O Endomarketing como estratégia de gestão de pessoas
Se os seus funcionários se sentem parte essencial do negócio, se orgulham do ambiente de trabalho e valorizam as ações de comunicação interna, você está no caminho certo do endomarketing e gestão de pessoas em sua empresa.
O endomarketing é uma ferramenta de enorme potencial de influência no desempenho das pessoas, por isso, deve fazer parte de suas estratégias de comunicação e marketing. Confira neste post como o endomarketing é utilizado como ferramenta estratégica de gestão de pessoas.
Endomarketing
O endomarketing é uma junção de ações entre o RH e o setor de marketing de uma empresa com o objetivo de trazer melhores experiências aos funcionários no seu próprio trabalho e no ambiente organizacional, fazendo que os colaboradores se conheçam, interajam e colaborem uns com os outros.
Este marketing interno realiza ações para melhorar a comunicação entre empresa-colaborador e aumenta a interação entre os colegas de trabalho, motivando-os à interação entre as equipes.
Na cultura do endomarketing um colaborador que se sente parte da empresa tem uma percepção diferente do seu trabalho, o que contribui para o ambiente em que atua, melhorando, consequentemente, os resultados que eles dão à organização.
O maior desafio é fazer com que os colaboradores sejam aliados da sua empresa, que se sintam parte dela e responsáveis pelos resultados.
O Endomarketing para gestão de pessoas
Pesquisas indicam que profissionais que trabalham motivados, fazendo o que gostam, em um ambiente colaborativo, rendem muito mais também. A produtividade será maior, assim como os resultados de cada um, que aumentará sucessivamente.
Sendo assim, o endomarketing e o RH visa a gestão de um relacionamento com os colaboradores no intuito de gerar fidelização e melhorar os desempenhos. Entre suas ações mais comuns, podemos destacar: peças gráficas (em banners ou telas eletrônicas), festas ou happy hours, e-mail marketing, manuais empresariais educativos, vídeos institucionais, gamefication, palestras e etc.
Numa relação de troca, os colaboradores acabam “comprando” os ideais da empresa e “vendendo” a organização para o público externo como resultado de sua satisfação. Dentro do Endomarketing, os principais objetivos são: integração, descontração, retenção e motivação.
O endomarketing é uma importante ferramenta de gestão de pessoas por buscar a informação e união de todos os funcionários e o engajamento entre as equipes. Desta forma, os colaboradores tem mais motivação, comunicação com gestores e alcançam maiores resultados.
Além disso, a cultura e os valores da empresa são a base das ações de endomarketing, assim acaba por transmitir as mensagens dos líderes e gestores da empresa e fortalecendo as informações da comunicação interna e RH.
Conclusão
Como conclusão, podemos afirmar que o crescimento de uma empresa tem grande influência de uma boa comunicação e satisfação de seu público interno.
Para o sucesso do endomarketing como estratégia de gestão de pessoas é necessário destacar a importância do comprometimento de todas as áreas envolvidas neste processo, principalmente o RH, que muitas vezes exerce o papel de guiar e conduzir a comunicação interna, acompanhando o desenvolvimento e avaliação dos funcionários e auxilia os gestores nas atividades diárias.
O endomarketing deve ser trabalhado como uma ferramenta de comunicação e integração para que todos possam cumprir suas tarefas com eficácia e eficiência. Ele é capaz de facilitar muito a gestão de pessoas na empresa e promover o crescimento de produtividade e satisfação dos colaboradores, com toda a motivação e capacitação que é capaz de trazer!