Software para digital signage: o que você precisa saber antes de contratar?
Definir o software para digital signage, que faça parte da estratégia da empresa, exige pesquisa e identificação das demandas a serem resolvidas, bem como as funcionalidades que precisam entrar no pacote de benefícios da ferramenta. Só para se ter uma ideia da importância da tecnologia, a sinalização digital tem eficácia de 47,7% para o reconhecimento de marca, segundo a VCA Global.
Para lhe ajudar a entender o que é uma plataforma de sinalização digital e fazer uma análise detalhada para contratar a melhor ferramenta para sua empresa, leia o artigo especial de hoje sobre o assunto.
Onde aplicar e como usar o software para digital signage?
Os painéis digitais podem ser aplicados em diferentes locais estratégicos para a comunicação externa com clientes, seja em pontos de venda, espera ou circulação. Independentemente do local em que as telas estejam instaladas, toda a gestão é realizada pelo sistema de gerenciamento de conteúdo, que centraliza e distribui o material aos players.
A sinalização digital pode ser aplicada em qualquer tipo de porte de empresa e localidades em que as pessoas possam ser impactadas com as mensagens, chamando e conquistando a atenção do público. Esses locais podem ser: academias, espera de elevador, universidades, lojas, bares e restaurantes, shoppings etc.
O que é um software para digital signage?
O software de digital signage é a plataforma responsável por gerenciar toda a distribuição de conteúdo para as diferentes telas, seja em academias, supermercados, sala de espera de uma clínica etc. Por meio da plataforma é possível fazer o upload de todos os conteúdos e programá-los com data e hora definidas.
A plataforma também é responsável por acompanhar os players ativos de cada ponto de tela, o que permite ao usuário identificar o status de operação dos equipamentos. Uma das grandes vantagens do software de digital signage é a possibilidade de realizar a gestão de forma remota, já que o sistema é hospedado em nuvem, tendo a possibilidade de acessá-lo de qualquer dispositivo – basta ter login com e-mail e senha configurados.
Quais são as principais funcionalidades de um software para digital signage?
As principais funcionalidades de um software para digital signage são:
Monitoramento de telas e pontos em tempo real
A tecnologia é fundamental para auxiliar no acompanhamento diário e constante das telas em tempo real, principalmente para quem trabalha com quantidade considerável de telas e displays. Essa funcionalidade permite identificar o status de operação de cada player – ativo ou inoperante – bem como o download (concluído ou não) dos conteúdos que serão transmitidos para cada tela. Dessa forma, o usuário pode tomar ações rápidas quando houver alguma falha de atualização, por exemplo.
Programação de conteúdo antecipado
Imagine que uma campanha de vendas irá acontecer em um mês específico e o conteúdo dessa ação precisa ficar disponível antecipadamente nas telas. Com o recurso de programação é possível preparar a veiculação para que a mensagem passe na hora e dia certos. Também é possível segmentar a mensagem para players específicos. Por exemplo: se uma loja possui duas unidades, mas uma promoção vai acontecer apenas em uma das filiais, logo, é possível programar o conteúdo somente para uma delas.
Gerar relatórios de exibição e players
A plataforma de sinalização digital também permite gerar relatórios e mensurar estatísticas de player, mídia e reprodução de conteúdo. Caso seja necessário acompanhar os números e entender a quantidade de dados consumidos de um player ou o tempo total de reprodução dos conteúdos transmitidos nas telas – a partir de um período selecionado – é possível extrair esses dados da ferramenta.
Autonomia e facilidade na gestão e atualização de conteúdo
Com o software para digital signage, o usuário não precisa se deslocar até o televisor ou computador para atualizar o conteúdo manualmente com um pen-drive. Por meio da tecnologia, o processo fica muito mais automatizado, rápido e fácil de gerenciar, além da garantia que o conteúdo estará disponível em todos os seus pontos de venda, ao mesmo tempo.
Imagine que uma academia possui 10 lojas espalhadas no Brasil, onde é preciso comunicar o mesmo conteúdo para todas as unidades ao mesmo tempo. Sem a tecnologia de digital signage, a comunicação é realizada pelo gestor de cada unidade. Esse gestor precisa atualizar o conteúdo por meio de um pen-drive na TV ou pelo computador local. É o famoso “barato que sai caro”.
Integração com portais de notícias
A plataforma também permite integrar com sites de notícia e portais para potencializar a comunicação externa e diversificar os conteúdos de sua grade, a fim de prender a atenção dos clientes e mantê-los atualizados com conteúdo relevante e importante. O profissional responsável pela gestão da comunicação poderá escolher – no momento de montar a programação – qual editoria deseja veicular em seus pontos de tela como, por exemplo: entretenimento, variedades, cidade, previsão do tempo, entre outras.
O que é preciso considerar antes de contratar o sistema de digital signage?
Ao identificar todas as funcionalidades de um software para digital signage, é hora de mapear todas as etapas antes da contratação como, por exemplo:
Elencar o que você quer que o sistema resolva
É fundamental responder questionamentos importantes sobre o que se espera que a plataforma resolva:
- Qual o foco da sinalização digital para o negócio? TV para o ponto de venda? Mídia indoor? TV na recepção ou em elevadores? Cardápio digital?
- Onde é preciso melhorar a comunicação com os clientes? Quantos pontos e players serão necessários?
- Como fazer para atualizar os conteúdos e programá-los no horário e no dia certos para a veiculação de uma campanha?
- A distância entre os pontos de exibição é satisfatória? Quem será o responsável por gerar e distribuir o conteúdo pela plataforma?
- O sistema que quero contratar tem como critério fundamental a segurança da informação?
- Como é o atendimento e a equipe de customer success (sucesso do cliente) da plataforma?
- Preciso de uma ferramenta para vender publicidade aos parceiros e fornecedores no ponto de venda?
Mapeie essas e outras perguntas para conseguir a clareza necessária e identificar as necessidades a serem resolvidas com a plataforma.
Identificar as principais funcionalidades que precisam fazer parte do seu projeto
É fundamental listar todos os módulos e recursos que a plataforma de sinalização digital precisa ter para atender os critérios e demandas. O que pode ser útil para a estratégia de uma empresa, não necessariamente precisa ser para outra. Entretanto, certas funcionalidades são essenciais para o digital signage, como por exemplo:
- Monitoramento de players em tempo real;
- Programação de conteúdos;
- Distribuição de templates a partir de uma única ferramenta
- Acesso remoto e sistema hospedado em nuvem
Testar a plataforma antes de finalizar a contratação
Realizar o teste da plataforma antes de contratá-la é fundamental para conhecer no dia a dia as funcionalidades do sistema. É essencial que exista o período de teste para entender como a ferramenta funciona em questões como treinamento da equipe, operação, suporte técnico e atendimento. A SuaTV, por exemplo, oferece a opção de teste gratuito com todo o respaldo técnico necessário para que se tenha excelente experiência com a solução.
Concluindo…
O software para digital signage é a tecnologia que facilita a entrega e distribuição de conteúdo em tempo real para as diferentes telas e displays, seja em salas de espera, elevadores, lojas, supermercados e por aí vai! Dentre todas as funcionalidades, a programação e distribuição de conteúdo e o monitoramento em tempo real dos pontos de TV figuram como essenciais para a aplicação de sinalização digital.
Espero que você tenha aproveitado as dicas até aqui! A SuaTV apresenta uma solução completa para sinalização digital, impulsionando os resultados e melhorando o retorno sobre os investimentos.
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