Gestão à vista: como aplicar em sua empresa
A gestão à vista tem a função de deixar conteúdos à vista dos colaboradores e gestores de uma empresa, como ferramentas como TV corporativa ou mural digital. São conteúdos que, normalmente, carregam informações essenciais e que influenciam no andamento do trabalho e que contribuem para a continuidade de projetos, com acompanhamento de equipes e visualização do avanço de metas.
A própria empresa, ou cada setor, define quais são os principais indicadores a serem avaliados. Assim, organizam as informações em quadros que vão sendo atualizados frequentemente, dispostos em locais estratégicos e que consigam atingir todos os colaboradores e gestores.
A estratégia de gestão à vista pode beneficiar, e muito, a rotina de uma empresa. Veja os principais benefícios:
Benefícios da gestão à vista
Acompanhamento de resultados
Os colaboradores e os gestores conseguem acompanhar os resultados e a performance individual e/ou de toda a equipe e de seus colegas de empresa. O que reforça a importância das atividades e da dedicação de todos os profissionais para atingir metas.
Análises de indicadores
Com a atualização constante dos resultados, toda a equipe está de olho no que está acontecendo e consegue, assim, ter respostas rápidas e analisar desenvolvimento do trabalho. Fazer análises em cima de indicadores para saber o que precisa ou não melhorar e focar no seu trabalho.
Tomada de decisão
Com as análises e atualizações frequentes – diariamente ou semanalmente, de preferência – é possível tomar decisões rápidas ou reagir a contratempos. Isso porque, com a gestão à vista, você já sabe como anda o seu projeto ou o seu faturamento deste mês, por exemplo, e consegue agir rapidamente para reverter algum quadro negativo, ou preparar próximas ações antecipadamente.
Engajamento e motivação de colaboradores
Com a atualização constante de cada membro da equipe de colaboradores é mais fácil envolvê-los no andamento de projetos e da empresa, motivando-os a alcançarem as metas em conjunto, o que aumenta a produtividade.
Reforço de cultura focada em resultados
Com a gestão à vista, é possível reforçar a cultura focada nos objetivos, com as informações em visualizações constantes e geridas pelos líderes da empresa. Estes que, além de contar com as ferramentas como a TV Corporativa, devem implementar na comunicação interna da empresa o foco em resultados.
Como aplicar gestão à vista em sua empresa?
A atualização dos dados permite o acompanhamento do que está acontecendo na empresa: processos avançados, reconhecimento de pontos positivos e negativos e atividades realizadas e pendentes. É essencial a integração das equipes no processo de engajamento e dedicação para que a estratégia dê certo e os resultados aconteçam.
Alguns fatores devem ser levados em consideração ao aplicar gestão à vista nas empresas. São eles:
- Preparar gestores para utilização da ferramenta e definição da estratégia para implementar de forma eficiente gestão à vista na empresa;
- Definir responsabilidades para atualização de dados, promoção do engajamento entre os colaboradores e reforço da comunicação interna e motivação;
- Estabelecer indicadores que serão destacados. Selecione o que for essencial acompanhar com frequência, informação demais pode prejudicar a estratégia.
Gestão à vista ajuda o acompanhamento de métricas e indicadores da empresa para todos os funcionários. Ver como andam os resultados é bom para todos terem conhecimento se estão perto ou não dos objetivos para terem cada vez mais dedicação, engajamento e foco.
Para saber mais, baixe o nosso material ‘Gestão à Vista: Como usar TV Corporativa‘ e adote você também essa ferramenta em sua empresa!