenta vinha sendo questionada quanto a sua eficácia, isso porque, é alto o volume de informações que chegam até nós, todos os dias, lotando a nossa caixa de entrada com o que não é relevante. Porém, ao contrário do que muita gente acredita, o e-mail ainda é uma forma bem eficaz de comunicação.
Através dele é possível enviar mensagens rapidamente e atingir todo o seu público de uma só vez. Ou enviar mensagens pessoais ou somente para um grupo de pessoas. Você pode separar o seu público interno em listas, como: comercial, marketing, RH, e criar campanhas para se comunicar de forma eficaz com cada uma das áreas internas de uma empresa.
Muitos debates promissores acontecem via e-mail, isso porque, esta é uma ferramenta que dá voz a todos, e a possibilidade de contribuir de forma direta para o futuro da empresa, já que o e-mail tem agilidade de envio e de resposta.
2. Vídeos
Os vídeos estão com tudo quando o assunto é comunicação interna. Envolventes e dotados de recursos que outros canais de comunicação não conseguem concentrar, como textos, imagens e sons, os vídeos atraem a atenção dos funcionários, que retêm a informação com maior qualidade.
Treinamentos, falas de diretores, comunicados importantes, comemorações, tudo pode ser eternizado com um vídeo. Portanto, não deixe esse recurso de fora do seu mix de comunicação interna! Veja o que você pode fazer com o audiovisual.
3. Blog
Houve um tempo em que o “blog do presidente” tornou-se o queridinho das empresas. Funcionou e funciona até hoje. Deu a oportunidade ao colaborador de ouvir e compreender as motivações do líder da empresa, e provoca uma sensação de proximidade por conhecer mais de perto a direção da empresa.
Com isso, a diretoria aproveitou o canal para motivar o colaborador, mostrando em uma linguagem mais pessoal a importância de cada um dos colaboradores, os benefícios que a empresa oferece, e as motivações em cada um em atingir (e superar) suas metas. Empresas como o Grupo Comunique-se utilizam o blog corporativo para mostrar ações de endomarketing, como integrações entre os times, happy hours, benefícios e espírito “EVQV” – E Vamo Que Vamo, sigla que percorre emails dos colaboradores em uma ação de incentivo criada por seu CEO, Rodrigo Azevedo.
4. TV Corporativa
Você certamente já leu alguma mensagem de uma TV Corporativa enquanto estava na sala de espera do médico, na fila do fast food, em shoppings, recepção de empresas e até mesmo em ônibus e metrôs. Estas “televisões” passando imagens, vídeos, textos, fotos, notícias do trânsito, do tempo, entre diversos tipos de mensagens, são o que há de mais moderno e atual em comunicação interna, endomarketing e comunicação com o público por meio de redes digitais.
Também conhecidas como mural digital ou mural eletrônico, a TV Corporativa é um sistema online que chega para substituir o velho e tradicional jornal mural de empresa onde circulavam mensagens para funcionários, avisos para os clientes e que demandam um ciclo um tanto quanto trabalhoso em sua atualização (seja ela mensal, quinzenal ou diária) e depende-se de várias mãos até que a mensagem fosse disponibilizada no mural.
Das estratégias de endomarketing digital, a TV corporativa é um dos principais canais para divulgar e promover a frequência das campanhas internas, como divulgar festas internas, reconhecer funcionários, destacar novidades na empresa, anunciar novos colaboradores, interagir com quiz, vídeos motivacionais, aniversariantes da semana, entre outras notícias para sua comunicação interna.
5. Intranet
A intranet é uma rede privada de compartilhamento de informações. Ela oferece a possibilidade de abrir espaço para comentários, enquetes, fóruns, entre outros recursos aos colaboradores. Porém, no geral, é utilizada apenas para o fornecimento de informações da empresa de maneira top-down (de cima para baixo), por meio de um emissor que figura como a “voz da empresa”.
Ao utilizar a intranet, a empresa se relaciona com o público interno em uma via de mão única, que serve apenas como um centralizador de conteúdos, onde a organização irá divulgar notícias, armazenar formulários e informações relevantes para os funcionários.
Em algumas empresas, a intranet é o único canal de comunicação interna; porém, ela é apenas mais um dos inúmeros canais. Independente da configuração, a intranet não se estrutura como uma ferramenta de diálogo entre as áreas, equipes e empresa. Ela apenas atua como um banco de dados compartilhado.
A ferramenta, apesar de digital, é estática e limitada em sua arquitetura da informação e, por isso, pode ser pouco atrativa. Como canal de endomarketing digital, a intranet precisa contemplar os propósitos estratégicos da empresa, ultrapassando barreiras que vão desde a sua interface, até os materiais trabalhados, para conseguir promover engajamento.
6. Aplicativo
Quem é que consegue ficar longe de seus smartphones? E quando acaba a bateria? Pois é. Somos viciados em comunicação e entretenimento, logo, temos sempre um “filho” em nossas mãos. Então, que tal aproveitar esse gancho e promover um aplicativo voltado à sua comunicação interna?
Essa é a ideia de diversas empresas que utilizam um aplicativo de comunicação interna. Trata-se de um aplicativo específico para comunicação interna, onde cada colaborador possui um login para acesso em que a gerência da empresa possa mensurar acessos e interações, além de distribuir entre as funcionalidades do app, conteúdos de interesse da comunicação interna, RH e endomarketing digital, como, por exemplo, enviar mensagens “push notifications” para determinadas áreas da empresa incentivando a conquistar uma premiação com o batimento das metas.
O primeiro passo é criar uma conta corporativa e convidar seus colegas de trabalho para se juntarem à rede. Depois é só começar a criar e a divulgar, de forma ágil e fácil, postagens com áudio e vídeo, e compartilhar entre grupos ou até mesmo em seu próprio canal. Normalmente, é possível seguir todos seus colegas de trabalho para acompanhar suas atualizações ou checar quais são as postagens mais populares entre eles e, se gostar, é só ativar notificações ou alertas para canais específicos.
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