Comunicação interna: bom relacionamento entre empresa e os funcionários
Uma boa empresa trata os funcionários como seres humanos e não números. A comunicação interna aproxima a organização do colaborador
A comunicação interna é uma área da comunicação integrada que está focada em ações nos funcionários de uma empresa. É com ela que ocorre a troca de informações que são importantes e estratégicas. A mensagem a ser passada pode variar dependendo dos objetivos que forem colocados. Uma TV corporativa pode ser utilizada, por exemplo, para estipular metas para um certo setor, tendo as informações passadas em monitores estratégicos posicionados para atingir somente aquele grupo de pessoas.
Aproximação com o funcionário por meio da comunicação interna
Com a TV corporativa, a empresa pode passar informações como: objetivos, missão e valores. Além disso, pode-se veicular sobre prêmios e outros dados que sejam de valor para os seus funcionários. É possível, por exemplo, passar dicas de viagens para as férias, informar datas de aniversário dos funcionários, mostrar pessoas que foram promovidas e muito mais! É importante ter diferentes editorias na TV corporativa. A comunicação interna cumpre esse papel de aproximação entre a empresa e o colaborador.
Acolhimento de novas pessoas
Começar em um novo local de trabalho é um grande desafio. No início, é sempre um pouco difícil, até acontecer a adaptação. São pessoas novas, funções diferentes e metas a atingir. A comunicação interna auxilia no acolhimento de novos colaboradores, que já ficam por dentro de como a empresa funciona e também se sentem mais engajados por saberem que o funcionário é valorizado e também fica sempre alinhado com os propósitos da corporação. Pesquisa realizada pelas agências Ação Integrada e SocialBase destaca que 74% dos setores de comunicação interna têm seus objetivos vinculados aos da organização.
Outros meios de comunicação com o colaborador
Além da TV corporativa, a empresa pode utilizar de outros canais, como a intranet, e-mail corporativo, mural, rede social corporativa, caixas de sugestões abertas e anônimas para que os funcionários informem e deem opiniões sobre a empresa, reuniões e, se for o caso, videoconferências. Essas ferramentas são aliadas da comunicação interna e de grande importância para que o funcionário esteja a par de tudo que está acontecendo e o que vai acontecer em seu local de trabalho.
Conclusão
Quando cumpre as funções descritas acima, a empresa está agindo com transparência e se aproximando de seus funcionários. A comunicação interna é importante para o bom andamento do relacionamento entre funcionário e empresa, evitando rotatividades e tendo um colaborador cada vez mais engajado com os objetivos da corporação. Além disso, valorização de pessoas é um ponto a ser seguido em todos os locais, não somente em ambientes corporativos.